Disputa

Eleição da OAB terá cinco candidatos à presidência

Disputam a presidência da seccional maranhense da Ordem os advogados Thiago Diaz, que busca a reeleição, Mozart Baldez, Aldenor Rebouças, Sâmara Braúna e Carlos Brissac

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Thiago Diaz reuniu todos os seus apoiadores em foto no momento do registro de sua chapa; presidente busca comandar a OAB por mais dois anos
Thiago Diaz reuniu todos os seus apoiadores em foto no momento do registro de sua chapa; presidente busca comandar a OAB por mais dois anos (Thiago Diaz)

O registro de mais três candidaturas fechou em cin­co o número de chapas que disputarão o comando da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Maranhão (OAB-MA), em votação marcada para o dia 23 de novembro.
Na tarde de ontem, confirmaram a entrada na disputa o atual presidente, Thiago Diaz, que concorre à reeleição, além dos advogados Aldenor Rebouças e Sâmara Braúna.
Diaz é apoiado pelo Movimento “A Renovação Continua”, e concorrerá pela a Chapa "Vamos Fazer Muito Mais".
“Temos 90% de nossos compromissos de campanha de 2016 realizados, e queremos dar continuidade ao trabalho que representa grandes conquistas para os advogados como redução da anuidade, fim do sistema de pontos para jovens advogados, instalação de sete novas sedes de subseções pelo interior, mais de 50 salas para os advogados pelo Estado, instalação de 22 escritórios digitais, criação do piso salarial ético, valorização dos profissionais em advocacia por meio da estruturação do Núcleo Estadual de Defesa das Prerrogativas, qualificação do advogado com mais de 1,7 mil horas de capacitação de cursos ofertados pela Escola Superior de Advocacia entre outros benefícios”, destacou o atual presidente, que tem a gestão bem avalizada.
Pesquisa do instituto Econométrica divulgada em 18 de outubro aponta que administração Diaz é aprovada pela maioria dos advogados do Maranhão.
Segundo o levantamento, 46,7% dos profissionais entrevistados consideram a atual gestão da Seccional da Ordem no estado como “Boa” ou “Ótima”. Outros 38,3% a consideram “Regular”. A consulta foi realizada entre os dias 24 e 27 de setembro, com 488 entrevistas.

Boicote
Ao registrar sua candidatura, o advogado criminalista Aldenor Rebouças, da chapa “iNOVAR”, revelou uma tentativa de boicote do Palácio dos Leões.
“O Palácio [dos Leões] mandou minha galera vazar, sob pena de perderem os empregos no Estado e na Prefeitura. Pode?”, questionou.
Quem também confirmou candidatura foi a advogada Sâmara Braúna, da chapa “Vamos Avante”. Única mulher na disputa, ela destacou que a formação da chapa é resultado do sucesso do projeto “Força da Inclusão”.
“Quando iniciamos o movimento, não pensávamos em concorrer às eleições. A classe nos escolheu e nós escolhemos a classe para estender esse projeto a toda a advocacia maranhense”. l

Duas chapas já foram registradas

Outras duas candidaturas já haviam sido registradas nesta semana: dos advogados Mozart Baldez e Carlos Brissac.

Nossa candidatura visa alcançar todas as maiorias quantitativas que hoje são minorias representativas” Sâmara Braúna, candidata da chapa “Vamos Avante”

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.