Dia das Crianças

Vendas no Dia das Crianças têm alta, segundo empresas

Movimento nas vendas no comércio varejista nessa data comemorativa teve incremento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Elevação das vendas data segue em linha com tendência de aumento
Elevação das vendas data segue em linha com tendência de aumento

Embora apresentem dados divergentes, Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e Serasa Experian registram aumento nas vendas do Dia das Crianças em relação ao mesmo período do ano passado.
No caso da pesquisa da CNDL/SPC Brasil, esta indica que as vendas a prazo nas duas semanas anteriores ao Dia das Crianças cresceram 7,71%. A alta sucede um crescimento de 8,25% observado no mesmo período do ano passado. Já entre 2015 e 2016, as vendas haviam caído 3,59% e 12,20%, respectivamente.
Apesar das vendas para o Dia das Crianças acumularem dois anos seguidos de alta, o movimento nas lojas ainda não recuperou as perdas aprofundadas no período da recessão econômica. Mesmo com a alta de 7,71% em 2018, as vendas a prazo amargam um resultado 1,30% menor do que em 2014, por exemplo.
Para o presidente da CNDL José Cesar da Costa, o crescimento das vendas é positivo, especialmente, quando se considera que o Dia das Crianças é a última data comemorativa antes do período natalino. “O balanço é positivo para o varejo, que já começa a sentir um pequeno reaquecimento das vendas, depois de enfrentar um cenário econômico desfavorável nos últimos anos. Ainda assim, o cenário é desafiador para os próximos meses, uma vez que há incerteza por conta das eleições e o desemprego segue limitando o poder de compra das famílias”, pondera o presidente.
Já os dados da Boa Vista SCPC mostram que em 2018 as vendas do comércio para o Dia das Crianças aumentaram 2,2% quando comparadas aos resultados de 2017.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.