Violência

Três pessoas assassinadas em menos de 12 horas na capital

Uma das vítimas foi o morador de rua Valdeney de Sousa, o Pato, morto com golpes de gargalo de garrafa na área do Mercado Central;os outros homicídios ocorreram no Recanto dos Vinhais

Ismael Araújo/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Corpo de Valdeney de Sousa, o Pato, sendo retirado da área do Mercado Central, ontem de manhã
Corpo de Valdeney de Sousa, o Pato, sendo retirado da área do Mercado Central, ontem de manhã (morte Valdeney de Sousa Mercado Central)

SÃO LUÍS - Três assassinatos ocorreram em menos de 12 horas na capital. Uma das vítimas foi um morador de rua, identificado como Valdeney de Sousa, o Pato, de 31 anos. Segundo a polícia, a vítima foi assassinada com mais de 14 golpes de gargalo de garrafa de vidro em plena manhã de segunda-feira (15), no Mercado Central. O principal suspeito é outro morador em situação de rua, João Pedro Rodrigues de Sousa, idade não revelada.

O caso está sendo investigado pela equipe da Superintendência Estadual de Homicídios e Proteção a Pessoas (SHPP). Ainda de acordo com as informações da polícia, foi a proprietária de um estabelecimento comercial da área, nome não revelado, que encontrou o corpo da vítima.

Valdeney de Sousa estava todo ensanguentado e havia vários cortes profundos pelo corpo, principalmente, nos braços. Os policiais foram acionados e se deslocaram até o local do crime. Também os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) foram chamados e o corpo da vítima foi removido para o Instituto Médico Legal (IML), no Bacanga, para ser periciado e, logo após, liberado para os familiares.

A polícia ainda informou que testemunhas disseram que a vítima tinha uma rixa antiga com João Pedro. Eles discutiram durante a manhã de ontem. Valdeney de Sousa ainda teria desferido golpes de faca no suspeito, mas acabou sendo morto.

O delegado George Marques, lotado na SHPP, disse que o acusado foi preso no período da tarde por uma guarnição da Polícia Militar quando estava tomando banho em plena praça da Casa de Misericórdia, no Centro. “O detido confessou ter cometido o crime porque o acusado iria matá-lo”, informou George Marques.

Insegurança
O sangue da vítima estava espalhado pelo local e muitos comerciantes tiveram que lavar a calçada do seu estabelecimento comercial. O comerciante Milton Bordallo disse que há muitos moradores em situação de rua perambulando pelo Mercado Central e alguns ficam realizando furtos, como também pedindo dinheiro.

“Esses moradores de rua brigam entre eles e isso acaba até mesmo afastando clientes”, declarou.

O também comerciante José Moura disse que esses moradores em situação de rua pedem dinheiro para comprar droga. “Eu não dou dinheiro para eles, porque querem para usar entorpecente”, afirmou o comerciante.

Execuções

No bairro Recanto dos Vinhais, ocorreram dois assassinatos a tiros. Segundo a polícia, Isaías Cruz Dutra, de 25 anos, teve a sua residência invadida por criminosos durante a madrugada desta segunda-feira (15) e foi executado. Vizinhos chegaram a escutar o barulho dos tiros.

A vítima levou vários tiros e morreu ainda no local, enquanto os acusados tomaram rumo ignorado. Guarnições da Polícia Militar ainda foram acionados e realizaram rondas na localidade, mas não conseguiram prender os acusados. O local do crime foi isolado pelos policiais até a remoção do corpo da vítima para o IML.

Populares não relataram para a polícia sobre esse assassinato com receio de sofrer represália. Há informes que o crime teria sido realizado por integrantes de facção criminosa. A polícia não informou a motivação do crime e está sendo investigado pela SHPP.

Também foi assassinato nesse bairro José Thiago Viana da Silva, de 21 anos, durante a noite do último domingo. De acordo com as informações da polícia, a vítima levou vários tiros em plena via pública e os acusados fugiram em um veículo, de marca e placas não identificadas.

No momento da empreitada criminosa, houve correria. Os moradores ficaram com medo de serem atingidos por uma bala e muitos chegaram a fechar a porta e janelas das casas. Também nenhum popular quis falar para a polícia sobre o caso. A Polícia Civil está investigando o caso, mas até o período da tarde de segunda-feira (15) não havia registro de prisão dos acusados.

NÚMEROS

11 homicídios dolosos já foi registrados pela polícia durante este mês na Região Metropolitana de São Luís e a maioria desses casos ocasionados por arma de fogo

3 pessoas foram assassinadas em menos de 12 horas na capital

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.