Solidariedade

Associação de Amigos do Autista recebe doação

Arrecadação do Bazar Solidário contribuirá para a compra de equipamentos e estruturação da sede

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Há 10 anos atuando no Maranhão, a Associação de Amigos do Autista do Maranhão (Ama-MA) vem atuando na política de defesa dos direitos dos autistas, por meio de um trabalho de acolhimento e de orientação das famílias dos autistas, bem como de toda a sociedade maranhense da conscientização de um mun­do melhor e mais inclusivo para os autistas. Esta semana, esse trabalho ganhou importante reforço com a doação da Loja DamiiPraTii, para a entidade, que será usado na estruturação de novos espaços da entidade, com­pra de equipamentos e pintura do prédio.

O recurso será usado na estruturação do novo espaço da Ama que fica localizado no Jardim São Cristóvão, e que está sendo equipado para atender cerca de 120 jovens e adultos com autismo. ”Gostaríamos, em nome da Ama, de agradecer a Camila Torres por sua generosidade com a nossa causa e por essa doação que veio em boa hora”, destacou o presidente da Associação de Amigos do Autista do Maranhão, Iomar da Silva Martins.

Lucro destinado
É o segundo ano da edição do Bazar Solidário da Loja DamiipraTii, que destina parte do lu­cro obtido com a venda de roupas durante um determinado período do mês de setembro pa­ra uma entidade filantrópica da cidade. “Este é o segundo ano do Bazar Solidário de nossa loja. Poder contribuir com esta causa é muito enriquecedor, na medida em que entendemos que a
Ama presta um trabalho eficiente na busca por um mundo melhor para as pessoas com esse tipo de transtorno. Saber que pudemos colaborar de alguma for­ma para a melhoria desse espaço é motivo de grande felicidade”, apontou a empresária e sócia benemérita da AMA, Camila Torres.

Segundo a Associação de Amigos do Autista do Maranhão, mais de 10 mil pessoas no estado possuem este tipo de transtorno. Em seus dez anos de atividades, mais de 320 pessoas já foram atendidas pela associação.

SOBRE O AUTISMO

O autismo, cientificamente conhecido como Transtorno do Espectro Autista, é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade.
Esta síndrome faz com que o portador apresente algumas características específicas, como dificuldade na fala e em expressar ideias e sentimentos, mal-estar em meio aos outros e pouco contato visual, além de padrões repetitivos e movimentos estereotipados, como ficar muito tempo sentado balançando o corpo para frente e para trás.

Projeto ABA - “Um novo olhar para o autismo
É uma linha teórica de psicologia cognitiva que trabalha a análise do comportamento aplicado, que pode ser observada e modificada de acordo com os acontecimentos e antecedentes do comportamento.
Nele, os alunos são atendidos 3 vezes por semana, intercalando as atividades entre atendimento individualizado e coletivo. A opção por esse modelo surgiu a partir da adoção dessa prática por pais que obtiveram resultados positivos para seus filhos e quê passou a ser aplicado por todos. A Ama já está utilizando esse modelo em suas atividades pela primeira vez em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.