Mapa da Violência

Maranhão registrou 1,1 mil homicídios entre janeiro e agosto de 2018

Números foram divulgados pela SSP ao site de notícias G1; só em agosto, ocorreram 141 assassinatos no estado, com média superior à nacional

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Caixão com o corpo do delegado PF David Farias Aragão, assassinado em maio, no Araçagi
Caixão com o corpo do delegado PF David Farias Aragão, assassinado em maio, no Araçagi (Delegado morto)

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) só agora forneceu a quantidade de homicídio, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, qualificados como crimes violentos letais e intencionais, registrados no mês de agosto deste ano no Maranhão. Foram nada menos do que 141 ocorrências dessa natureza. Os dados haviam sido solicitados pelo pelo Portal G1, que no último dia 23 divulgou mais uma edição do Mapa da Violência sem incluir os números do estado.

Nos primeiros oito meses deste ano, 1.126 pessoas foram assassinadas no Maranhão. Somente no mês de agosto, ocorreram 141 casos. Os dados compõem uma estatística assombrosa. O estado ficou acima da média nacional de assassinatos, com o registro de dois crimes violentos letais intencionais para cada mil habitantes. A taxa do país registrada em agosto foi de 1.73, resultado da divisão das 3.619 mortes violentas contabilizadas no período pelo número de brasileiros.

O G1 acompanha os casos de assassinato no país, por meio do Monitor da Violência, produzido em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Núcleo de Estudos da Violência da Unidade de São Paulo (USP).

Ainda de acordo com os dados fornecidos pela SSP ao G1, no mês de agosto, no Maranhão, ocorreram 136 casos de homicídio doloso, cinco de latrocínio. No período, não foram registradas ocorrência de lesões corporais seguidas de morte. Até o momento, o mês de janeiro continua sendo o mais violento, com oi registro de 164 mortes violentas, Na sequência, vêm fevereiro, com 131; março, com 152; abril, com 121; junho, com 148; e julho, com 126 casos.

Na Ilha

Um levantamento feito por O Estado, tendo como base o site da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e informações do Instituto Médico Legal (IML), aponta que na Região Metropolitana de São Luís (São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar) foram registrados, nos sete primeiros meses deste ano, 217 casos de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Mais de 90% desses crimes foram cometidos com arma de fogo.

Os casos de homicídio doloso somaram 200 ocorrências. Janeiro, até o momento, se mantém como o mês mais violento deste ano, com o registro de 42 roubos seguidos de morte. Junho aparece em segundo, com 42 casos; fevereiro vem em seguida, com 28; depois vêm março, com 22; abril, com 31; e julho, com 15 casos.

Casos mais graves

Um dos casos que mais chamou a atenção este ano foi o assassinato do delegado da Polícia Federal David Farias de Aragão, de 35 anos, ocorrido no dia 5 de maio. Segundo a polícia, três homens invadiram uma casa de praia onde a vítima e sua família participavam de uma festa familiar e anunciaram o assalto. Ao reagir, o delegado foi morto a tiros por um dos bandidos.

Outro crime chocante ocorreu também em maio. Uma criança de apenas seis anos foi morta após ser atingida por bala perdida quanto voltava da igreja com sua mãe, no Bairro de Fátima, em São Luís. Segundo a Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), a morte foi provocada por desavença entre facções rivais.

Número

1.126 pessoas foram assassinadas durante os primeiros oito meses deste ano no Maranhão

Mortes violentas no estado divididas por mês

Janeiro: 164 casos

Fevereiro: 131 casos

Março: 152 casos

Abril: 121 casos

Maio: 137 casos

Junho: 154 casos

Julho: 126 casos

Agosto: 141 casos

Fonte: G1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.