Espetáculo

Companhia Quasar em única apresentação no Teatro Arthur Azevedo

Após dois anos de paralisação das atividades, a companhia retorna aos palcos com o espetáculo “O Que Ainda Guardo...”, marcando a abertura da XII Semana Maranhense de Dança, nesta segunda-feira (15)

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Bailarinos da companhia Quasar em performance no palco
Bailarinos da companhia Quasar em performance no palco (Companhia Quasar )

SÃO LUÍS - A bossa nova é a inspiração para o inédito espetáculo da Quasar Cia de Dança “O Que Ainda Guardo...”, que abrirá em grande estilo a XII Semana Maranhense de Dança, nesta segunda-feira (15). Após dois anos fora dos palcos, o grupo goiano reacende sua essência sinestésica. A apresentação acontecerá às 20h30, no Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol).

“O Que Ainda Guardo...” é um espetáculo genuinamente brasileiro, embalado por 25 canções emblemáticas da bossa nova, como “Chega de saudade”, “Garota de Ipanema” e “Águas de Março”, dentre outros sucessos. A tessitura do gênero musical, liderado por João Gilberto há 60 anos, une-se a um diálogo provocativo da linguagem corporal encenada por dez bailarinos. A junção de riquezas culturais brasileiras não poderia ser maior para a Quasar no ano em que completa 30 anos de existência.

Com coreografia de Henrique Rodovalho e direção geral de Vera Bicalho, o espetáculo traz também um momento de reflexão sobre o atual momento do Brasil, usando o Rio de Janeiro, berço da bossa, como cenário.

Para Celso Brandão, diretor do Teatro Arthur Azevedo e coordenador geral da XII Semana Maranhense de Dança, “a participação da Quasar Cia de Dança na abertura é de enorme importância, para que nossos artistas possam fortalecer o intercâmbio cultural com os grupos nacionais, sobretudo, quando se trata de uma das maiores companhias do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente. Além do mais, dá a oportunidade para que o público maranhense veja espetáculos de outras regiões de forma gratuita. É um privilégio receber uma das maiores companhias desse país, e ainda mais celebrando os 60 anos da bossa nova por meio da dança”.

A Quasar chegou a anunciar a paralisação de suas apresentações, interrompendo o trabalho de 25 criações que seriam destaques em eventos de cidades do Brasil e de outros 25 países. Agora, completamente renovada, revitaliza momentos que fazem referência à sua trajetória, reconhecida, nacional e mundialmente, no estilo contemporâneo.

XII Semana Maranhense de Dança

A XII Semana Maranhense de Dança acontecerá de 15 a 21 de outubro, no Teatro Arthur Azevedo, casas de cultura, instituições e espaços públicos de São Luís. Valorizando a dança como expressão artística e cultural, o evento reunirá oficinas, espetáculos, coreografias, performances e intervenções, além da Mostra Competitiva e da Batalha Negro Cosme.

O festival é uma produção do Governo do Estado do Maranhão e da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo, por meio do Teatro Arthur Azevedo, com patrocínio da Equatorial Energia e da Cemar, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Serviço

O quê

Espetáculo de dança “O Que Ainda Guardo...”

Quando

Nesta segunda-feira (15), às 20h30

Onde

Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol)

Ingressos: gratuitos e retirados na bilheteria do teatro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.