Vida de cão

Cuidados ao dar banho em seu animal de estimação

Atenção deve ser redobrada com os ouvidos; produtos contra pulgas e carrapatos podem ser utilizados, mas com indicação de médico veterinário

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Ao Dar banho  no seu animal, você deve ter cuidados especiais
Ao Dar banho no seu animal, você deve ter cuidados especiais (banho de cão)

São Paulo - Pessoas que têm animal de estimação em casa sabem dos cuidados que se deve ter com a higiene do pet. Identificar a frequência do banho e da escovação é importante para que o animal seja tratado corretamente. Confira os ensinamentos da médica veterinária Karina Delia Albuquerque, da Universidade Univeritas/UNG, e cuide de seu pet com responsabilidade.

É melhor usar, chuveiro, chuveirinho ou um tanque com água?
O ideal é usar o chuveirinho, pois evita que a água penetre nos ouvidos gerando otites.

Como precisa ser feita a proteção dos olhos e ouvidos?
O indicado é colocar um chumaço de algodão hidrofóbico nos condutos auditivos, antes o início do banho, para proteger os ouvidos. Esse algodão deve ser retirado após o término do banho, secando-os externamente (pavilhão auricular e pina) com a toalha. Nas áreas dos olhos, é necessário evitar espuma do sabonete ou xampu.

Quais os cuidados no banho?
Antes de iniciar o banho, a pessoa deve calçar luvas descartáveis, ou lavar as mãos e sempre ter as unhas curtas para não gerar ferimentos no animal; distribuir o xampu nas mãos e espalhá-lo por todo o corpo do animal massageando-o (o mesmo deve ser feito caso seja um sabonete); enxaguar totalmente o pet, pelo menos duas vezes em sequência, para que não se deixem resquícios do produto na pele e pelos, causando irritações; retirar o excesso de água com uma toalha de uso do animal, seca; após secar com secador em temperatura morna, penteando-o, ou escovando-o, em sentido da distribuição dos pelos).

Pode ser usado remédio para pulgas e carrapatos?
Os produtos contra pulgas e carrapatos devem ser utilizados apenas com orientação de um Médico Veterinário, pois se tratam de substâncias tóxicas com suas indicações e contraindicações.

Qual deve ser a frequência de banho de um cachorro?
A frequência não deve ser inferior a sete dias. Cães com muito pelo (pelos densos) como, por exemplo, Husky Siberiano, Pastor Alemão, Shar-pei e Chow-chow devem ter intervalo entre banhos entre 15 e 30, mas associado a escovações no mínimo, semanais. No inverno, a quantidade de banhos deve ser reduzida para prevenção de quadros respiratórios e alérgicos. Em filhotes, os banhos devem ser iniciados apenas após o término do protocolo de vacinação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.