Antônio Rodrigues Parente Neto - empresário

“Quero revelar os sabores do Maranhão para o Brasil”

Ele enveredou pelo ramo da gastronomia e apaixonou-se pelas inúmeras possibilidades advindas do casamento entre a culinária maranhense e outros paladares

Evandro Jr. / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Neto Parente usa elementos regionais   na alta gastronomia
Neto Parente usa elementos regionais na alta gastronomia (Neto Parente - a gente conta)

SÃO LUÍS - Jovem, ousado e com propósitos. Antônio Rodrigues Parente Neto, 35 anos, é cearense com alma maranhense, apaixonado por tudo o que aqui encontrou. Há nove anos residindo em São Luís (depois de deixar o Ceará para seguir os passos da família), ele passou a andar com os próprios pés e enveredou pela gastronomia. Tudo o que sabe no que diz respeito ao empreendedorismo aprendeu sozinho, guiado pela curiosidade e desejo de experimentação.

Neto Parente ainda não concluiu o curso de Administração, mas o tino para os negócios é notório. Assim que desembarcou, o jovem visionário demonstraria inquietação em relação ao próprio bairro. Foi ele quem abriu, por exemplo, as portas do primeiro empório na Avenida Mário Andreazza, na Cohama, uma das vias que deslanchou com o boom residencial e empresarial. Isto sem falar nas outras coisas das quais se encarregou, ao passo em que ajudava a família nos negócios.

“Eu percebi que os moradores precisavam de uma padaria, mas pensei em algo mais sofisticado, que representasse o progresso que experimentava aquela área da cidade e a tendência de crescimento de São Luís, capital por que passei a nutrir profundo sentimento de admiração e pertencimento”, conta.

Segurando as próprias rédeas e inovando conforme suas pesquisas presenciais e via internet, Neto surpreendeu a família e os moradores com a abertura de um empório. Tudo aconteceu muito rápida e caprichosamente. Mas era apenas a ponta do iceberg de um nicho de negócios pelo qual ele viria a se apaixonar. “Foi quando voltei meus olhos para a Península da Ponta d’Areia e percebi que poderia oferecer algo mais para a cidade, pois observei que o bistrô era projeto que poderia ser transformado em algo maior”, diz.

Foi aí que Neto teve a ideia de migrar para a alta gastronomia, seguindo em busca de elementos regionais marcantes que pudessem fazer a diferença, desde a ambientação até a cozinha. “Queria presentear a cidade com uma aglutinação de sabores, surpreendendo a população e os turistas, como um presente para São Luís, capital da qual faço parte, com orgulho, e na qual encontrei pessoas maravilhosas e um povo surpreendentemente acolhedor. Queria mostrar e provar que o Maranhão é inspiração inesgotável também para a gastronomia e descobrir seus sabores é como encontrar pedras preciosas no mar”, elogia.

Pensei em algo mais sofisticado, que representasse o progresso que experimentava aquela área da cidade e a tendência de crescimento de São Luís, capital por que passei a nutrir profundo sentimento de admiração e pertencimento”

Culinária
A nova empreitada do jovem empresário, claro, teria de ter o mesmo selo de qualidade e o mesmo nome (Bistrô Quintalão), mas o diferencial é a mistura da culinária maranhense com outros paladares, o que resulta em um projeto contemporâneo de dar água na boca e encher os olhos de orgulho. “Conheci o chef Júnior Belém, e todo o seu know-how, hoje meu sócio, que demonstra um talento admirável para a criação de pratos usando e abusando dos nossos sabores regionais, tecla na qual bato insistentemente, para mostrar a elegância e o exotismo de tudo o que existe aqui”, destaca.

Neto quer revelar o que o Maranhão tem para o Brasil. Vai abrir unidades em outras cidades e divulgará a culinária maranhense de um jeito elegante e saboroso. Vieiras ao molho de caipirinha maranhense, pescada com crosta de mandioquinha, molho de moqueca e farofa de banana da terra, spray de tiquira nos drinks, caipirosca de abacaxi de Turiaçu, gengibre e hortelã, e por aí vai. São apenas alguns exemplos das centenas de receitas inusitadas que fazem sucesso.

Neto Parente, casado com Natasha Figueiredo, pai de Ana Beatriz (17), Sérgio Neto (5) e Mariana (9), e filho de Sérgio Luís Veras Parente e Silvia Maria Mendes Parente, garimpa, diariamente, elementos para somar à sua proposta de deixar a gastronomia maranhense ainda mais atrativa. De suas viagens, traz as combinações perfeitas. No comando diário do bistrô, ele não para, cuidando pessoalmente para que tudo saia a contento. Nas paredes do bistrô, telas de Fransoufer, que, entre outras coisas, revelam sua paixão por tudo o que é produzido no Maranhão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.