COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O palestrante de grandes empresas no Brasil e no mundo, Daniel Godri Júnior, junto com o superintendente regional do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), entidade do Sistema Fiema, Marco Moura da Silva (foto) que comemora com sua equipe o sucesso de mais uma edição do Encontro IEL de Estágio, Carreiras e Gestão, promovido pela entidade para estudantes, gestores de RH e empresários. O Encontro criou um ambiente saudável para reflexão e discussão de como aplicar novas tecnologias e modernizar as empresas, novos modelos de negócios, com informações e troca de experiências com especialistas nacionais e locais gabaritados
O palestrante de grandes empresas no Brasil e no mundo, Daniel Godri Júnior, junto com o superintendente regional do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), entidade do Sistema Fiema, Marco Moura da Silva (foto) que comemora com sua equipe o sucesso de mais uma edição do Encontro IEL de Estágio, Carreiras e Gestão, promovido pela entidade para estudantes, gestores de RH e empresários. O Encontro criou um ambiente saudável para reflexão e discussão de como aplicar novas tecnologias e modernizar as empresas, novos modelos de negócios, com informações e troca de experiências com especialistas nacionais e locais gabaritados
MARIA DA CRUZ e Francisco Alexandrino de Almeida Barbosa ao lado do filho Oswaldo Neto (e sua esposa), após a vitoriosa Defesa da Tese de doutorado em Medicina, posam com os integrantes da banca examinadora
MARIA DA CRUZ e Francisco Alexandrino de Almeida Barbosa ao lado do filho Oswaldo Neto (e sua esposa), após a vitoriosa Defesa da Tese de doutorado em Medicina, posam com os integrantes da banca examinadora

Em Natal
O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Marcelo Carvalho Silva, participa, desde ontem, em Natal (RN), do 79º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (Encoge)
Ele viajou acompanhado pelo juiz Marcelo Silva Moreira.
O Encontro objetiva expor estudos, pesquisas, palestras e trocas de experiências de projetos exitosos à luz o tema “A Corregedoria como Instrumento de Gestão do Poder Judiciário”.
Os painéis e debates ocorrerão hoje e amanhã, com apresentações de trabalhos em diversas áreas da atuação judiciária, como Sistema Penal, Práticas Inovadoras e Sistema Extrajudicial.

Rompendo com o passado
Entendo que o novo governo federal não deva negociar com o Congresso.
Se isso acontecer, vai continuar tudo na mesma (negociatas por cargos, estatais e outras regalias), o que o povo não quer.
O Executivo precisa negociar ideias para melhorar os projetos encaminhados ao Congresso, que, por sua vez, vai estudar, aperfeiçoar e depois aprovar ou não, deixando de lado o partido político a que pertence e a mesquinharia de ser centro, direita ou esquerda, pensando no país.
Isso serve para os governos municipais e estaduais também.

Dorme cedo
São Luís deve ser a capital do Nordeste do país que mais dorme cedo.
É só ver o deserto que se torna o centro da cidade a partir das 20h todos os dias e a falta de locais públicos atraentes onde as pessoas possam ir para andar.
Não há ninguém nas ruas caminhando, ouvindo música, conversando, namorando, entrando e saindo de bares, lojas, restaurantes... gastando.
Está todo mundo em casa. Ou vendo TV ou dormindo.

Muita emoção
Com uma tarde marcada pela saudade e muita emoção, Cintia e Fernando Motta reuniram amigos em seu apartamento no Condomínio Iate Classic, na Península da Ponta d´Areia, para um almoço cujo objetivo era lembrar o transcurso dos 90 anos de nascimento de Dona Hertha Klamt, que partiu para a eternidade em setembro último.
O tradicional “parabéns pra você” foi substituído pela reza do Pai Nosso e da Ave Maria, com direito a um rápido discurso da amiga da família, Madalena Veiga.
Uma presença muito festejada foi a de Elias Serra, o Serrinha, que desembarcou em São Luís esta semana para rever os amigos.

Botafogo está na moda
Como novidade no Rio de Janeiro se renova com rapidez, a bola da vez na noite carioca é o bairro Botafogo. O site da revista “Time Out” listou os 50 bairros mais cool do mundo, e do Brasil apenas um aparece na seleção: ele, o velho Botafogo. Dica para os maranhenses que estão indo curtir o fim da primavera e o começo do verão carioca: entre os novos points descolados tem o club After, que funciona das 5h ao meio-dia. É o fuxico da hora.

TRIVIAL VARIADO
Impressionante nas eleições no Maranhão deste ano: o silêncio e o sumiço da grande maioria dos que perderam. Desta vez eles não esperaram sequer a barca. Foram antes. Chorar as mágoas e repensar a vida bem longe daqui.

Jair Bolsonaro acalenta a ideia de não dar uma entrevista coletiva tão logo saia o resultado da eleição presidencial. O plano que mais lhe agrada é ligar uma câmera e fazer uma megalive para falar com o povo brasileiro.

O dólar deu mais uma demonstração de que continua numa onda de otimismo. Logo após o surgimento de novas pesquisas mostrando uma vantagem consolidada de Jair Bolsonaro sobre Haddad, pela primeira vez desde maio, o dólar escorregou para baixo de R$ 3,70.

Não tem precedente. Dona Matilde, esposa de Jair Bolsonaro, não sai de casa sem colete à prova de balas.

Desde a eleição presidencial de 2002, todos os candidatos prometem baixar a taxa de juros do cheque especial, que anda em torno de 300 por cento ao ano. Os que assumiram o poder esqueceram.

Há uma dissonância cognitiva que confunde autoridade e autoritarismo. No Brasil, o autoritarismo se tornou um vício herdado do escravagismo e do coronelismo de aldeia.

O setor de vigilância privada não sabe o que é crise. A demanda cresce cada vez mais.

Eis um tema inadiável: encerrado o 2º turno, partidos, veículos de comunicação e Justiça Eleitoral precisam abrir um debate sobre os resultados vexatórios de muitas pesquisas.

Os melhores pilotos da Fórmula 1 costumam repetir: pole-position não é prenúncio de vitória. A frase vale para as pesquisas eleitorais, que têm o poder de desidratar candidaturas com a maior facilidade.

DE RELANCE

Fake news
Mentira sempre houve, é verdade, mas fake news são fenômeno diferente. Na internet, jorra a mentira disfarçada de notícia, para manipular opiniões. É o princípio do lobo em pele de cordeiro: usurpa-se a credibilidade do jornalismo para fins nefastos. Já se anunciava que, assim como na eleição americana que levou Donald Trump à presidência, a campanha no Brasil seria assolada por esse mal. Tristemente, confirmou-se. Nos últimos dias, monitoramentos das redes revelaram que o fenômeno havia explodido, com manipulações descabeladas a correr via Facebook e WhatsApp.

Ação organizada
Na operação contra notícias falsas que infestam a campanha eleitoral, alguns dos emissores violentos foram localizados na região do Caribe. Mais precisamente na ilha La Désirade. Não param de atacar. Quanto aos receptores no Brasil, o número espanta: são 234 milhões de telefones celulares e 208 milhões de habitantes.

Casa Da Finesse Civil
Em uma entrevista à Agência Reuters, o deputado Onyx Lorenzoni afirmou que Jair Bolsonaro não pode ir aos debates porque “Um cara colostomizado peida, fede, e no meio de um debate político, você acha adequado isso?”. Lorenzoni é cotado para a Casa Civil. Ainda bem que não é para o Protocolo ou o Cerimonial do Itamaraty.

Divagam demais
Os candidatos à Presidência garantiram ontem que vão defender as cláusulas pétreas da Constituição que se referem à forma federativa de Estado; ao voto direto, secreto, universal e periódico; à separação dos Poderes e aos direitos e garantias individuais. O compromisso equivale a chover no molhado, porque não podem ser abolidas por meio de emendas. Para modificá-las, só anulando a atual Constituição, o que é impensável.

Fogem do problema
Verdade seja dita: em nenhum momento das campanhas presidencial e aos governos estaduais, candidatos enfrentaram a questão dos gastos, que sempre ficam acima da receita. A propósito, o placar eletrônico www.jurometro.com.br atingiu ontem 360 bilhões de reais. Foi o que o governo federal pagou, desde 1º de janeiro deste ano, para rolar a dívida pública.

Correndo atrás
Deputados maranhenses que estavam em Brasília, ontem, receberam visitas de prefeitos em busca de emendas para seus municípios. O prazo para a apresentação delas ao projeto da Lei Orçamentária de 2019 se encerra no início de novembro. Cada parlamentar terá R$ 15,4 milhões em emendas para 2019.

Só palanque
Enquanto as tribunas de muitos legislativos continuarem sendo apenas palanques da operação caça-votos para a eleição seguinte, o País não sairá do abismo. Parcela dos parlamentares não analisa, não fiscaliza e nem direciona as ações no sentido do interesse público.

Não há o que não haja
Um mês atrás, um professor universitário teve o celular roubado à mão armada. Ontem recebeu uma ligação. Do outro lado da linha o comprador do aparelho pergunta se era possível ele desbloquear o telefone para que pudesse ser utilizado.

Para escrever na pedra:
“Pouco se pode esperar de alguém que só se esforça quando tem a certeza de vir a ser recompensado”. De José Ortega y Gasset (1883-1955),
filósofo e escritor espanhol, cuja morte completou ontem 63 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.