Mapa da violência

Maranhão omite ao G1 dados dos assassinatos ocorridos no estado

O site, a USP e o Fórum de Segurança Pública acompanham os crimes violentos no país; em agosto deste ano ocorreram 3.444 mortes no Brasil, mas sem contar os casos de quatro estados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
(mortes violentas)

SÃO LUÍS - Pela quarta vez este ano, o Maranhão não fornece ao site G1 a quantidade de casos de homicídios, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesões corporais seguidas de morte, que, juntos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais, ocorridos no estado. Ontem, esse site noticioso da Rede Globo divulgou que ocorreram 3.444 mortes violentas no decorrer do mês de agosto deste ano no país, mas sem contar os assassinatos dos estados do Maranhão, Amazonas, Paraná e Tocantins.

O G1 acompanha os casos de assassinatos no país, por meio do Monitor da Violência, que é produzido em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Núcleo de Estudos da Violência da Unidade de São Paulo (USP). Ainda segundo os dados do Monitor da Violência,1.65 por mil habitantes ficou sendo a média de mortes durante o mês de agosto deste ano.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou, por meio de nota, que os dados consolidados sobre mortes violentas e outros crimes ocorridos no estado em agosto de 2018 têm previsão de divulgação para novembro deste ano.

A nota ainda afirmou que o período obedece ao prazo de três meses legalmente estabelecido pelo Ministério da Justiça, o qual considera as condições de registro de ocorrências disponíveis nas unidades federativas do país, como as dimensões territoriais e oferta de serviço de internet disponível nos estados.

Sem dados

No mês de agosto deste ano, o Maranhão não forneceu os dados dos casos de crimes violentos letais e intencionais ocorridos no primeiro semestre deste ano no estado. No decorrer dos seis primeiros meses deste ano foram registrados 26.126 assassinatos no Brasil, mas sem contabilizar as mortes no Maranhão, Paraná e Tocantins.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-MA) informou que os dados consolidados sobre mortes violentas e outros crimes ocorridos no Maranhão em junho de 2018 ainda estavam sendo consolidados. Em relação a mortes na Região Metropolitana de São Luís, a SSP, informou que podem ser acompanhadas mês a mês no endereço eletrônico da secretaria (www.ssp.ma.gov.br).

A SSP também não forneceu os dados consolidados sobre as mortes violentas no Maranhão durante o mês de fevereiro deste ano ao G1. Segundo os dados divulgados, 3.276 pessoas foram mortas em fevereiro deste ano, no país, mas não contaram com os assassinatos ocorridos no Maranhão e em cinco estados como Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Tocantins.

Os casos de mortes violentas ocorridos durante o mês de março no estado também chegaram a ser omitidos pela SSP. Além do Maranhão, os estados da Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins também não informaram ao G1.

Números altos

O Monitor da Violência revelou no mês passado os casos de assassinatos ocorridos durante o mês de julho deste ano no país. Um total de 2.995 pessoas foram assassinadas e sem contar com as mortes dos estados da Bahia, Piauí, Ceará e Paraná. O Maranhão ficou acima da média do índice nacional de assassinatos no período. O estado registrou 1.8 mortes por mil habitantes, sendo que a média em nível nacional foi de 1.4.

Ainda segundo o Monitor da Violência, 126 pessoas foram mortas por arma branca ou a tiros no mês de julho deste ano. Entre esses casos há o registro de 120 homicídios dolosos, quatro crimes de latrocínios e duas mortes por lesão corporal seguida de morte. Ao longo dos meses, de janeiro a julho, foram 985 assassinatos em todo o estado.

O mês de janeiro continua como o mais violento, com registro de 164 casos. Junho foi o segundo mais perigoso com 154 mortes violentas; seguido por fevereiro, com 131 casos; março (152); abril (121); e maio (137).

Mortes violentas no Maranhão durante este ano

Janeiro: 164 casos

Fevereiro: 31 casos

Março: 152 casos

Abril: 121 casos

Maio: 137 casos

Junho: 154 casos

Julho: 126 casos

Agosto: A SSP não forneceu os dados para o G1

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.