COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
lUISLA Bottino (na foto com o marido Augusto Bottino, na almoço carnavalesco do PH Revista) está trazendo para mostrar suas criações em São Luís, a designer de joias pernambucana Lúcia Lima, que há 30 anos mora na Bahia. Aliás, foi de lá que veio grande parte da inspiração da artista para a Coleção Todos Os Santos. Nela, podemos ver os amuletos, agora na versão em pedras brasileiras, como as figas, os búzios, pimentas... as pulseiras de figas, em ouro e em jacarandá, o Maxi Escapulario, sucesso na Novela Segundo Sol usado por Karola (Deborah Secco), bem como as pencas de amuletos, usadas por Laureta (Adriana Esteves) e Luzia (Giovanna Antonelli), são algumas das peças desta coleção. Lucia Lima também se inspira na Velha Bahia para a Coleção Crioulas - onde a designer faz uma releitura das joias das negras libertas do Recôncavo Baiano da época do império
lUISLA Bottino (na foto com o marido Augusto Bottino, na almoço carnavalesco do PH Revista) está trazendo para mostrar suas criações em São Luís, a designer de joias pernambucana Lúcia Lima, que há 30 anos mora na Bahia. Aliás, foi de lá que veio grande parte da inspiração da artista para a Coleção Todos Os Santos. Nela, podemos ver os amuletos, agora na versão em pedras brasileiras, como as figas, os búzios, pimentas... as pulseiras de figas, em ouro e em jacarandá, o Maxi Escapulario, sucesso na Novela Segundo Sol usado por Karola (Deborah Secco), bem como as pencas de amuletos, usadas por Laureta (Adriana Esteves) e Luzia (Giovanna Antonelli), são algumas das peças desta coleção. Lucia Lima também se inspira na Velha Bahia para a Coleção Crioulas - onde a designer faz uma releitura das joias das negras libertas do Recôncavo Baiano da época do império

Arthur Azevedo
Os 110 anos da morte do dramaturgo, poeta, contista e jornalista Arthur Azevedo, serão lembrados nesta segunda-feira, 22, no Palácio dos Leões, com a palestra que o professor adjunto do Departamento de Artes Visuais da UFMA, Frederico Silva, doutor em História da Arte pela ECA/USP, fará sobre novos aspectos da atuação política, profissional e cultural do ilustre maranhense.
Ele discorrerá sobre o importante trabalho de Arthur Azevedo como crítico de arte e colecionador, sua luta pela preservação das instituições públicas e seus acervos, transporte público e urbanização e o seu engajamento no combate ao preconceito racial.
A homenagem também tem o intuito de debater sobre aspectos pouco explorados da sua trajetória profissional cultural.
Após a conversa, que é aberta ao público interessado, haverá uma visita guiada aos salões do Palácio dos Leões, que abriga parte da coleção de pinturas e gravuras de Arthur Azevedo.

Grandes filmes
Quem ainda não viu o premiadíssimo filme Acalanto, do cineasta maranhense Arturo Saboia, inspirado no conto A Carta, do escritor moçambicano Mia Couto, terá uma oportunidade imperdível na próxima semana.
Estudantes das Universidades da Terceira Idade, vinculadas à Universidade Federal do Maranhão (Ufma), e à Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, celebrarão o dia do idoso, com uma programação cultural inédita, no dia 31 de outubro.
Nada menos que 120 alunos estão inscritos para assistir aos filmes da mostra especial ‘Cinema Não Tem Idade’, que será exibida a partir das 14h, no Cineteatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga.
A mostra exibirá dois curtas do acervo do Festival Guarnicê de Cinema: ‘Marina’ (drama, 28’, MA, 2017 - livre), de Taciano Dourado Brito; e o sensacional ‘Acalanto’ (ficção, 23’, MA, 2013 - livre), de Arturo Saboia.

Beneficente
Mais de dez atrações estão confirmadas para o show beneficente que acontecerá no dia 21 de outubro, domingo, no Athenas Bistrô, na Avenida São Luís Rei de França.
A renda obtida com as doações de alimentos e bilheteria irá para o projeto social “Amigos do Rafa”.
Participarão a banda Mix in Brazil, os cantores Fabrícia, Jobert Oliveira, Dhean Brito, Lore Prazeres, Frimes, Andrea Alves e os DJs Britnega e Cibelle Camilo, além de Alyson Silva e Enne Paixão.

Festival
O Teatro Arthur Azevedo será palco do 38º Festival Maranhense de Coros (Femaco), nos dias 26 a 28 de outubro.
Aberto ao público, o evento terá apresentações de renomados grupos estaduais e nacionais de canto coral.
O Femaco é o maior encontro de coralistas do Norte-Nordeste do Brasil e vem sendo realizado há quase quatro décadas pela Universidade Federal do Maranhão.
A iniciativa estimula e difunde a prática do canto coral brasileiro, promove o intercâmbio cultural e o congraçamento entre a UFMA, os grupos corais participantes e a comunidade de São Luís e de outras cidades brasileiras.

Workshop da Procuradoria
Com a participação das regionais e da Procuradoria Adjunta em Brasília, foi realizado em São Luís, o I Workshop da Procuradoria Administrativa, na Procuradoria Geral do Estado. Foi um debate para a construção coletiva em prol das melhores teses para a defesa do Estado e que contou com a presença do procurador geral Bruno Tomé Fonseca.

Regra básica
Com ou sem crise, a austeridade é o princípio essencial da administração pública de qualquer país civilizado.
No Brasil, os programas de contenção de despesas são inócuos e fracassam. Jogar dinheiro pela janela passou a ser um dos esportes preferidos de muitos que detém o poder.
Não é de estranhar que a dívida pública no País se aproxime de 5 trilhões de reais.

Mensagem aos descrentes
Não custa lembrar aos que desdenham da candidatura praticamente vitoriosa de Jair Bolsonaro: a catástrofe prevista por seus adversários nos Estados Unidos e pela imprensa internacional com a eleição do presidente Donald Trump não ocorreu.
Hoje Trump é aceito pela maioria do povo, inclusive por 55% dos brasileiros.
Podem anotar: o mesmo irá ocorrer no Brasil com a eleição ou não de Bolsonaro.
Independentemente do resultado, a vida continuará e, em quatro anos, teremos a chance de eleger um novo presidente. No meio tempo, vamos cuidar do nosso estilo de vida e da nossa saúde para que cheguemos lá com muita energia e motivação.

Flávia e Sandra de Sá
Sob a direção geral de Renato Falcão, a cantora maranhense Flávia Bittencourt fará um show especial para a gravação de um DVD na noite do próximo dia 26 de outubro. O evento terá como palco a Concha Acústica “Reynaldo Faray”, na Lagoa da Jansen. E contará com a participação especial da cantora carioca Sandra de Sá. O show será aberto ao público e não haverá venda de ingressos. Está sendo pedido apenas a doação de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados para os projetos “Sonho de Aline” e “Casa Acolher”.

TRIVIAL VARIADO
Mais até do que o ajuste fiscal, a prioridade do presidente que os brasileiros elegerão em 28 de outubro deve ser a pacificação do país. Não é coisa que se faça por medida provisória nem por projeto de lei, mas por atitudes.

Em tempo: o primeiro discurso deve ser de conciliação e não de revanche, principalmente para acalmar os militantes mais exaltados, que tratam como inimigo qualquer um que discorde das ideias do seu líder.

No PSL a porteira será controlada. A direção nacional do partido vai estabelecer critérios para não inchar com oportunistas a bancada na Câmara dos Deputados.

No assunto: o recorde de transferências ocorreu entre 1990 e 1994, período em que 166 deputados federais deixaram o partido pelo qual tinham sido eleitos. O poder atrai. E seduz.

O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) disponibilizou aos operadores do Direito e à sociedade em geral o aplicativo ‘Jurisconsult’ que permite a consulta, de forma simplificada, da tramitação processual nas duas instâncias da Justiça Estadual.

Tem mais: a inovação já está liberada no Play Store para usuários do sistema Android e na App Store, para usuários do sistema iOS (iPad, iPhone e Ipod). O aplicativo é gratuito e foi desenvolvido pela Diretoria de Informática do TJMA.

Podem anotar: a barganha vai acabar. Dirigentes de partidos nanicos que aderem a coligações, cedendo o tempo em rádio e TV, perderão força na próxima campanha eleitoral. Os fracassos de Geraldo Alckmin e Henrique Meirelles, com espaços generosos para propaganda, farão os grandes partidos repensarem.

A apresentadora Madalena Nobre celebra os 11 anos do seu Prêmio Nobre, no dia 9 de novembro, no Espaço Residencial. A novidade da edição deste ano é a calçada da Fama na qual estarão exibidas as marcas dos homenageados da noite.

Eleitores de todo o Brasil já podem emitir pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a certidão de quitação eleitoral. O documento comprova que o eleitor está em dia com a Justiça Eleitoral.

Tome nota: o comprovante é exigido do eleitor para a emissão de passaporte ou para assumir cargos públicos. Também substitui o comprovante de votação, atestando que o eleitor não está em falta com a Justiça Eleitoral.

DE RELANCE

Ciência Política
Qualquer analista político concordará com esta coluna: os resultados do primeiro turno das eleições revelam três sinais que merecem reflexão. O primeiro é de caráter institucional, considerando a repulsa da maioria dos eleitores ao sistema político. É que as responsabilidades recaíram sobre políticos tradicionais, em um momento de generalização do sentimento de corrupção no País, ainda como efeito da Lava Jato, dando alguma vantagem a candidatos sem mandato e com discurso de renovação da política. Os números atestam: foram 274 novos deputados eleitos (53,41%).

Ciência Política 2
O segundo fator, sociopolítico, vem despertando atenção: o aumento da violência contra ativistas e pessoas comuns, ratificada por um discurso de ódio e intolerância a quem pensa diferente, resultando em “criminalização” do diálogo político. Ou seja: combate-se a ferro e fogo o mensageiro, em vez de focar na repulsa à “mensagem”. O terceiro aspecto tem caráter eleitoral: uma parte significativa dos votos a Jair Bolsonaro (PSL) se vinculou aos seus aliados para os demais cargos, tornando o partido o maior vencedor das eleições, fazendo uma bancada na Câmara de 52 deputados (em 18 estados) e com uma alta de 4.247% no número de votos recebidos no Senado.

Ciência Política 3
Em 2010, a sigla PSL recebeu apenas 446,5 mil votos; já em 2018, foram 19,4 milhões. Foram eleitos quatro senadores. Nas assembleias estaduais, o PSL subiu de 16 para 76 cadeiras – uma delas, na Assembleia Legislativa do Maranhão. A entrada do PSL arrancou parte dos espaços de outros partidos, como o MDB e o PSDB. A derrota da centro-direita abriu espaço para a extrema direita.

Encontro de Oportunidades
É numeroso o exército de pessoas que buscam emprego atualmente no Brasil. E apesar de tudo, as empresas ainda sentem dificuldades na hora de recrutar, principalmente no que diz respeito aos perfis de candidatos. O Brasil, aliás, é o segundo país do mundo onde as empresas têm mais dificuldades para preencher vagas. Foi justamente esse um dos assuntos discutidos no “Encontro de Oportunidades” promovido pela Faculdade de Negócios Faene, com a participação de representantes das empresas Vale e Potiguar. Entre outras coisas, foram abordadas as perspectivas de mercado e os pontos mais difíceis a serem levados em consideração na hora da seleção.

Duas palestras
Na semana passada, alunos do 7º período do Curso de Enfermagem do Instituto Florence de Ensino Superior promoveram duas palestras. Uma delas foi sobre o tema “Câncer de Mama”, ministrada pela enfermeira Renata Veiga, da Secretaria Municipal de Saúde. A outra, sobre “Atitude: Isso faz a diferença”, ministrada pela enfermeira Aline Sodré, dos hospitais Aldenora Bello e São Domingos. O evento teve como objetivo manter e ampliar a campanha “Outubro Rosa”, bem como estimular os alunos a se comprometerem com as práticas de educação em saúde.

Volta dos que perderam
A volta ao trabalho na Câmara dos Deputados foi em clima de ressaca para os que não conseguiram se reeleger. Do Maranhão, dos dez que perderam a cadeira, três nem marcaram presença em pelo menos uma das sessões de terça e quarta desta semana, a primeira depois de mais de um mês de liberação para fazer campanha nos estados.

Estresse de campanha
Agressividade, pessimismo e ansiedade têm caracterizado as eleições deste ano no Brasil. Lembra o duelo entre a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump na eleição americana, em 2016. A retórica agressiva dos candidatos gerou um estresse eleitoral, que se diferenciou das campanhas anteriores pela maneira como afetou a saúde da população.

Estresse de campanha 2
Para nós, brasileiros, o diferencial tem sido a violência, o ódio e a polarização da escolha. As redes sociais e a proliferação de fake news, a falta de informação sobre temas importantes, as eventuais declarações polêmicas dos candidatos têm aumentado de forma significante o nível de estresse, principalmente, dos eleitores entre 25 e 30 anos e acima dos 50.

Para escrever na pedra:
“Se você acha que Educação é cara, experimente a ignorância.” De Derek Bok, catedrático da Universidade de Harvard.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.