Inovação

Hotel Luzeiros realiza atividade para valorizar seus colaboradores

Denominada “Job Rotation”, a troca de funções ofereceu aos funcionários a oportunidade de conhecer melhor as atribuições dos colegas

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Programa é essencial para que servidor se torne um profissional completo
Programa é essencial para que servidor se torne um profissional completo

Na manhã de ontem (24), o Hotel Luzeiros promoveu uma atividade de gestão inovadora em busca da valoração de cada colaborador. Denominada “Job Rotation”, a troca de funções ofereceu aos funcionários a oportunidade de conhecerem melhor as atribuições dos colegas. O objetivo é que a dinâmica seja realizada mensalmente, para que os colaboradores conheçam cada função exercida no hotel.

Para entender a complexidade de uma função, é preciso, de fato, executá-la. Como enfatizou o diretor comercial da rede de Hotéis Luzeiros, Dagoberto Silva. “Eu chamo isso de ‘calçar o sapato do outro’. Conheça a minha área para saber as dificuldades com as quais eu lido”, destacou o idealizador da dinâmica. Com mais de 40 anos de experiência na área de festão e hotelaria, Dagoberto Silva explicou como funciona a dinâmica.

“Em uma de nossas reuniões semanais entre as lideranças, percebemos a necessidade de melhorar a sinergia e a interação entre os setores, por isso trouxemos a ideia de fazer uma troca de funções, onde cada líder de uma área vai para outra que ele tenha necessidade no dia a dia e saiba quais são as dificuldades lidadas por lá. O objetivo é gerar maior integração e sentir os desafios que a área tem em atender as demandas dos demais setores, gerando maior valorização desse pessoal e elevar a autoestima”, explicou.

Todos os setores da rede participaram da atividade, representadas por seus líderes. A chefe de departamento pessoal, Janaína Oliveira, pode exercer a função de recepcionista por um dia. Para ela, a oportunidade é significativa para o crescimento profissional e pessoal dos colaboradores. “Você exercer a função de um colaborador, é você trabalhar em equipe, trabalhar em parceria, não a questão de acúmulo de funções, mas para que você possa conhecer e valorizar a função dos colegas. Esse incentivo nos leva a melhorar ainda mais o clima organizacional da empresa e oferecer melhor atendimento aos nossos hóspedes e colaboradores”, ressaltou.

Quem já teve a oportunidade de conhecer áreas diversas, a atividade representa novos desafios. Dayane Santana é, há dois anos, gerente de recepção, mas para alcançar o cargo, passou por vários setores da Hotel Luzeiros. “Quando comecei como jovem aprendiz, pude conhecer muitas áreas até ser efetivada como telefonista e, posteriormente, como recepcionista, até me firmar como gerente de recepção. Quando a proposta foi apresentada, resolvi escolher o setor de manutenção, o que é um desafio para mim porque tenho um pouco de medo em relação a eletricidade. Então vejo como uma oportunidade de aprender e poder sentir na pele como é o dia a dia dos nossos liderados no operacional, acompanhando o tempo que eles levam para fazer determinada atividade e entender quando eles justificam algo”, explicou.

Para Dagoberto Silva, “treinar para crescer é a receita do sucesso” e, atividades como estas são essenciais para garantir uma gestão de excelência. Não atoa, o Hotel Luzeiros se firmou no setor hoteleiro maranhense, destacando-se entre os mais bem avaliados de São Luís.

O que é o Job Rotation?

Job Rotation é uma prática adotada por muitas empresas para maximizar o aproveitamento e o aprendizado de um funcionário dentro da empresa. Neste processo, o novo funcionário passa por diversas áreas da empresa durante um determinado período de tempo, a fim de conhecer todos os processos, atividades e especificidades de cada área.

Desta forma, um funcionário que acaba de entrar na empresa pode passar um tempo trabalhando no financeiro, depois na produção, compras, marketing e vendas etc. Fazendo um caminho onde possa conhecer mais sobre cada área, a fim de se tornar um profissional melhor capacitado, com alto conhecimento sobre as atividades da empresa.

Vantagens do Job Rotation

Muito especialistas em Recursos Humanos defendem que o job rotation é essencial para que o funcionário se torne um profissional completo, aprendendo na prática como funcionam todos os setores da empresa. Desta forma, quando estiver em seu departamento definitivo, ele saberá exatamente como ocorrem as atividades nos demais setores, podendo assim desempenhar suas funções de forma mais efetiva.

Outra vantagem, desta vez para a empresa, é que com o job rotation, os treinamentos passam a ser opcionais, uma vez que o funcionário conhece a empresa durante seu expediente, aprendendo e trabalhando ao mesmo tempo, fazendo treinamentos em áreas da empresa, e não em cursos em separado. O que economiza dinheiro e tempo para a empresa.

O Job Rotation força o funcionário a sair de sua zona de conforto, fazendo com que ele busque mais informações sobre a empresa, conheça procedimentos diferentes, exercite sua liderança e network, chame pra si responsabilidades diversas etc. Faz com que ele pense diferente e esteja sempre em movimento, construindo um perfil de profissional completo para aquela empresa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.