Aeroporto de São Luís

Projetos de melhorias para o aeroporto de SL discutidos na Fiema

Reunião foi provocada pelo Conselho Temático de Infraestrutura da entidade, com a presença da nova superintendente da Infraero no Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
José Belo presidiu a reunião, que contou com a presença da superintendente da Infraero, Tayse Brandão
José Belo presidiu a reunião, que contou com a presença da superintendente da Infraero, Tayse Brandão

SÃO LUÍS – Os investimentos previstos para o Aeroporto Internacional de São Luís - Marechal Cunha Machado estiveram em pauta do Conselho Temático de Infraestrutura (CTinfra) da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), presidido pelo empresário José de Ribamar Barbosa Belo. As melhorias foram apresentadas pela nova superintendente da Infraero no Maranhão, Tayse Brandão, que listou, entre elas, a substituição do sistema de iluminação do Terminal de Passageiros, substituição dos forros das salas de embarque e desembarque e o polimento do piso, como primeiras ações. A gestora do aeroporto também garantiu apoio aos empresários e órgãos que compõem o CTinfra no sentido de contribuir para que as rotas regionais também sejam uma realidade no Estado, a partir da operação dos aeroportos regionais de Balsas, Carolina, Imperatriz, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Pinheiro e Santa Inês.

Atualmente, a área total do aeroporto internacional de São Luís corresponde a 6 milhões de m², dois pátios para aviação regular e aviação geral, cinco hangares e um terminal de passageiro. Só no ano passado (2017), mais de 1,5 milhão de pessoas passaram pelo local, que tem capacidade para atender cerca de 5 milhões de passageiros por ano.

“Cheguei ao Maranhão e encontrei uma equipe muito qualificada, de alto desempenho, e quero colocar essa estrutura à disposição dos empresários, inclusive, convidando-os a uma visita ao aeroporto. Quero me aproximar e contribuir com o que for necessário para o desenvolvimento do setor no Maranhão”, disse Tayse Brandão, que já atuou em aeroportos do Brasil, como os de Aracaju, Montes Claros e Uberlândia.

COMPETITIVIDADE

A superintendente esclareceu pontos que foram levantados pelo empresariado em relação às obras no aeroporto e melhorias na logística e estrutura, e que podem contribuir para o desenvolvimento econômico do Estado e da indústria. Um dos projetos abordados foi o Terminal de Logística de Cargas do aeroporto, sobre o qual ela explicou que deverá ser entregue, em novembro deste ano, à empresa Ponta Negra Logística. Pela concessão, a empresa ficará responsável pela atividade de armazenagem e movimentação de cargas internacionais do local pelos próximos 30 anos.

A superintendente também pontuou que serão iniciados processos em 2019 para pavimentação das pistas de pouso e decolagem, melhorias nas RESAS (área de segurança de final das pistas) e faixas de pistas e iluminação.

Tarifas mais competitivas em relação aos principais aeroportos do país para voos com origem ou destino no Maranhão e perspectiva de concessão de terminais aeroviários no Maranhão para a iniciativa privada, aumentando a atratividade dos empreendimentos e a qualidade dos serviços ofertados também estiveram na pauta.

O vice-presidente da Fiema e presidente do CTinfra, José de Ribamar Barbosa Belo, destacou que o pleito das indústrias maranhenses tange à melhoria da infraestrutura aeroviária no Maranhão para o desenvolvimento e da competitividade do Estado. “Sempre estivemos trabalhando junto a Infraero para que nosso aeroporto se torne cada vez melhor e que possamos expandir no Maranhão sua estrutura para atender também ao que a classe produtiva está pleiteando para o crescimento do Maranhão”.

Entidades do turismo também estiveram presentes à reunião, que teve como ponto de discussão a importância do trabalho em conjunto para que os aeroportos regionais entrem em operação o mais breve possível.

Participaram da reunião do CTinfra representantes da Infraero, Fiema, Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Associação Brasileira de Agências de Viagens do Maranhão (Abav-MA), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão (Abih-MA), Secretaria de Cultura e Turismo do Estado do Maranhão (Sectur) e Observatório do Turismo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.