Editorial

Violência no Maranhão repercute e assusta

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

O tiroteio que resultou na morte de duas crianças, por volta das 21h da última segunda-feira (22), em Santa Inês, município distante 250 quilômetros de São Luís, foi mais um caso de violência no Maranhão a repercutir nacionalmente e a assustar o Brasil. O crime bárbaro ganhou as manchetes de sites de notícia, como UOL, G1 e Metrópoles, e foi noticiado pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, e pela rádio Jovem Pan, além vários outros veículos de comunicação país afora.

A tragédia aconteceu no momento mais improvável, quando crianças, adultos e idosos se dedicavam ao lazer e à descontração. As vítimas, dois meninos, de 5 e 7 anos, foram baleadas quando brincavam na Praça Evaldo Cardoso, na Vila Adelaide Cabral, na periferia da cidade. Os autores foram homens que ocupavam um dos dois veículos que rondavam a área desde o início da noite, supostamente à procura de algum desafeto. Um adolescente de 17 anos, que seria o alvo dos matadores, também foi atingido por um tiro, mas sobreviveu.

A Praça Evaldo Cardoso estava lotada no momento do tiroteio. Crianças brincavam aos olhos dos pais e adultos conversavam tranquilamente quando um dos veículos, uma caminhonete, parou, e dois dos seus ocupantes desceram atirando, dando início ao pânico generalizado. A barbárie abalou a população de Santa Inês e até agora muitos cidadãos ainda não se refizeram do trauma.

As crianças e o adolescente alvejados foram socorridos por populares e levados ao Hospital Municipal Tomaz Martins. Um dos meninos morreu no percurso até a unidade de saúde. O outro chegou a ser submetido a uma cirurgia, mas não resistiu. A dor que tomou conta das famílias dos garotos mortos foi compartilhada por milhões de brasileiros, que acompanharam, estarrecidos, a narração da barbárie via internet, TV, nas ondas do rádio ou leram nas páginas dos jornais que estamparam o caso com estardalhaço.

Lamentável que um espaço público concebido para a prática do lazer e para a conveniência harmoniosa de pessoas de todas as faixas etárias tenha sido transformado em palco de um crime tão monstruoso e sangrento. Os inocentes que morreram fazem parte de uma estatística que só aumenta no Maranhão: a da violência, que, de tão desenfreada, reduz, a cada dia, a esperança de que a paz voltará a reinar. Contribui para o pessimismo a falta de logística policial capaz de fazer frente ao crime, principalmente no interior do estado.

Por uma infeliz coincidência, o nome da praça onde aconteceu a tragédia também remete à violência. O logradouro é batizado com o nome de um falecido cantor, que ganhou fama no Maranhão e em outras regiões do país por causa da música “Caminhoneiro do Amor”, seu principal sucesso e um dos hits do gênero brega que permaneceu por longo tempo nas paradas. Evaldo Cardoso foi encontrado morto em circunstâncias misteriosas em abril de 2013, em sua residência, no município de Maracaçumé, a 237 quilômetros da capital maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.