Desabastecimento

Fornecimento de água é suspenso para 600 mil hoje em São Luís

De acordo com a Caema, responsável pelos trabalhos, suspensão ocorre das 8h às 14h e se dará “por serviços de manutenção elétrica na subestação principal”; sistema deve voltar ao normal após término dos trabalhos

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Adutora vai parar hoje; 64 bairros ficarão  sem água
Adutora vai parar hoje; 64 bairros ficarão sem água (adutora)

Uma parada programada no sistema de abastecimento de água suspenderá, hoje (29), das 8h às 14h, o serviço na capital maranhense. Com isso, de acordo com dados da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) - que confirma a dependência de 60% da população ludovicense do Sistema Italuís - mais de 600 mil pessoas na cidade ficarão sem água em suas torneiras. O sistema deverá voltar a operação normal logo após o término das manutenções, e o abastecimento deverá ser retomado progressivamente.

De acordo com a Caema, em nota divulgada nas redes sociais do órgão e do Governo, entre os bairros afetados estão São Francisco, Ilhinha, Altos do Calhau, Recanto dos Nobres, Turu, Santa Rosa, Vila Luizão, Vila Bacanga, Jardim São Cristóvão, João de Deus, Sítio Pirapora, Vila Isabel e Vila Embratel. Segundo o órgão, a suspensão no abastecimento - confirmada oficialmente no fim da semana passada - se deve “à execução de serviços de manutenção elétrica na subestação principal”. A Caema não especificou a complexidade dos trabalhos.

Apesar de nova, há um ano o Governo enfrenta problemas para garantir o fornecimento de água a partir da adutora do sistema, que começou a ser instalada em 2012. De acordo com a atual gestão, os serviços - orçados em aproximadamente R$ 124 milhões - teriam passado por “readequações”, o que atrasou os trabalhos. Levantamento feito por O Estado, em fevereiro deste ano, apontou que o prazo para a entrega da nova estrutura foi adiada pelo Governo, desde 2015, pelo menos oito vezes.

Em julho deste ano, o Governo deu um sinal importante de que a adutora mais recente ainda não estava em pleno funcionamento, já que um trecho da antiga tubulação do Km-51 da BR-135 se rompeu, prejudicando a população. Na ocasião, a Caema não informou o porquê da antiga estrutura - cujo tempo de vida útil expirou há mais de dez anos - ainda estar sendo usada.

No rompimento mais recente, em julho, de acordo com dados da Caema foram feitos serviços de reparo da tubulação de ferro “fundido da antiga adutora”. Ainda de acordo com o órgão, a tubulação “danificada havia sido retirada” para evitar novos problemas. Os serviços duraram, à época, 72 horas, e o abastecimento foi retomado gradativamente.

Precaução
Por causa da parada programada e anunciada pela Caema, boa parte da população dos bairros afetados, a partir de ontem (29), começou a tomar medidas de precaução, como encher caixas d´água e tanques e utilizar a água que ainda está nos reservatórios para ações do cotidiano, como lavar roupas, por exemplo. No bairro Lira, área central da cidade, em várias residências, os moradores aproveitaram o dia de sol para colocar as roupas para secar. “Eu aproveitei o dia de hoje [ontem] para deixar tudo pronto, pois a gente não sabe quando vai voltar essa água”, disse a dona de casa Rosemeire da Costa Alves, que reside no bairro há mais de 20 anos. Na casa do aposentado Benedito Costa, de 60 anos, os tanques e caixas d’água estão cheios. “Todos foram abastecidos hoje[ontem], pois não quero pagar água de carro-pipa”, disse.

Nova adutora funciona de forma integral, diz governo

Em nota encaminhada a O Estado, o Governo do Maranhão informou que a nova adutora do sistema Italuís está “funcionando integralmente”. Com o parecer, o Poder Executivo afasta, em tese, qualquer especulação de que o sistema de abastecimento para a capital maranhense dependa ain­da da tubulação antiga, que registrou mais de trinta rompimentos ao longo dos últimos anos.

Apesar do posicionamento, questionado, o Governo não informou quando a adutora substituída passou a funcionar oficialmente. No dia 9 de dezembro do ano passado, antes da inauguração oficial anunciada pelo poder público, um rompimento da tubulação nova em Periz de Baixo comprometeu a mudança no sistema. O Governo, na ocasião, alegou que uma peça em intersecção e em formato de Y teria sido levada de forma proposital.

Um inquérito para apurar o caso foi instaurado. Sobre a apuração, até o momento, o Governo não emitiu parecer. O Governo não informou ainda se a antiga adutora - fixada às margens da BR-135 - será retirada do local ou se permanecerá no trecho como um plano alternativo, caso a nova tubulação apresente problemas.

BAIRROS AFETADOS

São Francisco, Ilinha, Morrinho, Jaracati, Ponta D’areia, Ponta do Farol, São Marcos, Calhau, Renascença I e II, Residencial Novo Tempo II, La Ravardière, Alto do Calhau, Recanto dos Nobres, Cohafuma, Av. Litorânea, Solar dos lusíadas, Solar dos Lusitanos, Conjunto Turu I, II e III, Jardim Eldorado, Loteamento Brasil, Divineia, Olho d’Água, Sol e Mar, Vila Luizão, Santa Rosa, Turu Velho, Matões, Parque Vitória, Vivendas do Turu, Vila São José, Canudos, Terra Livre, Vila Bacanga, UFMA, Sá Viana Novo, Sá Viana Velho, Jambeiro, Vila Dom Luís, Vila Isabel, Vila Embratel, Vila São Benedito, Vila Rezende, Vila Primavera, Jardim São Cristóvão, Tirirical, Solar das Mangueiras, Ipem São Cristóvão, São Bernardo, Vila Brasil, Cohapam, Pq. Universitário, João de Deus, Sítio Pirapora, Estação Rodoviária, Vila Itamar I e II, Conjunto São Raimundo, Pq. Jaguarema, Conjunto Cial, Alameda dos Sonhos.

NÚMEROS

19 km é a extensão da nova adutora do Sistema Italuís
1.500 tubos de aço patinável
12 metros é o comprimento de cada tubo
1,4 metro é o diâmetro de cada tubo
R$ 124 milhões é o valor aproximado do investimento

Fonte: Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.