Estado Econômico

Sebrae nos Bairros atenderá empreendedores do Cohatrac

Em cinco edições a ação já atendeu 1.727 empreendedores e potenciais empreendedores da região metropolitana da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
(sebrae)

Atendimentos empresariais, oficinas e palestras serão realizados pelo Sebrae para empreendedores da região do Cohatrac, no período de 22 a 26 deste mês, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, Avenida Oeste, s/n, Cohatrac I, das 9h às 17h. Essa mais uma ação do projeto Sebrae nos Bairros, que está em sua 6ª edição.
Em cinco edições a ação já atendeu 1.727 empreendedores e potenciais empreendedores da região metropolitana da capital. Foram 359 na região da Cohama, 262 no João Paulo, 432 no Parque Vitória, 339 na Vila Luizão e 335 na Cidade Operária.
Para a gerente regional do Sebrae em São Luís, Marise Abdalla, a ação é uma oportunidade de levar a instituição para mais perto e apresentar o leque de serviços que o Sebrae tem para quem é formalizado e para quem pretende se formalizar.
“A equipe da Unidade Regional do Sebrae em São Luís já prestigiou os empreendedores e potenciais empreendedores das regiões da Cohama, João Paulo, Parque Vitoria, Vila Luizão, Cidade Operária e agora chegamos ao Cohatrac. A proposta é sempre estar mais perto de quem geralmente não tem tempo para ir até nossos locais físicos de atendimento”, destaca Marise Abdalla.
Na programação desta edição do Sebrae nos Bairros, os participantes terão acesso à palestras sobre “Boas Práticas na Manipulação e Segurança Alimentar”, “Como Expor Seu Produto para Atrair Vendas e a Crédito Orientado”.

Empregos formais para PCD

O número de empregos formais para pessoas com deficiência (PCD) cresceu em 2017. Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) mostram que o contingente de pessoas empregadas por este grupo chegou a 441,3 mil vínculos empregatícios, o que equivale a 1% do estoque total de empregos no país.
A maior alta foi registrada para deficientes visuais, com crescimento de 16,3% em relação a 2016 (+8,7 mil novas vagas).

13º e planejamento

Com o 13º chegando, muitas micro e pequenas empresas estão em dificuldade, pelo não planejamento para amenizar o impacto da folha salarial dobrada.
Para evitar essa situação em 2019, a economista Juliana Monteles, da FinGest Consultoria, aconselha o empresário a dividir o equivalente ao 13º por mês, em 12 parcelas, aplicando o dinheiro em serviços bancários específicos de rendimento, com resgate imediato.

Projeto Experiência Senac

Na segunda-feira, 22, o Senac dará continuidade às ações do projeto Experiência Senac, que visa informar sobre todos os aspectos que permeiam os cursos da instituição e as oportunidades no campo profissional de cada área.
A aula experimental dessa vez, que acontecerá na unidade da Rua do Passeio (Centro), será sobre Dicção, Desinibição e Oratória, um dos cursos ofertados pelo Senac no estado. Dia 17, o curso experimental apresentado foi sobre Cuidador de Idoso.

Comércio fechado

O consumidor de São Luís não contará com o comércio aberto na segunda-feira, 22, tanto em lojas de rua quanto de shopping centers.
De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, a penúltima segunda-feira do mês de outubro é dedicada às comemorações do Dia do Comerciário (30 de outubro) e considerada de repouso remunerado para os empregados. Os supermercados também estão orientados a não abrir as portas.

Intenção de consumo recua

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou 86,7 pontos em outubro, registrando queda de 0,3% em relação a setembro, após duas altas.
O estudo mostra que, dos sete componentes do ICF, quatro subindicadores apresentaram-se negativo, com destaque para Momento para Duráveis (-3,3%).

Frase

“Nem sempre é fácil mudar a cultura de uma empresa. A neurociência ajuda a fazer mais rápido certos procedimentos e aprender com os erros”

Daniel Godri Jr.
Mestrando em Neuromarketing, e autor de 12 livros

Varejo

Maranhão Fashion Week
O Sebrae lançou na sexta-feira (19), o Maranhão Fashion Week, que vai reunir pela primeira vez as grandes marcas maranhenses e nacionais em um mesmo momento e propósito. O evento de moda, que será realizado dias 23 e 24 de novembro, em São Luís, reunirá empresários do segmento e instituições apoiadoras da moda maranhense, que terão a oportunidade de mostrar produtos, serviços e toda cadeia do setor no estado.

Dia de Campo
A Embrapa Cocais, Secretaria Municipal de Agricultura Familiar de São Raimundo das Mangabeiras, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e parceiros promovem, dia 23, das 8h às 12h, Dia de Campo sobre o Cultivo de Feijão-caupi BRS Aracê e Milho Biofortificado BRS 4104. O evento será no campus do IFMA e vai apresentar atividades de transferência de tecnologia realizadas com os cultivos biofortificados no estado.

Mulheres Empresárias
Ao participar do XVI Fórum da Mulher Empresária, em São Luís, evento promovido pela Associação Comercial do Maranhão (ACM), por meio do Conselho da Mulher Empresária (CME), a presidente da Confederação Nacional da Mulher Empresária (da CACB), Neiva Kieling (foto), mostrou caminhos da organização da mulher empreendedora, destacando a necessidade de fortalecer as entidades associativas, de empoderamento e participação.

Pragas e as doenças
Atualmente o maior empecilho para os cotonicultores são as pragas e as doenças, que continuam representando cerca de 37% dos custos totais de produção do algodão no país. De acordo com o diretor-executivo da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Márcio Portocarrero, além do bicudo e da mosca branca, a mancha da ramulária, causada pelo fungo Ramularia aréola, também está causando prejuízo para os produtores.

Fluxo em shoppings
O fluxo de pessoas em shoppings no Brasil voltou a apresentar resultado positivo no mês de setembro, mantendo a trajetória de crescimento pelo segundo mês consecutivo, de acordo com o Iflux, estudo realizado pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Mais Fluxo. O crescimento no período foi de 2,3%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.