Literatura

Causos sob a pena de José Jorge

Livro destaca situações sobre temas variados, alguns publicados no jornal O Estado do Maranhão e outros inéditos; noite de autógrafos será hoje, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O escritor José Jorge lança livro hoje, na Amei
O escritor José Jorge lança livro hoje, na Amei (José Jorge )

SÃO LUÍS - O engenheiro José Jorge Leite Soares reuniu crônicas e causos frutos de sua memória e perspicácia, no livro “O Contador de Estórias”. A obra será lançada hoje, às 19h, no Espaço Cultural e Livraria Amei (São Luís Shopping). São 39 textos - alguns publicados na editoria Opinião, do jornal O Estado do Maranhão e outros inéditos - sobre os mais diversos temas que encontram no cotidiano sua matéria-prima e ganham, sob a pena do autor, a imortalidade de uma forma criativa e divertida.

A obra traz ainda um acervo iconográfico composto por desenhos feitos originalmente em aquarela, sendo a maioria de autoria do escritor. Por ocasião do lançamento, serão expostos pôsteres medindo 30X70cm com os desenhos e trechos das crônicas. Após a noite de autógrafos, o material permanecerá em cartaz na Amei.

Assim, José Jorge eterniza as memórias mais comuns dos mais diferentes personagens. “Minhas crônicas nascem do cotidiano, são textos com os quais busco causar emoção e propiciam o prazer da leitura em quem lê. As histórias precisam ser contadas e repassadas, pois elas detêm uma força poderosa. É através delas que os mais velhos repassam os ensinamentos às novas gerações e os povos transmitem seus costumes, perpetuando suas memórias”, observa o autor que para ilustrar a capa da publicação, se inspirou nas antigas caixas tipográficas. “Fiz esta referência como uma forma de destacar que a escrita abre infinitas possibilidades a partir da composição dos 26 caracteres que compõem nosso vernáculo”.

No livro, José Jorge passeia sobre temas como as festas populares, roteiros turísticos, futebol, experiências de amigos e muitos personagens entre os quais os maranhenses em geral, brasileiros e outros povos que passaram pela vida do autor. Nesta seara não poderia deixar de constar figuras da cidade de Pinheiro, sua terra natal e com a qual José Jorge mantém estreita relação.

“O Contador de Estórias” tem orelha assinada pela educadora Ceres Murad, que destaca o talento de José Jorge em mesclar literatura e humor na dose certa. “O humor é uma filosofia de vida. O humor de quem encontra, com argúcia, a graça no cotidiano. Pintando m cores fortes seus personagens, tirados da vida real, ele ressalta, de forma sutil, traços que só ele percebe à primeira vista, imprimindo-os de tal modo em nossa memória que nos vemos a recontar suas estórias e causos hilariantes”, resumiu Ceres Murad sobre o autor e sua obra.

No prefácio do novo livro, assinado pelo desembargador federal Ney de Barros Bello Filho, que é também escritor e membro da Academia Maranhense de Letras, a obra de Zé Jorge é novamente elogiada. “Um fino cronista, daqueles que não precisa mais de tempo para aprender a arte, pois nela já vem versado”, escreve Ney Bello sobre esse livro que sai do prelo com esse compromisso amplo – divertir, eternizar memórias e por que não, fazer refletir.

Perfil

Natural de Pinheiro (MA) José Jorge é membro da Academia Pinheirense de Letras, Artes e Ciências; e membro do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão. Ex-deputado estadual; ex- Cônsul honorário da França em São Luís, é engenheiro de formação e escritor por pura paixão e divide seu tempo exercendo os papéis de Diretor de Assuntos Institucionais da Cemar e o de contador de estórias, ambos com a mesma dedicação e maestria.

Em 2006, por ocasião do sesquicentenário de Pinheiro, Zé Jorge organizou e publicou as obras “O Livro das Coisas de Antanho”, de Josias Peixoto; e o “Livro dos Quadros da Vida”, de Jerônimo de Viveiros, ambos sobre sua terra natal, a cidade de Pinheiro. De sua autoria publicou “Lugar das Águas” e “Curacanga”.

Serviço

O quê

“O Contador de Estórias”, de José Jorge

Quando

Hoje, às 18h

Onde

Espaço Cultural e Livraria Amei

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.