Alternativo | Literatura

Festa literária para democratizar a cultura em Itapecuru- Mirim

Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes realizará, de hoje até domingo, a I Festa Literária de Itapecuru-Mirim”; evento terá o lançamento do livro “O Itapecuru de Zuzu Nahuz”, organizado por Benedito Buzar
19/10/2018
Festa literária para democratizar a cultura em Itapecuru- MirimLivro sobre o jornalista Zuzu Nahuz será lançado (Livro sobre Zuzu Nahuz)

SÃO LUÍS - Em celebração ao bicentenário de emancipação política do município de Itapecuru-Mirim e no intuito de colocar a cidade no roteiro cultural do estado, a Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes realiza, de hoje até domingo (21), das 8h às 21h, a “I Festa Literária de Itapecuru-Mirim - Preservação da Memória e Incentivo à Leitura: Lendo à Luz de Mariana”. O evento acontecerá em diversos espaços e também na Praça Gomes de Souza e na Praça da Cruz, com contação de histórias, oficinas de leitura, desenho, poesia, palestras, performances artísticas, exibição de vídeos, conferências, mesas-redondas e shows.

Como parte da programação da “I Festa Literária de Itapecuru-Mirim”, está confirmada, para amanhã, às 9h, no Auditório da Prefeitura, o lançamento do livro “O Itapecuru de Zuzu Nahuz”, organizado pelo presidente da Academia Maranhense de Letras (AML), Benedito Buzar, que é homenageado e integra a comissão organizadora, ao lado de Inaldo Lisboa, Jucey Santana, Assenção Pessoa, Breno Bezerra, Beto Diniz, Gonçalo Amador, Nico Bezerra e Tiago Oliveira.

Hoje, na abertura da Festa Literária, no palco central, haverá apresentação de projetos escolares e contação de histórias com Alisson Rilkit, na Escola Manfredo Viana. Logo depois, contação de histórias com Assenção Pessoa e Leonete Amorim, no Clube das Mães. Por volta das 9h, será oferecida oficina de leitura com colaboradores da Biblioteca Benedito Leite, na Escola Manfredo Viana. A programação terá continuidade com oficinas, uma de desenho, no Clube das Mães, e outra de poesia, no Auditório da Câmara Municipal.

Desembargador
A última atividade da manhã será uma palestra sobre Raimundo Públio de Melo, com o desembargador Cleones Cunha, no Auditório da Prefeitura. À tarde, será ministrada a palestra “Juventude, seu tempo é agora – participação social e política na contemporaneidade”, com Romário Barros, no Auditório da Prefeitura. Em seguida, a palestra “Formação de leitores no ensino básico”, com Ricardo Leão, antecedendo a oficina de poesia com Paulo Melo Sousa, no Auditório da Câmara Municipal. À noite, haverá show com Silas Gomes, espetáculo do IFMA, performances teatrais, roda de capoeira e danças.

Amanhã, a programação será retomada com apresentações de projetos escolares, palestras e oficinas. Uma das palestras será proferida pelo jornalista e escritor Sebastião Moreira Duarte, sobre Antônio Henriques Leal. O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Buzar, apresentará o livro “O Itapecuru de Zuzu Nahuz”, no Auditório da Prefeitura. Segundo Benedito Buzar, o livro reúne crônicas do jornalista Raimundo Nonato Coelho Nahuz, o Zuzu Nahuz, que era de Itapecuru-Mirim e construiu uma brilhante carreira jornalística, mesmo com limitação física (ele perdeu a visão aos 12 anos de idade). Trata-se de um livro de amor e exaltação a Itapecuru-Mirim.

“Essa publicação estava programada para sair no mês de julho, por ocasião do centenário de nascimento de Zuzu Nahuz, mas somente agora iremos apresentá-la, durante o evento. Quem tiver a oportunidade, não se arrependerá de conhecer a história desse maranhense”, disse Benedito Buzar.

A programação prevê ainda oficinas de leitura e de reciclagem, exibição de vídeos e palestra sobre Josué Montello, com Joseane Sousa e Wanda França, na Avenida Gomes de Souza. Além de oficina de cinema, de desenho, da palestra “São Luís 406 anos”, com Antônio Noberto, no Auditório da Prefeitura, e da palestra “Inclusão a partir da leitura”, com Sharlene Serra, no Auditório da Prefeitura.

À tarde, a partir das 14h, no Auditório da Prefeitura, será apresentada a mesa-redonda “Mulheres na Literatura Maranhense”, com José Neres, Dilercy Adler, Mirella Freitas, Fátima Travassos e Grabriela Oliveira, tendo como mediadora, Márcia Reis. Depois, a programação se estenderá até por volta das 21h, com palestra, performance de cordel infantil e mesa-redonda, além de pocket show gospel, lançamento de livros e ritual de morte do Bumba Meu Boi Mocidade Alegre.

No domingo, debates sobre questões ambientais, oficinas, mesa-redonda, palestras, apresentações teatrais, Balé de São Gonçalo de Presidente Vargas, peças de teatro, pocket show e cerimônia de encerramento, marcada para as 21h30, no palco central.

O evento nasceu da vontade de seus idealizadores de surgir no município, outrora uma região de notáveis intelectuais. l

Serviço

O quê

I Festa Literária de Itapecuru Mirim

Quando

De hoje até domingo, das 8h às 21h

Onde

Diversos espaços da cidade, incluindo a Praça Gomes de Souza e a Praça da Cruz

Preço do livro “O Itapecuru de Zuzu Nahuz”: R$ 30,00

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte