Empreendedores negros

Workshop fomenta negócios e tem o apoio do Sebrae

Iniciativa conjunta da Feira Preta, Afro Business e Diaspora.Black, tem o intuito de promover networking e expandir negócios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

O Sebrae no Maranhão é um dos apoiadores do AfroHub São Luís - workshop para fomentar negócios de afroempreendedores. O evento que também conta com o apoio do Facebook, acontece nesta terça-feira (16), a partir das 17h30, no Sebrae Jaracaty. As inscrições são gratuitas e realizadas online.

No workshop, os afro-empreendedores poderão aprender novas estratégias e ferramentas para alavancar seus negócios com as redes sociais. O encontro também servirá para a promoção de networking facilitado entre os empreendedores, além de contar com palestras inspiradoras de iniciativas de destaque nas cidades.

O conteúdo é apresentado por especialistas do Facebook para impulsionar os negócios a partir das redes sociais. Além de São Luís, os encontros acontecem também em Salvador, no dia 25 de outubro, em parceria com o Sebrae. Na sequência, ocorrem encontros em Vitória/ES, 13 de novembro e Rio de Janeiro, 22 de novembro.

Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, a importância da capacitação se dá no sentido de ajudar a unir forças e disponibilizar o acesso a conhecimentos e a construção de uma rede de colaboração entre os participantes da capacitação.

“Precisamos desses espaços colaborativos, de inovação e também de demonstração de como a tecnologia pode ajudar no fortalecimento do afroempreendedorismo. O Sebrae entende que as redes sociais e as mídias digitais no geral, são ferramentas importantes para expansão e consolidação dos negócios”, destacou João Martins.

O Sebrae no Maranhão tem realizado capacitações para atender aos afroempreendedores, em parceria com o Instituto Feira Preta, com destaque para o curso “Geração Empreendedora”, que por meio da sua metodologia, desenvolve habilidades e competências empreendedoras e tem a participação de membros da Comissão Integrada do Reggae, Centro de Cultura Negra e Rede Brasil Afroempreendedor.

Para a fundadora da Feira Preta, Adriana Barbosa, “o AfroHub é um projeto de construção de uma nova narrativa pautada na transcendência do empreendedorismo de necessidade por oportunidade”. O projeto se propõe a potencializar cases de empreendedores que representam mais de 50% dos microempresários no Brasil com o suporte da comunicação e da tecnologia.

Dados analisados pelo Instituto Locomotiva, a partir de informações do PNAD/IBGE (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), apontam que, no Brasil, são mais de 5,8 milhões de empreendedores negros com acesso à internet, que movimentam aproximadamente R$ 219,3 bilhões.

AfroHub - O AfroHub é um programa promovido pela Feira Preta, Afro Business e Diaspora.Black, com o apoio do Facebook. O objetivo é fomentar o afroempreendedorismo no Brasil, promovendo capacitação técnica, mentorias e encontros de networking facilitado.

Desde maio, encontros mensais ocorrem na Estação Hack, o centro de inovação social do Facebook, em São Paulo. Ao todo, mais de 1.500 empreendedoras/es são impactados com a mobilização, conteúdos e ações promovidas pela iniciativa.

“A iniciativa busca a constituição de um hub de afro-empreendedorismo no país, aproximando empreendedores às ferramentas que podem alavancar os negócios com tecnologia e comunicação”, comenta Fernanda Ribeiro, co-fundadora e presidente da Afro Business.

A ideia é mostrar que qualquer empreendedor, de todos os portes, pode acessar ferramentas digitais de alta performance para os negócios. “É uma iniciativa de grande impacto para fomentar a circulação econômica entre a população negra”, resume Antonio Pita, co-fundador da Diaspora.Black.

Serviço

O Quê: AfroHub São Luís - workshop para fomentar negócios de afroempreendedores

Quando: 16 de outubro (quinta-feira), às 17h30

Onde: Sebrae Jaracaty - SãO Luís (MA)

Inscrições gratuitas: http://bit.ly/AfroHub

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.