Editorial

Viva o Dia do Funcionário Público!

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Geralmente taxado de privilegiado, preguiçoso, burocrata, entre outros termos pejorativos, o servidor público, seja ele municipal, estadual, federal, do Executivo, Judiciário ou Legislativo, tem papel relevante na sociedade.

É um trabalhador como outro qualquer, ainda que não seja regido pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) - hoje modificada pela reforma trabalhista em diversos pontos. São profissionais dos mais diversos ramos, desde o operacional, passando pelo técnico a cargos mais elevados, o servidor público tem a missão de bem servir a sociedade.

E servir não porque os impostos pagos pela população são a fonte dos recursos para o pagamento de seus salários, mas porque têm compromisso em prestar serviços, seja nas repartições públicas, hospitais, escolas ou escritórios, cabendo ao Estado dotar o funcionário público de condições adequadas de trabalho para o desenvolvimento de suas atividades.

E justamente em reconhecimento à sua importância, o servidor público tem uma data em sua homenagem. O Dia do Servidor Público, 28 de outubro, foi criado pelo Conselho Federal do Serviço Público Civil, a partir de leis que regem os direitos e deveres dessa categoria, por meio do Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

O artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil. Na maioria dos estados e municípios brasileiros, essa data é considerada ponto facultativo para esses trabalhadores.

E justamente este ano, a data coincide com a realização do segundo turno das eleições. E na linha de frente dessa pleito estão os servidores da Justiça Eleitoral, que estarão trabalhando para que o pleito aconteça na mais absoluta normalidade, do ponto de vista técnico, organizacional e logístico, ainda que o clima de tensão esteja pairando por conta de passionalidades político-partidárias de alguns eleitores.

Desse modo, as mulheres e homens não somente da Justiça Eleitoral, mas também das polícias civil, militar, corpo de bombeiros, profissionais da saúde, que estarão trabalhando nesse dia, são ainda mais dignos de reconhecimento da sociedade.

E reconhecimento ainda maior para aqueles que no seu labor diário, desenvolvem suas atividades no compromisso da ética e da moral, da lisura e integridade, cidadãos que primam pela transparência e que dizem não à corrupção, hoje um mal que se tornou uma epidemia no país, mas que a sociedade tem procurado banir de forma vigilante.

Então, nesse dia de festa para a democracia - assim se espera - que todos os servidores públicos sejam lembrados e, principalmente valorizados, para que continuem tendo a satisfação de trabalhar em seu órgão, mas também de, a partir das atividades que realizam, possam contribuir para a melhoria de vida das pessoas que buscam os serviços do poder público.

A todos os servidores públicos a mensagem é de homenagem por essa data tão especial, mas também de otimismo e de esperança de dias melhores, de um país que seja bom de se viver e de se trabalhar, com mais emprego, habitação, saúde, segurança e educação.

E viva o Dia do Funcionário Público!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.