Saúde

Sesc desenvolve ações em prol da saúde da população maranhense

Ações de saúde preventiva marcam as atividades da instituição; na Unidade Sesc Saúde, os procedimentos odontológicos realizados ultrapassaram o número de 14 mil no período de janeiro a julho

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

SÃO LUÍS- Atualmente, os gastos com saúde equivalem, em média, a 7,2% do orçamento das famílias brasileiras, segundo dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE, realizada em 2008. Como forma de amenizar essa realidade, o Sesc, entidade vinculada ao Sistema Fecomércio/MA, vem realizando investimentos efetivos na área da saúde, com ações e projetos de cunho educativo-preventivo, colaborando com as políticas públicas na promoção, prevenção e recuperação da saúde do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo e de suas famílias, com extensão desse importante trabalho ao público em geral.

Nessa perspectiva, o trabalho em Saúde realizado pelo Sesc possui quatro linhas de cuidados: Nutrição, Saúde Bucal, Educação em Saúde e Cuidado Terapêutico, com atendimentos clínicos ambulatoriais, ações coletivas como sessões diagnósticas, oficinas, palestras e circuitos socioeducativos nos espaços institucionais, em empresas, locais de grande circulação de pessoas e na comunidade.

O Sesc no Maranhão, no primeiro semestre deste ano, serviu aproximadamente 400 mil alimentações, entre lanches e refeições, com qualidade e valor nutricional adequados à saúde. Na Unidade Sesc Saúde, os procedimentos odontológicos realizados ultrapassaram 14 mil no período de janeiro a julho; e a Unidade Móvel OdontoSesc, instalada na cidade de Imperatriz, realizou mais de 3 mil consultas odontológicas.

Aparelho que realiza exames de mamografia
Aparelho que realiza exames de mamografia

Saúde da mulher
Em julho, a instituição inaugurou um serviço de importante suporte ao sistema de saúde local, a Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, trabalho desenvolvido em conjunto com as prefeituras municipais que facilitará o acesso das mulheres que residem em zonas mais distantes da capital e no interior do estado a exames de mamografia e citopatológico gratuitos.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher define-se como uma aliada no combate ao câncer de mama e do colo do útero, atuando na materialização de acesso a exames e na conscientização do público para enfrentamento aos agravos mais incidentes à saúde da mulher, com enfoque na prevenção e rastreamento dessas doenças no estado.

A proposta é que o serviço permaneça na comunidade por, no máximo, 90 dias úteis e, realize, além dos atendimentos ofertados, ações educativas durante este período. O primeiro beneficiado foi o município de Raposa, onde foi dado um passo importante para a promoção de saúde e bem estar da mulher maranhense, com a realização de mais de 1.200 exames no período de julho a agosto. A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher atualmente encontra-se instalada no município de Paço do Lumiar, onde permanece até o dia 27 de fevereiro de 2019.

“Estamos felizes com este empreendimento e com a agilidade de entrega dos resultados às participantes, favorecendo a identificação de agravos e o acesso dessas mulheres à rede de atenção e cuidados local. Esta é uma iniciativa importante no combate às desigualdades sociais, enxergando a saúde como direito de todo cidadão”, afirmou a coordenadora de Assistência e Saúde do Sesc no Maranhão e coordenadora do Projeto Sesc Saúde Mulher, Dra. Patrícia Oliveira.

E, mais uma vez, a instituição promove a Campanha Sesc Movimento Rosa e Azul em referência às campanhas ‘Outubro Rosa e Novembro Azul’, realizando uma programação diversificada com várias atividades de conscientização por diferentes partes do estado, como palestras, rodas de conversa, workshops, circuitos socioeducativos, blitz educativa, caminhada e estação recreativa voltada ao público masculino.

Assim, o Sesc desenha sua trajetória, fortalecendo e reafirmando seu compromisso de promover ações que contribuam para uma melhor qualidade de vida e bem-estar social. l

.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.