COLUNA SOCIAL

Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
O PRODUTOR cultural Fernando Bicudo (que aqui teve uma passagem marcante como diretor do Teatro Arthur Azevedo) com Suely (filha da ex-Miss Brasil Therezinha Morango Pitigliani) e o cerimonialista Ricardo Stambowski e Letícia Visconti Hirth, no “vin d´honneur”, na semana passada, para comemorar a volta do busto de Eliseu Visconti ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do qual Bicudo é o atual diretor
O PRODUTOR cultural Fernando Bicudo (que aqui teve uma passagem marcante como diretor do Teatro Arthur Azevedo) com Suely (filha da ex-Miss Brasil Therezinha Morango Pitigliani) e o cerimonialista Ricardo Stambowski e Letícia Visconti Hirth, no “vin d´honneur”, na semana passada, para comemorar a volta do busto de Eliseu Visconti ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, do qual Bicudo é o atual diretor

Partido
Uma parte significativa dos votos a Jair Bolsonaro (PSL) se vinculou aos seus aliados para os demais cargos, tornando o partido o maior vencedor das eleições, fazendo uma bancada na Câmara de 52 deputados (em 18 estados) e com uma alta de 4.247% no número de votos recebidos no Senado. O partido em nosso estado não elegeu nenhum.
Em 2010, a sigla recebeu apenas 446,5 mil votos; já em 2018, foram 19,4 milhões. Foram eleitos quatro senadores. Nas assembleias estaduais, o PSL subiu de 16 para 76 cadeiras – uma delas, conquistada pelo jovem Pará Figueiredo, no Maranhão.
A entrada do PSL “arrancou” parte dos espaços de outros partidos, como o MDB e o PSDB. A derrota da centro-direita abriu espaço para a extrema direita.

Em vigor
Já está valendo: boletos com valor a partir de R$ 100, mesmo vencidos, poderão ser pagos em qualquer banco.
A medida faz parte da nova plataforma de cobrança da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) que começou a ser implementada em julho do ano passado.
Para serem aceitos pela rede bancária, em qualquer canal de atendimento, os dados do boleto precisam estar registrados na plataforma.
Segundo a Febraban, os clientes que tiverem boletos não registrados na Nova Plataforma, rejeitados pelos bancos, devem procurar o beneficiário, que é o emissor do boleto, para quitar o débito.

Em vigor 2
A propósito: o novo sistema permite o pagamento em qualquer banco, independentemente do canal de atendimento usado pelo consumidor, inclusive após o vencimento, sem risco de erros nos cálculos de multas e encargos.
Além disso, segundo a Febraban, o sistema traz mais segurança para a compensação de boletos, identificando tentativas de fraude, e evita o pagamento, por engano, de algum boleto já pago.

Sem qualidade
A legislação que torna o ensino de música obrigatório nas escolas da rede pública e privada completa dez anos, mas não saiu do papel. Subentende-se música de qualidade
As multinacionais aplaudem a omissão criminosa.
Os alunos brasileiros, desconhecendo algo melhor, seguirão consumindo sem parar o lixo que vem dos Estados Unidos.
No capítulo: há algumas décadas, as escolas tinham dois tipos de ensino de música. Uns formavam apreciadores e intérpretes talentosos.
Outros, por falta de competência e responsabilidade das direções, deixaram que se transformassem aulas da esculhambação. Deu no que deu.

Sarney vai a Brasília
O ex-presidente José Sarney retoma sua agenda de articulações políticas em Brasília nesta terça-feira. Mesmo sem mandato, ele continua sendo, graças à sua vivência e experiência, um dos políticos da velha guarda mais ouvidos do país. Seu gabinete, na Capital Federal, é um dos mais procurados pela classe política. Aliás, perguntado se já havia se decidido em quem votar no dia 28 para Presidente, ele saiu pela tangente: “Não preciso mais votar, já tenho 88 anos”.

TRIVIAL VARIADO
O Metropolitan Museum de Nova York acaba de anunciar que a exposição de seu Instituto do Traje, Corpos Celestiais: A Moda e a Imaginação Católica, que visitei em agosto deste ano e foi encerrada dia 8 de outubro, foi a mais visitada nos 148 anos de história do Museu.

No assunto: combinando roupas de contemporâneos, como Versace e Dolce & Gabbana, com peças sem precedentes da sacristia da Capela Sistina, inclusive uma sala cheia de tiaras de joias emprestadas pelo Vaticano, a mostra atraiu ao Met 1 milhão e 430 mil visitantes.

Faz sucesso na Península da Ponta d´Areia, o restaurante Quintalão registrou a presença de muitos nomes conhecidos, na sexta-feira, como o deputado reeleito Adriano Sarney e Fernanda, Altevir Mendonça e Manu, Itaquê Mendes Camara e Glória, João Nunes Neto e Maria da Graça Albuquerque.

No embalo: também foram vistos por lá, aplaudindo a sensacional dupla Adriana Bosaipo e Renato Serra, um grupo formado por Amaro Santana Leite, Thatiana e César Bandeira, Ana Elvira e José Benedito Buhatem.
A bancada feminina na Câmara Federal aumentou, de 51 para 77 deputadas. O Maranhão não conseguiu eleger nenhuma representante. Ficou com uma bancada totalmente masculina.

No domingo, o líder negro Martin Luther King foi um dos nomes mais lembrados no mundo inteiro. Na mesma data, em 1964, ele se tornou, aos 35 anos, a pessoa mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz.

Enquanto a corrida presidencial recebe praticamente todos os holofotes da imprensa, alguns ministérios se mantêm ativos. É o caso do Ministério do Meio Ambiente, que nesta semana criou a comissão para elaboração do 1º Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.

Diretores de institutos de pesquisas eleitorais voltam a dizer que a decisão do voto ocorre cada vez mais tarde. Para não repetir os erros grosseiros do 1º turno, devem adiar para a última hora a realização e divulgação dos levantamentos.

O tiroteio nos programas de propaganda eleitoral vai se estender até o dia 26. Muitas provocações, exibicionismos e quase nada sobre planos de governo. Ou seja, não fugirão ao costume.

Rose e Eli Medeiros, que circulam pelo interior da França, após um a rápida parada em Paris, têm postado nas redes sociais visitas a famosos restaurantes franceses, em companhia de Rosário Buenos Aires e Solfière Alavá. Rosário e Eli são aniversariantes desta semana.

A designer Cintia Klamt Motta e o arquiteto Fernando Motta passaram o fim de semana curtindo o filho Rodrigo, que veio passar o feriadão com eles enquanto a amada Marcella Tranchesi circula pela Europa.

Ana Lúcia e Mauro Fecury, como fazem todos os anos, circularam em Belém do Pará para assistir a mais uma emocionante procissão do Círio de Nazaré. De São Luís também estavam lá, Déia e Luiz Campos Paes.

DE RELANCE

Desafio agora
O Nordeste levou Fernando Haddad ao segundo turno, mas não conseguirá elegê-lo presidente, por mais que o candidato avance na região no dia 28. O petista será forçado a garimpar votos, muitos votos, em outras áreas do país, se quiser triunfar. É uma questão aritmética. Dos 39,2 milhões de eleitores da região, 22 milhões se definiram por Haddad ou Jair Bolsonaro (PSL) no primeiro turno. Sobram 17,2 milhões – pessoas que preferiram outros candidatos, que votaram branco ou nulo ou que não compareceram à urna.

Desafio agora 2
Mesmo que toda essa gente decida-se pelo petista – o que é praticamente impossível –, ele conseguiria apenas encostar nos votos que Bolsonaro já fez no último domingo. A diferença entre os dois primeiros colocados ficou em 17,9 milhões.

Desafio agora 3
A notícia que se espalhou logo após a apuração dos votos do primeiro turno é de que ocorreu uma divisão geográfica: o Nordeste ficou com Fernando Haddad, as demais regiões com Jair Bolsonaro. Uma análise mais cuidadosa dos dados revela que não foi apenas isso. A opção eleitoral, em todo o país, refletiu o mapa da distribuição da pobreza. Nos municípios com mais pobres, inclusive no Sul e Centro-Oeste, o petista foi o mais votado. Onde há menos pobreza, triunfou o candidato do PSL.

Afrodescendente
Ignorado pela mídia e pelos movimentos de defesa de afrodescendentes por não ser de esquerda, o subtenente Hélio Fernando Barbosa Lopes, 49 anos, também conhecido por “Hélio Negão” ou “Hélio Bolsonaro”, foi o deputado federal mais votado no Rio de Janeiro, com 345.234 votos. Filiado ao PSL, ele superou o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que obteve 342.491 e ficou com o segundo lugar na votação. Jair emprestou seu sobrenome ao amigo militar, que usou o mesmo número de Eduardo Bolsonaro – filho do presidenciável e que disputou a reeleição em São Paulo, conquistando 1,8 milhão de votos.

A maioridade penal
De todas as bandeiras defendidas por Bolsonaro, a que mais tem apoio na opinião pública é a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. O Congresso já poderia ter reduzido isto há muito tempo, mas rendeu-se ao “lobby” da Igreja Católica e de certas ONGs. Ora, se foi dado ao jovem de 16 anos o e direito de votar, por que deixá-lo solto se matar alguém?

Reduto é de Lula
Paulistas preconceituosos criticam o Nordeste por ser supostamente “reduto cativo” do PT. Não é verdade. O Nordeste pode até ser reduto de Lula, que muito fez pela região quando era presidente da República, mas não do PT. No Maranhão, por exemplo, Haddad, candidato de Lula, bateu Bolsonaro no 1º turno. Mas o PT elegeu apenas 1 deputado federa1 e 1 estadual.

Qual o avanço?
Diferentemente do que pensam certos internautas, podem ser chamados de “esclarecidos” eleitores de um estado (São Paulo) que dão 2 milhões de votos à advogada Janaína Paschoal para deputado estadual e mandam para a Câmara Federal com 500 mil votos um palhaço (Tiririca) e com 170 mil votos um ator pornô (Alexandre Frota)?

Haddad verde-amarelo
A propaganda eleitoral no rádio e TV de Haddad, o candidato da esquerda já mostrou a nova estratégia onde ele tenta se descolar do sentimento antipetista, quando diz que “essa campanha não é de um partido, é de todos que querem mudar pra melhor nosso País”. O programa incorporou as cores verde e amarelo e não se diz mais que “Haddad é Lula”.

Maior consumo
A maconha está fazendo o maior sucesso no Uruguai depois da sua legalização. No último ano houve um crescimento de 66% no índice de pessoas que declaram ter consumido a planta. O aumento mais significativo é entre os adultos de 55 a 65 anos (229%), seguido pelas faixas etárias entre 35 e 44 anos (144%) e entre 45 e 54 anos (125%). O consumo da cannabis teve um aumento maior também entre as mulheres, de 90%, e de 53% entre os homens. As informações são de estudo elaborado pelo grupo Monitor Cannabis. O consumo legal de maconha no Uruguai - ela é comprada em farmácias – é permitido somente a moradores do país.

Para escrever na pedra:
“Um governo deve sair do povo como o fumo da fogueira”. Era o que dizia há décadas o escritor Monteiro Lobato. Continua valendo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.