Revelação

Arábia quis ocultar morte de Khashoggi com dublê, diz imprensa dos EUA

Imagens divulgadas pela CNN mostram um dos funcionários sauditas, que fazia parte da equipe de segurança que supostamente matou Khashoggi, saindo do consulado usando as roupas do jornalista

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Jamal Khashoggi: detalhes de sua morte devem ser revelados hoje pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan
Jamal Khashoggi: detalhes de sua morte devem ser revelados hoje pelo presidente turco, Recep Tayyip Erdogan (arabia)

WASHINGTON - O governo da Arábia Saudita tentou ocultar o desaparecimento de Jamal Khashoggi no consulado do seu país em Istambul com uma pessoa vestida como o jornalista saindo do edifício, de acordo com um vídeo divulgado ontempor meios de comunicação americanos.
Nas imagens, divulgadas pela emissora CNN, é possível observar um dos funcionários sauditas, que fazia parte da equipe de segurança de 15 membros que supostamente matou Khashoggi, abandonando o consulado vestido com as roupas do jornalista do "The Washington Post".
Esta suposta montagem supostamente tinha o objetivo de demonstrar que o desaparecido deixou o consulado sem problemas. No entanto, além da vestimenta, o indivíduo que sai do edifício é claramente outra pessoa, como se pode observar em um plano frontal no qual se vê seu rosto com clareza.
As imagens procedem de diversas câmeras de segurança situadas nos arredores da legação diplomática saudita em Istambul.
O homem nas imagens, segundo a emissora de notícias americana, é Mustafa al Madani e seria um dos membros da equipe de 15 cidadãos sauditas que chegou a Istambul em dois aviões e visitou o consulado do país árabe no mesmo dia em que Khashoggi foi visto pela última vez entrando no órgão.
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou que revelará hojeos "detalhes" sobre a investigação turca da morte do jornalista saudita e deu a entender seu desacordo sobre a versão dos fatos dada por Riad, na qual Khashoggi morreu supostamen­te em uma briga acidental no consulado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.