PREVENÇÃO

Empresas promovem ações de sensibilização ao câncer de mama

Grupo Mateus e Cemar promoveram atividades de conscientização sobre a doença, que estima mais de 59 mil casos no país até o próximo ano, 720 destes apenas no Maranhão; só em 2016, o estado teve 939 óbitos por neoplasias malignas

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

SÃO LUÍS - Seguindo a campanha no Outubro Rosa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) deste ano, cujo tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”, grandes empresas de São Luís realizaram durante o dia de ontem (25) ações de conscientização, como propõe o mês alusivo à causa, no intuito de fortalecer a importância do rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de desmistificar conceitos em relação à doença, como a de que não é só a mulher que está sujeita à enfermidade.

Ações do Outubro Rosa
Uma das ações foi realizada pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar), que promoveu durante a manhã de ontem em sua sede, localizada no Altos do Calhau, o Dia D de prevenção ao Câncer de Mama, a fim de mobilizar toda a sua rede de colaboradores. O movimento tinha como pretensão estimular, também, a doação de lenços para o Hospital do Câncer Aldenora Bello, na capital. O tema da mobilização foi “Nem toda princesa usa coroa, algumas usam lenços”, e o estímulo à vontade de viver também foi abordado. “Fé sem obras não existe. Precisamos de atitude!”, destacou o executivo de comunicação da Cemar, Luís Carlos Cardoso.

Além da arrecadação de lenços para doação, também foi proporcionado aos colaboradores como inovar e usar lenços na cabeça com estilo. “A mulher, quando está fazendo tratamento para o câncer, ela costuma se sentir feia, portanto, esse tipo de ação, onde se ensina a fazer amarração de lenço serve, principalmente, para melhorar a autoestima delas, a fim, também, de deixá-las mais lindas já que uma das realidades de uma paciente oncológica, seja de câncer de mama ou outro tipo, é a de que o cabelo cai”, disse a jornalista Lilian Avelar, que ensinou estilos de amarrações de lenços aos colaboradores, tornando o momento ainda mais simbólico.

Além da cor e de como um lenço deixa uma paciente com câncer de mama mais radiante e cheia de vida, a maquiagem também não foge a composição para uma maior autoestima durante o período de tratamento, e assim palestrou acerca do assunto a maquiadora profissional Emília Noleto, que também comentou sobre as dificuldades do seu período de tratamento. Noleto enfrenta a doença há um ano.

“A maquiagem tem um papel fundamental durante o período de tratamento de uma mulher, porque não só os cabelos caem, mas pelos como o da sobrancelha também, que, diretamente, fazem a beleza da mulher. A paciente precisa, durante esse período de tratamento, se redescobrir, para que, durante esse processo, ela possa ter uma vida normal. É fato que a mulher fica muito debilitada durante a fase de tratamento, então, nada mais justo que usar desses artifícios para melhorar a nossa aparência”, ressaltou.

Mais ações
Outra grande ação que reuniu centenas de pessoas, entre homens e mulheres, durante toda essa quinta-feira, foi a promovida pelo Grupo Mateus, que realizou uma ação inovadora para atingir os consumidores maranhenses. As atividades foram desenvolvidas no supermercado da rede, localizado no bairro Cohama.

“Já havíamos realizado ações, durante este mês, para os nossos colaboradores e, passamos a pensar o que seria viável desenvolver para ampliar essas atividades de sensibilização sobre o câncer de mama para os nossos clientes, foi então que surgiu a ideia, em parceria com a Eco Saúde, de oferecer no interior do supermercado um momento especial para os nossos clientes, que estão na rotina do seu a dia a dia, fazendo as suas compras e acabam não dando muita importância ao assunto”, declarou a coordenadora de responsabilidade social do Grupo Mateus.

Uma dessas beneficiadas foi a manicure Francisca Ferreira, de 54 anos, que não perdeu a oportunidade e fez da sua curiosidade sobre o que tratava o stande montado no supermercado Mateus um momento para adquirir informações sobre o câncer de mama. “Eu já sou muito bem atendida sempre que venho ao supermercado e vir aqui, hoje, e me deparar com essa novidade é maravilhoso. Achei uma ótima iniciativa, e, enquanto mulher, eu acho que todas deveriam ficar mais atentas e se abrirem para conhecer também um pouco mais sobre o assunto e quão importante é fazer um diagnóstico precoce da doença, pois, como aprendi agora, para essa doença tempo é ouro!”, elencou.

SAIBA MAIS

Importância de detecção precoce da doença

O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

Saiba mais

O autoexame

Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas

1 – de pé em frente ao espelho observe: o bico dos seios; superfície; o contorno das mamas.
2 – ainda em pé em frente ao espelho: levante os braços e observe se o movimento altera o contorno e a superfície das mamas.
3 – deitada com a mão direita, apalpe a mama esquerda: faça movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos
4 – deitada com a mão esquerda, apalpe a mama direita: faça movimentos circulares suaves apertando levemente com a ponta dos dedos
5 – no banho, com a pele ensaboada: com a pele molhada ou ensaboada, eleve o braço direito e deslize os dedos da mão esquerda suavemente sobre a mama direita estendendo até a axila. Faça o mesmo na mama esquerda.

Empresas promovem ação de sensibilização ao câncer de mama em SL

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.