DIA DAS CRIANÇAS

Crianças têm dia de lazer na Fundação Antônio Dino

Ação contou com uma manhã com contação de história, teatro e outras ações para a garotada

MONALISA BENAVENUTO / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

SÃO LUÍS -
Durante a manhã de ontem (12), voluntários do Projeto Pirulito levaram alegria e diversão às crianças da Fundação Antônio Dino, com café da manhã, contação de história, apresentação de teatro de fantoches e distribuição de presentes, proporcionando um Dia das Crianças especial aos pequenos que fazem tratamento no Hospital do Câncer Aldenora Bello.

“Lápis, caderno, chiclete, pião, sol, bicicleta, skate, calção, esconderijo, avião, correria, tambor, gritaria, jardim, confusão”. A letra da música Hoje é Domingo, do grupo Palavra Cantada revela a rotina desejada por toda criança e revela que o sinônimo de infância é diversão e brincadeira. Foi com esse ideal que, há sete anos, surgiu o Projeto Pirulito, como contou uma das fundadoras, Rejane Rodrigues.
“A ideia surgiu espontaneamente. Até então, não havia tido proximidade com ninguém que tivesse câncer, nem mesmo com a fundação, mas tinha essa vontade de ajudar de alguma forma, então convidei um amigo, o Marlon, e ele aceitou, então convidamos a Ivanis e convidamos outros amigos a participarem doando materiais escolares, de limpeza e brinquedos, além dos produtos do café da manhã. Desde então, todos os anos estamos aqui trazendo alegria e esperança para as crianças e os pais que acompanham todo esse processo”, explicou.

Uma das atividades proporcionadas é a animação com personagens infantis. Desde princesas a super heróis, voluntários se fantasiam e tiram sorrisos encantados dos pequenos. Para Ivanis Sirqueira, fazer parte do projeto é recompensador. “Trazer um minuto de felicidade para que essas crianças e seus familiares não percam a esperança é incrível. Eles ganham um dia feliz e nós também. Saímos daqui gratificados”, contou.

A retribuição é alcançada em cada sorriso, gerando felicidade também aos familiares, que, como destacou Rejane Rodrigues, acompanham, durante meses, tratamentos intensos aos quais as crianças necessitam ser submetidas. Com brilho nos olhos, a mãe do pequeno Ravi Gomes, reconhece a importância das atividades.

“É muito bom tudo isso que eles fazem por nós. Melhora nossos pensamentos e as brincadeiras são boas para as crianças. Eu só tenho a agradecer à Fundação, aos voluntários e a cada doador que possibilita isso. Meu filho está muito feliz e eu também”, contou Joelma Gomes.

Além das atividades de ontem, uma programação que se estende até a semana que vem fará parte das comemorações do Dia das Crianças. No quinta-feira (18) será realizada a festa infantil com o tema Harry Potter. A programação seguirá até o final deste mês da Campanha Outubro Rosa Maracap, que alerta sobre a prevenção do câncer de mama e convoca a todos para colaborarem com o Hospital na realização do Desafio R$ 2 milhões repassados.

Segundo a coordenadora das Casas de Apoio da Fundação, Alice Jorge Dino, no dia 25 haverá também o passeio ao Shopping da Ilha, para as crianças brincarem no Parque da Mônica e, à tarde, terá cineminha com telão e pipoca.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.