Caso Khashoggi

Filho do jornalista assassinado sai da Arábia Saudita

Informação foi divulgada por organização de direitos humanos. Na terça-feira, ele recebeu condolências do rei saudita e do príncipe-herdeiro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

RIAD - Salah Khashoggi, filho do jornalista opositor assassinado Jamal Khashoggi, saiu da Arábia Saudita com sua família dois dias depois de se reunir com o monarca saudita, Salman bin Abdulaziz, e o príncipe herdeiro, Mohammed bin Salman, informou a organização Human Rights Watch (HRW).

A diretora para o Oriente Médio da HRW, Sarah Leah Whitson, confirmou a saída de Salah, e afirmou que ele "está em um avião" rumo aos Estados Unidos.

Salah Khashoggi é o filho mais velho do colunista do "Washington Post" que o governo saudita agora admite ter sido morto de forma pré-meditado executado por um grupo de homens com laços estreitos com o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman. Inicialmente, a Arábia Saudita negou qualquer conhecimento do assassinato de Khashoggi.

A diretora da CIA, Gina Haspel, informou ontem o presidente Donald Trump sobre a investigação que a Turquia está fazendo sobre a morte de Khashoggi. Haspel teria ouvido um áudio em posse dos turcos que supostamente seria do assassinato de Khashoggi em 2 de outubro dentro do consulado saudita em Istambul.

Trump tem demonstrado cada vez mais frustração com a resposta saudita ao caso. Fontes da rede CNN indicam que ele está insatisfeito com a cobertura negativa na imprensa e culpa os sauditas por prejudicar sua imagem.

Na terça-feira, Trump disse a repórteres que as autoridades sauditas armaram o "pior encobrimento de todos os tempos" nesse crime, e sugeriu ao "Wall Street Journal" que o príncipe herdeiro pode ser o responsável.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.