Cultura maranhense

Guriatã em estreia nacional

Documentário sobre Humberto de Maracanã e dirigido por Renata Amaral, estreia no Itaú Cultural com apresentação do Bumba Boi

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Humberto de Maracanã é celebrado em documentário
Humberto de Maracanã é celebrado em documentário (Humberto de maracanã)

SÃO LUÍS- A trajetória de Humberto de Maracanã, falecido em 2015 e considerado um dos grandes mestres da cultura maranhense é retratado no documentário musical Guriatã que estreia amanhã no Itaú Cultural, em São Paulo. O lançamento às 20h, na Sala Itaú Cultural terá como sequência uma apresentação do Boi de Maracanã que terá a presença de Ribinha, atual cantador do Boi; Maria José, a Presidente do Boi; Zequinha, o Miolo que hipnoticamente dá vida ao Boi, e Jesus, o Vaqueiro das mil fitas. Serão tocadas seis toadas: Maranhão, meu tesouro, meu torrão; A Coroa; Menina da ponta da areia; Reis na Encantaria; Banzeiro grande; e Já sei onde está meu veleiro.

Dirigido por Renata Amaral e com produção de André Magalhães, o filme foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural (2015-2016), a obra retrata a personalidade multifacetada

e a obra musical do cantador que liderou por mais de 40 anos o Batalhão de Ouro do Bumba Boi de Maracanã.

O documentário começou a ser produzido em 2010, roteirizado a partir de centenas de registros feitos desde 1999. Inicialmente, a obra que contou com a participação intensa de Humberto de Maracanã tinha a intenção de reunir a memória dos grupos de bumba boi da Ilha de São Luís.

A obra reúne dezenas de entrevistas, apresentações do grupo, shows e celebrações que revelam a atuação de Humberto de Maracanã não apenas como artista, mas como líder comunitário e suas relações com a família e religião.

As gravações acompanham toda a temporada junina e outros momentos do ciclo da brincadeira: o nascimento, o batizado e a morte do Boi, os autos dramáticos, os encontros de Bois de São Pedro e São Marçal, rituais religiosos e o trabalho dos artesãos na preparação da temporada. Trazem registros de encontros de Mestre Humberto com antigos brincantes, igualmente mestres de Bumba Boi e outras tradições populares, em entrevistas conduzidas por ele.

Memória

A história do Bumba Boi na Ilha de São Luís é reconstruída a partir da memória de Humberto, assim como as transformações das brincadeiras populares e a geografia particular da ilha ao longo de sua ocupação desde a década de 1940. O documentário apresenta, ainda, imagens capturadas em 2014, nos últimos momentos de Mestre Humberto à frente do Bumba Boi. O DVD também conta com um extra: o curta-metragem 3 Pedras, sobre o encontro inédito entre três dos maiores mestres das tradições populares brasileiras: Mestre Humberto de Maracanã, o Babalorixá Euclides Talabyan e Mestre Apolônio, todos mortos no mesmo ano.

A Associação Recreativa e Beneficente de Maracanã é uma comunidade centenária localizada na zona rural de São Luís (MA). Com mais de mil integrantes, é um dos dois maiores e mais conhecidos conjuntos tradicionais do estado. Referência na cultura popular maranhense, o grupo tem participado de diversos documentários e projetos de registro como Tambores do Maranhão, de Paulo Cesar Soares, e Turista Aprendiz, de Pola Ribeiro. É também tema de teses e artigos de pesquisadores de todo o Brasil.

A fixação da população do bairro de Maracanã remonta aos primórdios do século 19, como área típica de produção rural da época, com economia de subsistência, tendo como exemplo a família de Antonio Algarves – fazendeiro e proprietário de escravos na região. Essa conjuntura do século passado é que deu origem ao grupo, cuja referência mais antiga leva ao ano de 1875.

Saiba mais

Sobre o Rumos Itaú Cultural

Um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país, o Programa Rumos, é realizado pelo Itaú Cultural desde 1997. A iniciativa recebeu mais de 64,6 mil inscrições desde a sua primeira edição, vindos de todos os estados do país e do exterior. Destes, foram contempladas mais de 1,4 mil propostas nas cinco regiões brasileiras, que receberam o apoio do instituto para o desenvolvimento dos projetos selecionados nas mais diversas áreas de expressão ou de pesquisa.

Nesta edição de 2017-2018, os 12.616 projetos inscritos foram examinados, em uma primeira fase seletiva, por uma comissão composta por 40 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país.

Em seguida, passaram por um processo de avaliação e análise por uma Comissão de Seleção multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo gestores da própria instituição. Foram selecionados 109 projetos, contemplando todos os estados brasileiros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.