Associação quer nova funcionalidade ao Parque Independência

Uma das metas do presidente Ivaldeci Mendonça, é que o espaço seja utilizado pela Ascem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

O advogado Ivaldeci Rolim de Mendonça Junior permanecerá por mais dois anos à frente da presidência da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão (Ascem). O mandato dele encerrou-se em setembro, mas será renovado com apoio dos associados da entidade. Uma das metas nesse novo biênio será a reutilização do Parque Independência pela Ascem.

“Uma de nossas propostas, no próximo mandato, será fazer com que o Parque Independência seja novamente utilizado pela Associação dos Criadores, não somente para a realização da Expoema, mas para diversas outras atividades ao longo do ano, ressaltou Ivaldeci Mendonça.

Para isso, a Ascem pretende trabalhar integrada, no espaço do Parque Independência, com os órgãos estaduais ligados ao setor agropecuário, como Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Sagrima) e a própria Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “Queremos dar mais funcionalidade ao Parque”, reforçou.

O presidente disse que vai dar continuidade ao trabalho de fortalecimento da Ascem, como entidade representativa dos criadores maranhenses, de modo que a entidade seja apartidária, parceria e que busque tecnologia, conhecimento e melhoramento genético para o desenvolvimento do setor agropecuário maranhense.

Ele disse que pretende interiorizar as ações da Associação dos Criadores, apoiando exposições agropecuárias já existentes e fomentando outros municípios e regiões que reúnem uma pecuária forte.

Pró-Genética

A partir de 2019, também serão intensificadas as ações do Pró-Genética no Maranhão, programa que objetiva aumentar a produção de carne e leite nas pequenas e médias propriedades rurais, por meio do uso de touros melhorados e materiais genéticos superiores. Esse é um trabalho que oportunizará aos pequenos produtores terem um rebanho puro de origem com certificado andrológico e sanitário.

Lançado em junho do ano passado no estado, pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Ascem, o Pró-Genética apresenta como vantagens a melhoria de fertilidade do rebanho, evidencia os animais mais precoces, a melhora dos índices de ganho de peso, a redução do intervalo entre gerações; a produção de animais prontos para abate mais jovens; carne de melhor qualidade, entre outras.

“O programa visa a democratização da genética, ou seja, transportar experiências das grandes para as propriedades dos pequenos e médios produtores do estado”, destacou Ivaldeci Mendonça, ao informar que já foram realizadas feiras do Pró-Genética nos municípios de Bacabal, Codó e Açailândia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.