Ânimos acirrados

Palestra sobre fascismo quase termina em pancadaria na UFMA

Grupo de extrema-esquerda tentou impedir realização de evento no Centro de Ciências Humanas

José Linhares Jr

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Estudantes quase partem para as vias de fato durante palestra sobre fascismo
Estudantes quase partem para as vias de fato durante palestra sobre fascismo

Uma palestra organizada por estudantes quase termina em pancadaria generalizada na manhã desta quinta (25) na Universidade Federal do Maranhão. Incomodados com o evento, dezenas de militantes de esquerda, entre estudantes e professores, impediram que a conferência fosse finalizada.

Inicialmente a palestra do editor da Livraria Resistência Cultural e empresário José Lorêdo deveria acontecer no auditório B do Centro de Ciências Humanas (CCH). Com o tema “Fascismo de verdade e Fascismo para idiotas”, a palestra deveria fazer considerações sobre o Fascismo e variantes (Salazarismo, Franquismo e Integralismo).

Na terça (23) os estudantes foram comunicados pelo diretor do CCH, Francisco Sousa, que o evento não poderia ser realizado. De acordo com documento enviado a O Estado por José Lorêdo, o diretor do CCH considerou os termos usados no cartaz provocativos e suspeitou do pedido de segurança realizado pelos organizadores do evento.

Documento apresentado por José Lorêdo
Documento apresentado por José Lorêdo

Na manhã de hoje, após uma nova rodada de conversas com os organizadores do evento que alegaram o direito à liberdade de expressão, o diretor do CCH permitiu a execução da palestra no hall.

INTERRUPÇÃO

De acordo com José Lorêdo, a palestra transcorreu normalmente até seus instantes finais, quando um protesto desencadeado por professores e estudantes foi iniciado. A palestra foi interrompida e seus organizadores decidiram aguardar o fim do protesto.

De acordo com José Lorêdo, durante o protesto o professor do departamento de história Marcos Bacegga pediu a palavra. “Obviamente nós atendemos o pedido e aguardamos sua fala”. Segundo o palestrante, o professor agrediu verbalmente os organizadores do evento e incentivou os demais manifestantes a partirem para a agressão.

“Eles começaram a nos xingar, desligaram a aparelhagem de som, jogaram água nos participantes, subiram na mesa e começaram a apontar o dedo em riste. Não reagimos às provocações deles”, disse Lorêdo.

O empurra-empurra só terminou com a chegada da polícia.

CLIMA TENSO

Nos últimos anos os ânimos entre os estudantes da Universidade Federal do Maranhão estão acirrados. Militantes de extrema-esquerda não admitem que o mobiliário da universidade seja usado por grupos que discordem deles. Na maioria das vezes, a reação é semelhante a que se viu na manhã de hoje.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.