Série B

Depois de tropeço, Sampaio busca recuperação fora de casa

Depois de perder para o Londrina por 2 x 1 no Castelão, o Tricolor vai até a Serra Gaúcha para encarar o Juventude, pior mandante do campeonato

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Diego Silva (e) deve voltar a equipe titular do Sampaio
Diego Silva (e) deve voltar a equipe titular do Sampaio (DIEGO SILVA SAMPAIO )

SÃO LUÍS - Depois de perder para o Londrina por 2 x 1 em casa, o Sampaio Corrêa vai buscar os pontos perdidos diante do Brasil, nesta sexta-feira (26), às 20h30, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 33º rodada da competição. Com 32 pontos, o Tricolor ocupa a 17ª posição na competição e o Alviverde, com os mesmos 32, mas em situação inferior nos critérios de desempates, é o 19º. A Bolívia Querida tem ao seu favor, que o time da serra gaúcha não vence em casa a sete jogos.

No primeiro confronto entre Sampaio e Juventude, pela 14ª rodada da Série B deste ano a partida terminou empatada por 0 x 0.

O CSA voltou a vencer após duas rodadas e segue firme na briga pelo acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. O time alagoano recebeu o Brasil de Pelotas no Estádio Rei Pelé, em Maceió (AL), e venceu por 2 x 0, na partida que abriu a 33ª rodada. Com a vitória, o time da casa chegou aos 54 pontos, seis a menos do que o líder Fortaleza e três a mais do que o Vila Nova, primeiro time fora do G4. No entanto, todas as demais equipe ainda vão entrar em campo na rodada.

O Brasil, com 37 pontos, se complica na briga contra o rebaixamento. A equipe gaúcha ocupa a 15ª colocação e está cinco pontos acima de Sampaio Corrêa e Paysandu, primeiros times dentro do Z4. Essa distância, portanto, pode ser reduzida a dois pontos.

Se o Sampaio tem uma campanha ruim dentro de casa na Série B, o seu adversário da próxima rodada, o Juventude, é ainda pior. O Tricolor conquistou apenas 19 pontos dos 48 disputados em São Luís e o time gaúcho conseguiu apenas 13 pontos em 45 disputados no seu estádio, o Alfredo Jaconi. Até aí os desempenhos são parecidos, mas quando se observa que os maranhenses conquistaram cinco vitórias no Castelão e o Alviverde venceu apenas duas vezes em seus domínios e não vence lá a sete partidas, fica bem claro que o time do Sul é um mandante ainda pior.

Quando se observa apenas a pontuação desta Série B das equipes como mandantes, o Sampaio ocupa a 18ª posição, com cinco vitórias, quatro empates e sete derrotas, e 19 pontos conquistados. Já o Juventude, que é o lanterna neste levantamento, fez 15 jogos, com duas vitórias, apenas duas vitórias, sete empates e seis derrotas. A última vitória da equipe de Caxias do Sul diante de sua torcida foi contra o CRB, por 1 x 0, ainda na 16ª rodada. São apenas 33% de aproveitamento.

Sabendo da fragilidade do rival e com a faca no pescoço (agora as chances de rebaixamento são de 71.3%, enquanto do Juventude são de 85.1%), o Sampaio sabe que não pode perder a chance de pontuar mais uma vez fora de casa, nesta edição da Série B o Tubarão já venceu três vezes longe de seus torcedores: Brasil (RS) por 1 x 0 pela 6ª rodada, Paysandu por 1 x 0 pela 23ª rodada e Atlético (GO) por 2 x 1 pela 31ª rodada.

O secador do Sampaio também terá que ficar ligado em potencia máxima na partida São Bento x CRB, Paysandu x Coritiba e Boa Esporte x Atlético (GO). Dependendo do fechamento da rodada, o Tricolor pode mais uma vez dormir fora da zona de rebaixamento.

O treinador Marcinho prevê uma partida difícil diante do Juventude. “Será um jogo de seis pontos, porque eles também precisam muito do resultado, e é sempre difícil jogar lá. Mas, temos que nos impor e tentar a vitória, assim como foi contra o Atlético Goianiense, quando ninguém esperava”, disse.

Como já havia antecipado, Marcinho fará duas mudanças no time do Sampaio; as entradas do volante Diego Silva e do atacante Matheuzinho na equipe para o confronto contra o Juventude. Com as alterações, William Oliveira e Misael perdem a condição de titular das últimas partidas.

William Oliveira sai do time por causa de uma lesão, enquanto Misael, que substituiu João Paullo diante do Londrina, fica fora por escolha técnica. Com as duas alterações e a entrada de Bruno Moura na lateral-direita, no lugar de Luis Gustavo, que está suspenso, o Tricolor terá três mudanças para o jogo desta sexta-feira.

Outra baixa para o jogo, entre as opções no banco de reservas, é atacante Alvinho, com inflamação em um dos olhos o jogador foi cortado da delegação que viajou para Caxias do Sul.

Alviverde pressionado

Do lado do Juventude, sem vencer há quatro rodadas, com três derrotas seguidas, o técnico Luiz Carlos Winck deve fazer mudanças no Juventude para o duelo desta sexta-feira, contra o Sampaio Corrêa, no Alfredo Jaconi. Conforme indicado pelo treinador durante os treinamentos, é possível que sejam feitas duas mudanças.

Um dos testes feitos por Winck foi a entrada do atacante Caio Rangel no lugar do meia-atacante Leandro Lima. Outra alteração pode ser o retorno de Pará, que se recuperou de uma lesão na coxa e tem chances de ficar com a vaga de Bertotto na lateral esquerda.

O Juventude é o vice-lanterna da Série B, com 32 pontos, três a menos que o décimo sexto colocado CRB, que é o primeiro time fora da zona de rebaixamento, com 35. “Eu acredito que a nossa vida na competição será decidida nesses três jogos. O primeiro passo é contra o Sampaio e precisamos buscar os três pontos para nos dar confiança para as outras duas decisões”, afirmou o volante Rodrigo sobre o duelo.

De acordo com as estatísticas, o Sampaio tem 26.8 % de probabilidade de vencer o confronto, há 38.7 % de chances do jogo terminar empatado e Londrina tem 26.8 % de probabilidade de sair com os três pontos do Castelão.

Ficha técnica

JUVENTUDE X SAMPAIO CORRÊA

Local: Alfredo Jaconi - Caxias do Sul (RS)

Data: Sexta-feira, 26 de Outubro de 2018

Horário: 20h30 (de Brasília)

Árbitro: Rodrigo D'alonso Ferreira (SC)

Assistentes: Helton Nunes (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)

Juventude: Douglas; Felipe Mattioni, Micael, Rafael Bonfim e Bertotto (Pará); Rodrigo e Lucas; Caio Rangel, Denner e Hugo Sanches; Elias

Técnico: Luiz Carlos Winck

Sampaio Corrêa: Andrey; Luis Gustavo, Joécio, Odair Lucas e Julinho; Adilson Goiano, William Oliveira, Fernando Sobral e Danielzinho; Misael e Uilliam Barros

Técnico: Marcinho Guerreiro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.