Acusação

Tribunal da Turquia decide libertar pastor evangélico dos EUA

Pastor Andrew Brunson estava em prisão domiciliar, acusado de ''terrorismo'' e ''espionagem''. Governo turco diz que ele colaborou com líder opositor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Andrew Craig Brunson, pastor evangélico da Carolina do Norte, quando chegava a sua casa em Izmir, na Turquia
Andrew Craig Brunson, pastor evangélico da Carolina do Norte, quando chegava a sua casa em Izmir, na Turquia (AP/Pastor)

ANCARA - Um tribunal da Turquia decidiu na sexta-feira,12, libertar o pastor evangélico americano Andrew Brunson da prisão domiciliar. O tribunal sentenciou Brunson a três anos de prisão, mas concluiu que ele não precisará ficar mais tempo sob custódia por causa do tempo que já esteve preso.

Brunson foi preso em outubro de 2016 e em julho deste ano foi transferido para prisão domiciliar. O pastor era julgado por "terrorismo" e "espionagem", acusado de agir em nome da rede do pregador Fetullah Gülen, a quem Ancara acusa de ser o mentor do golpe fracassado de julho de 2016, mas também em nome do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK). Essas duas organizações são consideradas terroristas pela Turquia.

A decisão faz com que Brunson possa deixar a Turquia e ir aos Estados Unidos. O presidente Donald Trump publicou em sua conta no Twitter: "Trabalhando muito duro sobre [o caso] o pastor Brunson!".

Diplomacia

A prisão de Brunson causou uma crise diplomática entre os dois países e uma crise da moeda da Turquia em agosto. Na época, o presidente turco Recep Tayyip Erdogan atribuiu a um complô a queda vertiginosa da lira turca, acusou os EUA de quererem esfaquear a Turquia pelas costas.

EUA e Turquia são dois membros da Otan que têm se distanciado há anos devido a uma série de divergências sobre a Síria, sua percepção de ameaças de segurança e acordos de defesa.

Os EUA impuseram sanções contra dois ministros turcos, e Ancara respondeu com medidas similares. Na sequência, Trump anunciou o aumento das tarifas de importação do aço e do alumínio turcos. E a Turquia retaliou com aumentou de tarifas de vários produtos dos EUA.

Em julho, os EUA tinham anunciado que iriam impor sanções contra a Turquia pela prisão de Brunson.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.