Exposição

Uma simbiose entre arte e ciência em mostra no Odylo Costa, filho

Mostra “Diálogos entre Arte e Ciência” está aberta ao público no Espaço Nauro Machado, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, com trabalhos dos artistas plásticos Raimunda Fortes e Binho Dushinka e de cientistas e graduandos do Cu

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Um dos trabalhos presentes na exposição
Um dos trabalhos presentes na exposição (exposição diálogos)

SÃO LUÍS - Debater com a sociedade a ideia de que arte e ciência sempre se interpenetraram é a proposta da mostra intitulada “Diálogos entre Arte e Ciência”, dos artistas plásticos Raimunda Fortes e Binho Dushinka, em parceria com cientistas e graduandos do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em andamento no Espaço Nauro Machado, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande). A exposição apresenta 150 trabalhos. Os desenhos científicos dos estudantes, por exemplo, mostram detalhes da anatomia e características diagnósticas de vários organismos, tais como moluscos, crustáceos, anelídeos e peixes. Os desenhos artísticos apresentam a dimensão do imaginário e da cultura que envolve alguns desses organismos, em especial dos peixes.

“A observação desses trabalhos científicos e artísticos mostra que “enquanto as ciências falam do particular para o geral, as artes falam do universal para o particular e podem capacitar as pessoas para se sentirem parte da humanidade”, explica a artista plástica e organizadora da mostra, Raimunda Fortes, que como professora e de Zoologia, sempre se interessou por entender as características da atividade criativa comum a essas duas áreas do conhecimento.

Conceitos
A mostra faz parte dos eventos alusivos aos 15 anos do Curso de Ciências Biológicas da Uema. Os graduandos, com os artistas Binho Dushinka e Raimunda Fortes, estão debatendo o fato de que as relações entre arte e divulgação científica são estabelecidas quando as diferentes manifestações artísticas são utilizadas para comunicar conceitos científicos de forma didática. Essa relação é uma grande aliada, especialmente, porque pode transmitir os resultados da pesquisa para a comunidade de forma mais interessante e acessível.

Conforme Raimunda Fortes, a arte é superior ao texto para poder mostrar, de forma mais significativa, a multidimensionalidade da experiência humana. “Nesse contexto, contribui com o debate de que a arte pode desenvolver a imaginação científica, constituindo-se em uma estratégia poderosa tanto para disseminar conceitos científicos como para promover o reconhecimento de resultados de pesquisa em campos muito variados”, finaliza.

Serviço

O quê

Mostra “Diálogos entre Arte e Ciência”

Quando

Em andamento até o dia 31 de outubro

Onde

Espaço Nauro Machado do Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande)

Entrada franca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.