OBRAS

Requalificação da Rua Grande e Deodoro segue cronograma

Na principal artéria do comércio de São Luís, os serviços estruturais dos sistemas de esgoto, água, drenagem pluvial e elétrico estão em andamento

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Na Praça do Pantheon a obra segue para a reta final, com instalação dos bustos de personalidades
Na Praça do Pantheon a obra segue para a reta final, com instalação dos bustos de personalidades (obras deodoro)

As obras de requalificação da Rua Grande e do Complexo Deodoro, realizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Luís, seguem conforme o cronograma. O resultado dos serviços já pode ser observado na Praça Pantheon e na primeira quadra da Rua Grande, onde os serviços estruturais já foram concluídos.
Na Rua Grande, os serviços estruturais estão em andamento em quatro quadras da via. Até a quarta quadra estão sendo realizadas as instalações dos sistemas de esgoto, água, drenagem pluvial e elétrica. A segunda quadra, que já conta com calçada e instalações concluídas, recebe também os serviços de pavimentação, com instalação de bloco intertravado na área central. Na terceira quadra começam os serviços de concretagem das calçadas. Já na quinta quadra, avançam os serviços de demolição para que sejam iniciadas as instalações.
“O avanço da obra conta com a importante avaliação da população, que acompanha de perto os serviços que vêm sendo executados na área. Sem dúvida, são melhorias que beneficiam tanto quem trabalha no centro comercial, quanto o público consumidor. Estou muito feliz em observar que os reflexos positivos desse trabalho, executado pelo Iphan em parceria com a Prefeitura, já começam a ser notados pela população”, ressaltou o prefeito Edivaldo Holanda, que, com a presidente do Iphan, Kátia Bogéa e com o superintendente do instituto, Mauricio Itapary, tem feito constantes visitas ao local para vistoriar e ver perto o andamento dos serviços.
Para o superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary, o trabalho agrega benefícios diversos para a população e para a cidade. “Os investimentos vão recuperar um importante conjunto histórico e de grande valor arquitetônico para a cidade, e também uma área comercial que contribui com a economia local e gera emprego e renda para muitas pessoas”, enfatizou o superintendente.

Complexo Deodoro
Na Praça do Pantheon a obra segue para a reta final, com instalação dos bustos de personalidades da literatura maranhense nos pedestais e também das lixeiras. Na Deodoro, está sendo finalizada a pavimentação em concreto e granito e os serviços na área de paisagismo. No local os trabalhos incluem a execução de serviços de drenagem e tratamento sanitário, novos calçamento, mobiliário e sistema de iluminação; fiação subterrânea e dutos de passagem de fibra ótica. O projeto contempla, ainda, a construção de banheiros públicos e a implantação de sistema de sinalização, com elementos que favorecem acessibilidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.