Retorno

Ambulantes ocupam trechos de obras concluídas na Rua Grande

Comerciantes informais haviam sido remanejados para outros pontos, em decorrência da intervenção na via; com a aproximação das festas de fim de ano, a previsão é que mais ambulantes se desloquem para as áreas concluídas

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Banca foi montada  quase no meio da via já reestruturada
Banca foi montada quase no meio da via já reestruturada (rua grande)

As primeiras quadras da Rua Grande, no centro de São Luís, que já estão com as obras de requalificação concluídas, voltaram a ser povoadas por comerciantes informais, os quais haviam sido remanejados quando a intervenção começou. O Estado constatou que centenas de ambulantes ocupam a região. Mesmo em obras e com fluxo de máquinas pesadas, ruas transversais à Rua Grande também têm a presença desses trabalhadores.

Com a aproximação das festas de final de ano e, consequentemente, o aquecimento do comércio, a previsão é que mais ambulantes se desloquem para as áreas concluídas. “Não temos ordem para retirar os ambulantes que estão retornando pouco a pouco. O que sabemos é que quando a obra for concluída, eles vão ter que sair, mas isso só quando a Rua Grande estiver totalmente requalificada”, afirmou um funcionário da Blitz Urbana, que preferiu não se identificar.

O Estado solicitou à Prefeitura de São Luís informações sobre o que vem sendo realizado, para impedir a volta dos ambulantes para os trechos já restaurados da Rua Grande, mas até o fechamento desta edição não houve posicionamento.
Em reportagem realizada na Rua Grande, no dia 17 de setembro, Carlos Cunha dos Santos, presidente da Associação dos Vendedores Ambulantes e Similares de São Luís, informou a O Estado que solicitou a Blitz Urbana da capital que os ambulantes que haviam sido deslocados às ruas transversais, as quais possuem um fluxo intenso de veículos pesados que carregam peças das obras, possam exercer suas atividades temporariamente nas calçadas da Rua Grande e, com o término total da obra, eles retornam para as vias cruzadas.

Operários que executam os serviços na Rua Grande reclamaram que a resistência de ambulantes em não querer sair do espaço e o fluxo intenso de pedestres estão prejudicando o andamento das obras. O risco de acidente é eminente, pois, mesmo com o canteiro de obra cercado, transeuntes circulam no meio das máquinas e objetos pesados, além da insistência dos ambulantes em permanecer nas redondezas.

O que a obra prevê
O embutimento da fiação aérea e lógica, drenagem profunda e esgotamento sanitário e arquitetônico, com novos equipamentos urbanos, piso e acessibilidade. Além disso, está prevista a recomposição de toda a rede de infraestrutura, como esgotamento sanitário e drenagem de água pluvial. A intervenção prevê ainda pavimentação do logradouro, com nivelamento das vias, inserção de mobiliário urbano, rede de distribuição de iluminação pública, sinalização viária e turística, conforme projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan), responsável pelo gerenciamento da obra. A requalificação urbanística da Rua Grande e que também contempla as praças Deodoro e do Pantheon e Alameda Gomes de Castro é realizada com recursos públicos provenientes do Governo Federal, por meio do PAC Cidades Históricas, e foi iniciada em 9 de outubro de 2017. A previsão é de que seja concluída em 8 de março de 2019.

Números

O prazo da obra total é de 515 dias e o investimento total na ordem de R$ 31.404.149,59 milhões.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.