Editorial

Professor, sim, com muito orgulho!

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Hoje, Dia do Professor, normalmente deveria ser uma data de comemoração, de exaltar os mestres e mestras que com muito compromisso e dedicação contribuem não somente para a educação dos seus alunos, mas para a cidadania, para a formação de brasileiros que sonham com um futuro melhor.

Bom se fosse assim hoje, como já o foi no passado. Quando a sociedade valorizava muito mais o professor, enxergando-o como uma extensão da família, um orientador.

Mas, a realidade que se apresenta é bem diferente. Atualmente, o que se vê são professores acuados, com medo daqueles que a deveria ensinar: seus alunos. Todos os dias, por todos os cantos do país se houve falar em agressões verbais e físicas contra professores, tornando-se uma banalidade, uma “normalidade” nas escolas.

Um problema que direção das escolas, secretarias de Educação e governos não têm mais controle. O caso agora é de polícia, mas que também não se encontra solução, pois aqueles que se dizem alunos por frequentar uma escola, mas que vão apenas para causar confusões e agressões, voltam a repetir atos de violência e tudo fica por isso mesmo.

Um caso emblemático como de muitos outros foi a agressão ao professor de língua portuguesa, Thiago dos Santos Conceição, de 31 anos, no Ciep Mestre Marçal, em Rio das Ostras, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Ele simplesmente foi humilhado e agredido em sala de aula por “alunos” delinquentes quando tentava aplicar uma prova para a turma do 9º ano. “Eram constantes as agressões, mas a gente sempre acha que vai resolver com diálogo”, disse o professor depois das agressões e do caso ganhar grande repercussão.

Ainda que com medo, o desejo de Thiago dos Santos Conceição é voltar para a sala de aula, porque essa é a sua vocação, é a profissão que abraço com amor.

Em outra situação semelhante a professora catarinense Marcia Friggi ficou ferida após ter sido agredida dentro da escola por um aluno de 15 anos no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA). Ela recebeu uma sequência de socos depois de ter expulsado o estudante de sala por mau comportamento.

Um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) feito com base em depoimentos de mais de 100 mil professores de ensino fundamental e médio confirma que os casos dos professores Thiago dos Santos Conceição e Marcia Friggi escancaram uma realidade cada vez mais presente no cotidiano educacional. e que confirmam a estatística de o Brasil estar na primeira posição do ranking de violência nas escolas. O levantamento revelou que em 2014, pelo menos 12,5% dos professores já foram vítimas de agressões verbais ou de intimidação de alunos pelo menos uma vez por semana no país.

Apesar desse quadro desolador, violência se combate com educação. E ninguém mais qualificado para isso do que o professor, um profissional que deve ser mais valorizado e reconhecido.

Que hoje, o Dia do Professor, criado com base na Lei Imperial que instituiu o Ensino Elementar no Brasil, em 15 de outubro de 1827, seja motivo de orgulho e comemoração.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.