Editorial

À míngua e às moscas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

O prefeito de Paço do Lumiar, Domingos Dutra (PCdoB), cometeu uma maldade sem tamanho contra os comerciantes da sede do município. Ao retirar a maioria das secretarias municipais do núcleo que deu origem à cidade e instalá-las na região do Maiobão, o comunista praticamente inviabilizou pequenos negócios que garantiam sobrevivência a centenas de famílias.

Mudaram de endereço as secretarias de Saúde, Educação, Fazenda, Planejamento, Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte, Direitos Humanos, Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Mobilidade Urbana, órgãos como Controladoria e Procuradoria do Município, sem contar o gabinete do próprio prefeito. A única pasta a permanecer na sede foi a de Infraestrutura.

Ao remanejar os órgãos da administração pública municipal, Dutra criou mais um drama em uma região cruelmente afetada pela pobreza. Distante da área urbana de Paço do Lumiar, a sede exibe indicadores de desenvolvimento nada favoráveis e tinha nas repartições públicas que funcionavam em seu território importante fonte de geração de receita. Isso porque a maioria dos servidores lotados em cada pasta gastava parte dos seus salários próximo ao local de trabalho com alimentação, transporte e até com diversão e entretenimento.

O comércio da sede ficou literalmente às moscas com a medida adotada pelo prefeito, que demonstrou não ter a mínima sensibilidade como gestor público. Antes da mudança de endereço, os servidores municipais de Paço do Lumiar consumiam produtos e serviços na sede, fomentando a economia local. Depois que foram remanejados para o Maiobão e adjacências, a receita que geravam migrou para a nova freguesia.

Bares, mercearias, restaurantes, armarinhos e até serviços de transporte, como táxi e moto-táxi, perderam faturamento e muitos não suportaram os prejuízos e quebraram. Os que ainda resistem acumulam prejuízos, dia após dia, e amargam a incerteza sobre o futuro. Mais grave ainda é saber que não há qualquer perspectiva de melhora, uma vez que a mudança é irreversível e não se vislumbra, pelo menos a curto e médio prazo, uma atividade que substitua a presença benéfica dos servidores públicos.

É a política de inclusão às avessas praticada pelos comunistas em âmbito estadual sendo reproduzida à risca em Paço do Lumiar. Em vez de gerar emprego e renda, o prefeito age na direção contrária e, a pretexto de dinamizar sua gestão, reduz ainda mais a chance de viver dignamente de cidadãos historicamente desassistidos por morarem longe da área urbana.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.