Violência

Agências bancárias no Maranhão estão na mira dos criminosos

Somente este ano, 17 agências já foram assaltadas no estado, sendo que seis casos foram registrados em outubro

Ismael Araújo/Da Editoria de Polícia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Agência bancária da cidade de Timon, que foi explodida durante ação criminosa
Agência bancária da cidade de Timon, que foi explodida durante ação criminosa (Divulgação/Caixa)

SÃO LUÍS - As agências bancárias no Maranhão estão na mira dos bandidos. Um total de 17 bancos já foram assaltados neste ano, sendo seis casos ocorreram no decorrer deste mês, segundo dados do Sindicato dos Bancários. Um dos últimos registros ocorreu na madrugada do dia 11 e o alvo foi a Caixa Econômica Federal da cidade de Timon. Os assaltantes, além de terem explodido o banco, trocaram tiros com militares e espalharam “miguelitos” - pregos para furar os pneus de viaturas - pelas ruas para dificultar o trabalho dos policiais.

Os criminosos deixaram um rastro de violência no município. A agência bancária ficou destruída. O piso ficou coberto de estilhaços de vidro. O teto despencou durante a explosão e na parede da frente da agência havia marcas de tiros de grosso calibre.

O tenente-coronel Schineyder, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar, informou que uma parte dos quadrilheiros ficou com a missão de espalhar “miguelitos” pelas ruas, enquanto, os outros bandidos se deslocaram até a Caixa onde realizaram a explosão.

Os bandidos, antes de fugirem, ainda trocaram tiros com os militares. Schineyder informou que na madrugada do dia 28 de agosto do ano passado, os criminosos explodiram essa agência e ainda mataram um morador de rua, identificado apenas como Élson. A vítima estava dormindo dentro da agência bancária no momento da empreitada criminosa. Também houve troca de tiros entre bandidos e militares.

Pânico

Na madrugada do dia 6 deste mês, 10 criminosos instalaram o clima de pânico em São Luís Gonzaga do Maranhão. Segundo a polícia, eles chegaram ao município em três veículos - um deles um Jeep Renegade. Uma parte dos quadrilheiros foi diretamente ao posto da Polícia Militar e disparou vários tiros no prédio e na viatura que estava estacionada na porta, para intimidar os três policiais de plantão. Os outros assaltantes ficaram encarregados da explosão do Banco do Brasil.

Na fuga, os bandidos levaram alguns moradores como reféns, que foram liberados na zona rural da cidade. Para dificultar a ação da polícia, os criminosos jogaram “miguelitos” na estrada. Uma viatura do Cosar chegou a perder o controle na saída da cidade ao tentar desviar dos “miguelitos”, indo parar fora da estrada.

Mais ocorrências

Três bancos foram alvos de criminosos na madrugada do último dia 4 em São Luís e no interior do estado. Somente na cidade de Araioses foram duas agências explodidas por quadrilheiros. De acordo com informações da polícia, um bando fortemente armado conseguiu explodir o Banco do Brasil e o Bradesco dessa cidade e ainda crivou de bala a delegacia e o destacamento da Polícia Militar. Durante a fuga, eles atearam fogo em um veículo para impedir a ação policial. O valor roubado não foi revelado.

O delegado Victor Machado, lotado no Departamento de Combate a Roubo a Instituições Financeiras (Decrif), órgão da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), disse que a quadrilha era composta de 6 a 10 criminosos, que chegaram em motocicletas e automóveis.

Em São Luís, os bandidos atacaram a agência da Caixa Econômica Federal, na Avenida São Luís Rei de França, no bairro do Turu. De acordo com a polícia, os criminosos conseguiram fazer um buraco no muro do fundo do prédio e tiveram acesso à parte interna, mas o alarme disparou e os assaltantes fugiram sem levar nenhuma quantia em dinheiro.

No dia 3 deste mês, de acordo com a polícia, bandidos conseguiram ter acesso ao cofre do Bradesco de Coroatá e roubaram R$ 200 mil. Ainda nesse dia, os policiais prenderam um dos acusados da ação criminosa, identificado como Jhon dos Santos Silva, de 22 anos. Com ele, foram apreendidos as ferramentas utilizadas para arrombar a agência bancária, armas de fogo e droga.

BOX

Agências atacadas este ano no Maranhão

4 de janeiro- Banco do Brasil em Zé Doca (arrombamento)

18 de janeiro- Bradesco em Senador Alexandre Costa (arrombamento)

26 de janeiro- Banco do Brasil em Dom Pedro (arrombamento)

16 de fevereiro - Banco do Brasil em São Mateus (arrombamento)

28 de fevereiro- Bradesco e Banco do Brasil em Aldeias Altas (arrombamento)

6 de março- Bradesco em Brejo (assalto)

20 de março- Banco do Brasil no Turu, em São Luís (arrombamento)

17 de abril- Bradesco em Cândido Mendes (tentativa de arrombamento)

7 de julho- Bradesco em Água Doce (tentativa de arrombamento)

9 de julho- Banco do Brasil em Santa Rita (tentativa de assalto)

1º de agosto- Bradesco em Buriticupu (arrombamento)

6 de setembro- Banco do Brasil em São Luís Gonzaga (arrombamento)

3 de outubro: Bradesco de Coroatá (arrombamento)

4 de outubro- Bradesco e Brasil da cidade de Araioses e Caixa Econômica Federal em São Luís (arrombamento)

6 de outubro- Banco do Brasil de São Luís Gonzaga (arrombamento)

11 de outubro- Caixa Econômica Federal de Timon (arrombamento)

Número

17 bancos já foram alvos de criminosos durante este ano no Maranhão

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.