Audiovisual

Documentário “Iemanjá Pela Última Vez” será lançado em DVD

Trabalho do cineasta Denis Carlos vem com muitos extras e retrata a história de Karol, que se veste de Iemanjá na Festa de Nossa Senhora da Conceição, no Terreiro de Mãe Elzita

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Cena do documentário "Iemanjá pela última vez", de Denis Carlos
Cena do documentário "Iemanjá pela última vez", de Denis Carlos (Iemanjá pela última vez)

SÃO LUÍS - O documentário “Iemanjá Pela Última Vez”, dirigido por Denis Carlos foi transformado em DVD que será lançado nesta sexta-feira, 26, no Cine Praia Grande, às 19h30. A entrada é gratuita.

A produção acompanha a história de Karol (Allana Karoline), que, quando era criança, costumava ter uma visão de Iemanjá lhe conduzindo ao fundo do mar, sendo coroada como Rainha do Mar ao chegar em seu palácio. Sete anos se passam, e, durante este período, Karol sai vestida de Iemanjá na Festa de Nossa Senhora da Conceição, no Terreiro de Mãe Elzita.

Com 30 minutos de duração, o documentário surgiu após uma conversa entre Allana Karoline e Denis, diretor e produtor, em uma festa de Nossa Senhora da Conceição no terreiro. O filme já foi exibido em festivais como o 15º Festival Latino Americano Cine Amazônia, 40º Guarnicê de Cinema, 10º Maranhão na Tela, 1º Festival de Filme Etnográfico do Pará, 8º Festival do Filme Etnográfico do Recife, entre outros.

O DVD conta com uma versão estendida inédita de 43 minutos (a versão que circulou por festivais era de 30 minutos), além do filme com comentários do diretor e, ainda, um extra com fotos da participação de Karol em diversas festas de Terreiro e outras do catolicismo popular. Este extra também inédito, intitulado “Karol 37 Vezes”, contém os comentários de Karol sobre as fotografias, fazendo considerações acerca dos momentos das festas, a função dela em cada festividade, seja de terreiro ou não, memórias pessoais, dentre outras observações.

O trabalho ainda contém imagens do ano de 2008 de diversos momentos da festa no Terreiro Fé em Deus. “De certa forma, consta nessas imagens já o embrião daquilo que hoje é o documentário na versão que se apresenta. Totalizamos, assim, um material vasto, com quatro extras, comentários, fotografias, imagens históricas e depoimentos que têm como ponto nodal o Terreiro de Mãe Elzita que, em dezembro de 2018, justamente pelas festividades de Nossa Senhora da Conceição, completa seus 50 anos de existência. Sendo assim, o lançamento do DVD do documentário insere-se nas festividades que celebram o Terreiro”, diz Denis Carlos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.