eleição

Famem: oposição cresce, Tema reage e cria assessoria na entidade

Erlânio Xavier, de Igarapé Grande, assegura já contar com o apoio de 62 prefeitos; Tema tenta mostrar serviço na entidade às vésperas de eleição

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Cleomar Tema é presidente da Famem
Cleomar Tema é presidente da Famem (Cleomar Tema)

Após um grupo de prefeitos se movimentar e opor-se ao projeto de reeleição do presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema (PSB) [prefeito de Tuntum], o socialista reagiu, viabilizou agenda em Brasília e criou uma assessoria técnica na entidade para dar suporte aos municípios.

A movimentação de Tema é o resultado de uma pressão imposta pelo prefeito de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), aliado do deputado federal e senador eleito, Weverton Rocha (PDT).

Na última sexta-feira, Tema articulou uma agenda em Brasília com a justificativa de ‘luta’ em favor dos municípios do Maranhão.

Ele se reuniu com a secretária de Relações Financeiras Intergovernamentais da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Priscila Santana; com o coordenador geral do órgão, Renato Andrade e com o subgerente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas –Atricon, João Lopes Conde.

Ontem, anunciou a criação de uma assessoria para auxiliar municípios na cobrança de tributos. Ele afirmou que a iniciativa tem por objetivo garantir a recuperação de recursos tributários dos últimos 5 anos das empresas prestadoras de serviços instaladas nos municípios, além da capacitar os gestores.

A movimentação intensa de Tema ocorre no fim do seu mandato.

“Já demos o pontapé inicial visitando as instituições financeiras. Tanto o Banco do Brasil como o Bradesco colocaram-se a disposição da federação para que possamos intermediar através deste novo setor, os valores que por ventura sejam devidos aos municípios pela prestação de serviços bancários”, afirmou o presidente da entidade.

Ele também anunciou para as próximas semanas, uma espécie de incursão às demais instituições financeiras e em empresas de telefonia celular.

Aumentou – Erlânio Xavier, que se articula para a disputa do comando da Famem em eleição prevista para o mês de janeiro de 2019, já conta com o apoio de 62 prefeitos.

Ele reuniu ontem uma parte do grupo que faz oposição a Tema e marcou posição na disputa. Os prefeitos assinaram um documento e sinalizaram por renovação na entidade.

A movimentação de Erlânio – que conta com o suporte de Weverton Rocha -, impediu a antecipação da eleição na Famem. Tema havia marcado o pleito para o dia 10 deste mês, mas não conseguiu o apoio necessário.

Tema cobra de Flávio Dino uma atuação mais enérgica para a consolidação de sua reeleição na entidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.