Opinião

Da tempestade política à bonança literária

Benedito Buzar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
“... na minha cidade, por feliz iniciativa da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, neste final semana, realiza-se a I Festa Literária de Itapecuru-Mirim, em comemoração ao bicentenário da fundação daquela vila, que acontecerá com a pompa que o ato histórico merece”Benedito Buzar

Depois das agitações políticas e das movimentações eleitorais, com vistas à renovação dos cargos majoritários e proporcionais, nada mais gratificante do que a realização, neste final de semana, nas cidades de São José de Ribamar e Itapecuru-Mirim, de importantes eventos culturais, que evidenciam a existência no interior do Maranhão de um clima de intenso e dinâmico processo de fermentação literária, fato até pouco tempo só visto na capital do Estado.

Em São José de Ribamar, nesta quinta e sexta-feira, para alegria de sua população, voltou com toda força o Festival de Literatura, sob o patrocínio da Prefeitura Municipal. Antes promovido pelo Instituto GEIA, o festival ficou conhecido dentro e fora do Maranhão devido a estrutura logística e qualidade na programação.

O Festival de Literatura de São José de Ribamar ficou algum tempo fora do ar, fato lamentado pelos segmentos culturais de nossa terra, que o imaginavam como algo irreversível.

Para ressuscitá-lo, o prefeito da cidade, Luís Fernando Silva, convidou a Academia Maranhense de Letras para ser a nova parceira da prefeitura de Ribamar, na realização do Festival de Literatura, no afã de repetir o sucesso de anos passados.

A participação da Casa de Antônio Lobo, a partir deste ano, no Festival de São José de Ribamar, fez o evento ressurgir com impressionante vibração e vitalidade, sendo, ademais, um instrumento imprescindível no incremento do processo cultural maranhense, que enseja o aparecimento de novos intelectuais e produtores culturais, que precisam ser mostrados e projetados, aqui e alhures, no campo da literatura e das artes.

Com a mesma finalidade e intenção, na minha cidade, por feliz iniciativa da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes, neste final semana, realiza-se a I Festa Literária de Itapecuru-Mirim, em comemoração ao bicentenário da fundação daquela vila, que acontecerá com a pompa que o ato histórico merece.

A FLIM, sigla que corresponde ao festivo acontecimento, pretende reunir intelectuais e artistas itapecuruenses e de outras cidades maranhenses, em torno de uma celebração em que a Literatura e a História se juntarão para divulgar obras de renomados escritores do passado e do presente. Os primeiros, porque precisam ser lembrados e venerados; os segundos, porque devem ser conhecidos e estimulados.

De 19 a 21 de outubro, as atenções dos que fazem a cultura maranhense, estão voltadas para a cidade de Itapecuru, que se preparou para receber com carinho os convidados de um acontecimento da mais alta relevância histórica, que remonta ao século XIX, quando em 20 de outubro de 1818 foi lida em praça pública a Provisão Régia, que criava a vila de Itapecuru-Mirim.

Na programação da FLIM, além das oficinas, shows musicais, espetáculos teatrais, exposições artísticas, exibição de vídeos, danças folclóricas e outras manifestações culturais, vão marcar presenças os escritores Cleones Cunha, Cícero Monteiro de Sousa, Ricardo Leão, Sebastião Duarte, Benedito Buzar, José Neres, Antônio Mota, Sharlene Serra, Paulo Melo Sousa, Antônio Norberto, Alberico Carneiro, Daniel Blume, Wybson Carvalho, Antônio Ailton, Murilo Santos, que farão palestras e participarão de mesas redondas e debates.

Um vice apagado

Nessa campanha eleitoral, a candidata Roseana Sarney se ressentiu de um companheiro de chapa, para ajudá-la a ter melhor desempenho nas urnas.

O vice, Ribinha Cunha, empresário de Imperatriz, foi um zero à esquerda ao longo da jornada eleitoral, razão pela qual ela teve sofrível votação na região tocantina.

Além da fraca contribuição eleitoral a Roseana, Ribinha não conseguiu que o irmão, Leo Cunha, se reelegesse deputado à Assembleia Legislativa.

Prefeito sem voto

O prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo, que gosta de posar de líder político, mostrou, nestas eleições, que seu cacife eleitoral reside apenas nos blogs.

Por dominar duas prefeituras – Santa Rita e Bacabeira, lançou o primo, Ariston, candidato a deputado estadual, e o irmão, Elizabeto, a deputado federal.

Resultado: o primo e o irmão foram inapelavelmente derrotados.

Dinheiro suspeito

O falatório em torno das eleições de 2018, no Maranhão, tem sido gritante quanto à compra de voto.

Nesse quesito, comenta-se que o campeão foi o deputado Josimar do Maranhãozinho, que, para se eleger deputado federal, e fazer da esposa, Detinha, deputada estadual, teria gasto uma fortuna de dinheiro.

Dizem que toda essa gastança seria produto do domínio que detém sobre seis prefeituras do interior.

Mulheres no Parlamento

A Assembleia Legislatura, a partir de 2019, contará com um time de mulheres bonitas.

Além de Ana do Gás, que se reelegeu, o plenário do Poder Legislativo será enfeitado pela beleza da novas deputadas, Daniella Tema, Thaísa Ortegal e Andreia Resende.

Quem ficou no prejuízo foi a Câmara Federal que perdeu o encanto da deputada Luana Costa.

Othelino na cabeça

Na semana passada, assisti e aprovei a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa, ao ministro do STJ, Reinaldo Soares Fonseca, magistrado idôneo, honrado e competente.

Nas conversas que mantive com alguns parlamentares, a recondução do deputado Othelino Neto à Presidência do Poder Legislativo do Maranhão, é fato consumado.

Quem se atrever a enfrentá-lo, vai quebrar a cara.

Pastores sem voto

Pelas minhas contas, nas recentes eleições, entre pastores, irmãos e irmãs evangélicas, registraram-se dezessete candidatos.

Cinco desejavam ser deputados federais e doze lutavam por um lugar na Assembleia Legislativa.

Apurados os votos, a realidade eleitoral mostrou que apenas dois pastores se elegeram: um, deputado federal, Gildenemyr, do PNM, o outro, deputado estadual, Cavalcante, do PROS.

Jovens Deputados

São da minha cidade natal, os mais jovens representantes do povo, na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Foi em Itapecuru-Miriam que Junior Marreca Filho, do Patriota, e Wendel Lages, do PMN, se elegeram deputado federal e deputado estadual.

Ambos ingressam na vida pública com pouco mais de vinte anos.

Rafael Moreira

Na quinta-feira vindoura, 25 de outubro, às 19 horas, o professor maranhense, Rafael Moreira, Licenciado em História pela Faculdade de Letras de Lisboa e Mestre em Arte pela Universidade de Nova Lisboa, profere palestra na Academia Maranhense de Letras sobre um tema apaixonante.

Trata-se da fundação de São Luís ainda hoje discutida e defendida por pensadores que divergem quanto à origem francesa ou portuguesa.

A conferência do professor Rafael Moreira trará nova luz a respeito do assunto, tendo em vista documentos encontrado nos anos 1500.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.