Dança

Semana com arte e movimento

XII Semana Maranhense de Dança acontece até o domingo, 21; hoje, no Teatro Arthur Azevedo, será apresentado o espetáculo “Chico, eu e Buarque”

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Cena do espetáculo Chico, eu e Buarque
Cena do espetáculo Chico, eu e Buarque (Chico, eu e Buarque)

SÃO LUÍS- Até o próximo domingo (21), São Luís será a capital brasileira do movimento, com a realização da XII Semana Maranhense de Dança, cuja programação inclui espetáculos, competições, mostras, intervenções, coreografias e rodada de negócios. As atividades acontecem na Praça Nauro Machado (Praia Grande), Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol), Teatro Alcione Nazaré (Praia Grande), Círculo Militar (Avenida Litorânea), Praça Benedito Leite (Centro Histórico) e Hospital Nina Rodrigues (Monte Castelo).

O acesso aos espetáculos é gratuito, mediante a troca do ingresso por 1 kg de alimento não perecível, a partir das 14h. Hoje (16), às 20h30, será apresentado o espetáculo “Chico, eu e Buarque – Fragmentos Poéticos”, pelo Núcleo Arte Educação (MA). Com direção e coreografia de Anderson Couto, propõe uma incursão pelo universo poético da obra de Chico Buarque de Hollanda.

“Chico, eu e Buarque” foi idealizado pela direção do Teatro Arthur Azevedo para solenizar a consolidação do Núcleo Arte Educação. Amanhã, será apresentado “Frestas, Fôlego e Pele”, do Balé Cidade de Campina Grande (PB), às 20h30.

A programação na Praça Nauro Machado começa às 18h, com a participação dos bailarinos do Núcleo de Artes da Ilha, Mist Dance, Flor de Lótus, Caio Silva, Estúdio Pulsar, Grupo Kairós, Cia. Mover, Cia. Criart e Studio de Dança Luzia Aureliano e In Cena Escola de Artes. Além desses, participam Ballet Tavares, Fly Dance Company, Rebeca Carneiro e Douglas Melo, Mob Coreografia, Thayna Matarazzo e Caio Silva, Cia. De Dança Os Sublimes, Studio de Dança Luzia Aureliano, Ateliê Contemporâneo Cia. de Dança, Project Dance, Rede de Academias Bodytech, Projeto Pulsar Jovem, Crushes Coreografia, Cia. Dom Crew, Escola de Dança Adágio e Grupo Rua.

Rodada
Uma das novidades do evento deste ano é a Rodada de Negócios, dia 18, das 9h às 11h, e das 15h às 17h, com a participação de Carlos Fontinelle (RJ), Cristina Castro (BA), Iris Macedo (PE) e Erasmo Rafael (PB). A iniciativa visa criar um canal de negociação para a dança maranhense. “É uma oportunidade a produtores e diretores locais de dança para que eles apresentem seus portfólios a programadores e produtores de todo o Brasil”, destaca o diretor do Teatro Arthur Azevedo e coordenador geral do evento, Celso Brandão.

Segundo Celso Brandão, devido ao grande sucesso, haverá novamente a Batalha de Danças Urbanas “Negro Cosme”, na Praça Nauro Machado, na sexta-feira (19). No total, foram 16 selecionados entre 57 inscritos que irão duelar na praça, concorrendo ao troféu do festival e o título de campeão da segunda batalha, além de prêmio em dinheiro.

O júri será formado por Anthony dos Santos, coreógrafo e bailarino premiado em diversos festivais de danças urbanas no Brasil e exterior, Vall Santana, que acumula títulos em diversas batalhas de hip hop, locking, popping e breaking; e Filipi Ursão, dançarino e coreógrafo que já trabalhou ao lado de grandes nomes do pop, como Anitta e Iza, e na composição coreográfica da cerimônia de abertura do Jogos Olímpicos do Rio 2016. Como jurado, ele participou de bancadas em festivais e exposições de dança no Brasil, Argentina e República Tcheca.

Serviço

O quê

XII Semana Maranhense de Dança

Quando

Até o dia 21

Onde

Diferentes espaços de São Luís

Ingressos para apresentações no teatro mediante troca por 1 kg de alimento não perecível

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.