Esporte | Fórmula 1

Hamilton tenta novamente fazer história no México neste domingo

O piloto britânico tentará a façanha no mesmo palco onde conquistou o título no ano passado, no Autódromo Hermanos Rodríguez, na capital mexicana
Gazetapress28/10/2018 às 07h00
Hamilton tenta novamente fazer história no México neste domingoHamilton disputa título com o alemão Sebastian Vettel (Divulgação)

Cidade do México - Tetracampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton pode conquistar neste domingo o seu quinto título na principal categoria do automobilismo mundial, se juntando a apenas dois pilotos que conseguiram o feito: Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher. O piloto britânico tentará a façanha no mesmo palco onde conquistou o título no ano passado, no Autódromo Hermanos Rodríguez, na capital mexicana.

No último domingo, no GP dos Estados Unidos, o piloto da Mercedes esteve perto de assegurar a taça, mas somou apenas três pontos a mais que seu único adversário na disputa, o alemão Sebastian Vettel, quando precisava de oito. Desta feita, entretanto, a situação é ainda mais favorável ao piloto da Mercedes, já que para impedir o título, Vettel precisa somar pelo menos 21 pontos a mais, o que significa no mínimo vencer a corrida. Além disso, Hamilton não pode passar de um oitavo lugar na prova, já que a sétima colocação já lhe garantirá uma pontuação geral que não poderá ser alcançada.

No ano passado, os mesmo dois pilotos chegaram ao México disputando o título, mas a vantagem de Hamilton era um pouco menor, 66 pontos em vez dos 70 atuais. Mesmo assim, a tarefa de Vettel era complicada, e ele precisaria chegar pelo menos em segundo, mas terminou a prova vencida por Max Verstappen em quarto lugar. Hamilton adotou postura cautelosa e chegou em nono, o suficiente para levar o tetra.

No mundial de construtores, a Mercedes também pode assegurar o título neste domingo, embora não seja tão fácil. Com 563 pontos contra 497 da Ferrari, a escuderia alemã precisa somar 20 a mais que a rival italiana para alcançar a quinta dobradinha consecutiva nos dois mundiais.

Alemão em baixa

A julgar pelo desempenho recente de Vettel, Hamilton já pode comemorar. O piloto da Ferrari tem cometido seguidos erros, tendo inclusive rodado na pista no início das últimas duas provas, o que o forçou a fazer uma prova de recuperação em momentos decisivos da temporada. Criticado pela pilotagem, o alemão admitiu os erros. "As críticas são justas. Eu rodei. Se você está rodando é porque alguma coisa deu errado, então eu acho que é justo," disse Vettel.

"O mais importante é que, fundamentalmente, eu não tentei fazer nenhuma tolice. Eu não fui um cabeça dura ou tentei fazer algo que jamais daria certo. Obviamente isso aconteceu umas duas vezes, o que é demais, então da próxima vez que eu encontrar uma brecha, eu tentarei me aproveitar dela, mas certamente a necessidade de manter o carro na direção certa estará na sua cabeça," completou.

Para piorar a situação da Ferrari, a Red Bull tem mostrado bom desempenho nas últimas corridas, e costuma ir bem no México. Ano passado, Verstappen venceu a prova, e em 2016, Riccardo alcançou pódio atrás de duas Mercedes. Já a Ferrari, não passou de um terceiro lugar de Raikkonen no ano passado, desde que o GP do México voltou ao calendário em 2015.

Sem previsão de chuvas para domingo, o GP do México tem largada marcada para as 15h10 da tarde, no horário de Brasília.

Classificação do Mundial 2018 após dezoito etapas:

1º Lewis Hamilton (ING/Mercedes) - 346 pontos
2º Sebastian Vettel (ALE/Ferrari) - 276
3º Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) - 221
4º Valtteri Bottas (FIN/Mercedes) - 217
5º Max Verstappen (HOL/Red Bull) - 191
6º Daniel Ricciardo (AUS/RBR) - 146
7º Nico Hulkenberg (ALE/Renault) - 61
8º Sergio Perez (Mex/Force India) - 57
9º Kevin Magnussen (DIN/Haas) - 53
10º Fernado Alonso (ESP/McLaren) - 50
11º Esteban Ocon (FRA/Force India) - 49
12º Carlos Sainz Jr. (ESP/Toro Rosso) - 45
13º Romain Grosjean (FRA/Haas) - 31
14º Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso) - 28
15º Charles Leclerc (FRA/Sauber) - 21
16º Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren) - 8
17º Lance Stroll (CAN/Williams) - 7
18º Marcus Ericsson (SUE/Sauber) - 6
19º Brendon Hartley (NZD/Toro Rosso) - 4
20º Sergey Sirotkin (RUS/Williams) - 1

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2018 - Todos os direitos reservados.