Polêmica

Portaria impõe normas a cultos e rituais da umbanda

Documento destaque que o toque de tambor somente será permitido até às 2h da madrugada desde que não perturbe o sossego público

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Umbanda tem normas para realizar rituais no Maranhão
Umbanda tem normas para realizar rituais no Maranhão (Umbanda)

Uma portaria de cunho religioso, baixada no mês de setembro pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, impõe uma série de normas a cultos e rituais da umbanda, uma religião de matriz africana.

As normas, segundo o documento, foram instituídas para evitar que os rituais venham a contrariar a ordem pública e os bons costumes em território maranhense.

As regras recaem sobre as práticas de cultos umbandísticos cujos rituais ocorrem em logradouros públicos, florestas e demais formas de vegetação, praias, rios, etc. O texto da portaria faz referência à necessidade de garantir e disciplinar os rituais típicos das religiões de matriz africana, e estabelecer critérios para a sua realização em todo o estado.

De acordo com as normas, estão liberados os rituais em cemitérios, encruzilhadas, praias, margens de rios e florestas. Mas todos terão que cumprir algumas condições. Nas encruzilhadas, não deverão provocar interrupção ou obstrução do tráfego de veículos ou causar dificuldades de acesso aos pedestres. Nos cemitérios, estarão sujeitos à autorização prévia da administração desses locais e/ou da prefeitura local.

Poluição e incêndios - Nas praias e margens de rios, não poderão ocasionar qualquer dificuldade ou incômodo aos banhistas e poluição do local. Nas florestas e demais formas de vegetação marginal, deverá ser preservado o meio ambiente, sendo vedado o emprego de produtos ou dispositivos suscetíveis de provocar incêndios, respeitando ainda o direito de propriedade.

Em relação à queima de fogos de artifício, esta ficará sujeita a horário, considerando a comodidade e segurança dos moradores das imediações e o toque de tambor somente será permitido até as 2h da madrugada, desde que não perturbe o sossego público.

A portaria prevê, ainda, que o controle dos rituais deve ser feito pela Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros, mas a SSP manterá sua prerrogativa de fiscalizar os cultos e proibir práticas tidas como abusivas, se for o caso.

Ogum – Procurado por O Estado para comentar o assunto, o vereador Astro de Ogum (PR), presidente da Federação de Umbanda e Cultos Afro-Brasileiros, ponderou, com a justificativa de que o texto é antigo. Ele disse que a entidade analisará a portaria, mas admitiu que o conteúdo não apresenta novidades.

“É uma portaria que é da época do secretário Cutrim [Raimundo Cutrim (PCdoB)] e eu pedi que fosse renovada. Essa portaria é antiga e só foi reativada. Estamos fazendo a avaliação ainda, mas o conteúdo é antigo. Essa portaria vem sendo renovada há décadas. Do governo Cafeteira para cá, a gente só vai renovando ela com o mesmo conteúdo”, explicou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.