Tapetão!

Paysandu denúncia São Bento e clube pode perder 15 pontos na Série B

A Procuradoria do STJD vai analisar a possível escalação irregular do atacante Gabriel Vasconcelos, que pode tirar 15 pontos do Bentão e com isso o clube paulista já estaria matematicamente rebaixado.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Gabriel Vasconcelos jogou cinco partidas pelo São Bento
Gabriel Vasconcelos jogou cinco partidas pelo São Bento (Divulgação )

SÃO LUÍS - Uma boa notícia para o Sampaio Corrêa que pode ajudar o clube a fugir do rebaixamento. O Paysandu (PA) entrou com uma denuncia no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) de que o São Bento teria utilizado o atacante Gabriel Vasconcelos, 22 anos, de forma irregular. A notícia caiu como uma bomba caiu na Série B do Campeonato Brasileiro ontem e pode causar mudanças na luta contra o rebaixamento

Com a punição do São Bento, o Sampaio passaria a brigar pela permanência na Série B apenas com cinco times: Brasil (RS), CRB, Paysandu, Juventude e o Boa Esporte.

O caso será analisado pela Procuradoria do STJD junto a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, se a denúncia do Paysandu for procedente, o São Bento pode perder 15 pontos, três por cada partida que Gabriel Vasconcelos esteve em campo, e assim caira para a lanterna da Série B e já estaria até matematicamente rebaixado para a Série C 2019.

Gabriel Vasconcelos jogou cinco partidas pelo São Bento: contra CSA, Goiás, Figueirense, Guarani e Londrina.

De acordo com p Paysandu o São Bento infringiu o Artigo 8 do Regulamento Específico da Competição diz: "Uma vez iniciado o Campeonato, cada clube poderá receber até 5 (cinco) atletas transferidos de outros clubes da Série B; de um mesmo clube da Série B, somente poderá receber até 3 (três) atletas”.

Antes da contratar Gabriel Vasconcelos, o Bentão havia contratado cinco jogadores de clubes da Série B: os laterais Tony (Ponte Preta) e Samuel Santos (Figueirense), o zagueiro Douglas Mendes (Paysandu), o volante Abuda (Figueirense) e o atacante Joãozinho (Vila Nova).

No dia 10 de agosto, o São Bento anunciou o empréstimo de Gabriel Vasconcelos junto ao Corinthians. Uma semana antes, o atacante teve a rescisão com a Ponte Preta publicada no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e na sequência assinou um novo contrato definitivo com o Timão.

Para o departamento jurídico do Paysandu a contratação de Gabriel Vasconcelos foi uma "Transferência Ponte". De acordo com o Artigo 34 do Regulamento Nacional de Registro e Transferência de Atletas de Futebol de 2018 diz: §1º - Entende-se por “transferência ponte” toda transferência que envolva o registro do atleta em um clube sem finalidade desportiva e visando a obtenção de vantagem, direta ou indireta, por quaisquer dos clubes envolvidos (cedente, intermediário ou adquirente), pelo atleta e/ou por terceiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.