Estado Econômico

Desalento com mercado de trabalho é alto entre mulheres

Alguns empregadores desconsideram contratar uma mulher por considerá-la menos capaz ou disponível do que um homem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
(Estado Econômico)

Apesar das mudanças culturais, o cenário do mercado de trabalho para as mulheres persiste. Dentre as
4,8 milhões de pessoas que abandonaram a busca por emprego no país por acreditarem que não vão encontrar vagas disponíveis, 54% desses desalentados são do sexo feminino.
Ou seja, elas continuam tendo menos oportunidades do que os homens. A situação, muitas vezes, força a tomada de novas atitudes. “É muito comum que, diante dessas situações, elas acabem optando por retornar ao lar para cuidar da casa e dos filhos”, explica Ana Paula Escorsin (foto), psicoterapeuta e docente do curso de Gestão de Pessoas do Centro Universitário Internacional Uninter.
Além da opção financeira por corte de gastos, a professora explica que o fator cultural ainda representa um forte impedimento para a entrada da mulher no mercado de trabalho.
Alguns empregadores desconsideram contratar uma mulher por considerá-la menos capaz ou disponível do que um homem, principalmente quando tem filhos. “A empresa tende a pensar logo em faltas e baixa produtividade, mas não em ampliar sua carteira de benefícios com creche, flexibilidade de horário, entre outros benefícios para o funcionário”, pontua a professora.

Aplicativo gratuito

O Celcoin, aplicativo gratuito para pagamentos e transações financeiras,
é responsável por movimentar R$ 1,7 milhão por mês no Maranhão.
Com mais de 11 mil agentes ativos no país (e 750 no estado), o aplicativo
se tornou uma ferramenta importante em regiões com pouco acesso a serviços financeiros, pois possibilita o pagamento de contas e recarga de celulares diretamente pelo sistema.

Eleições no Sebrae I

As eleições no Maranhão se definiram em termos de Executivo (governador) e Legislativo. Mas, um pleito de interesse do empresariado se aproxima, o da escolha do novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae.
O problema é que pode haver ingerência do Governo do Estado, com a indicação de Simplício Araújo para o cargo. Ele se candidatou a deputado federal, mas não se elegeu.

Eleições no Sebrae II

Mas também há outra possibilidade na eleição no Sebrae Maranhão, prevista para novembro. Nos bastidores, o atual presidente do Conselho, Edilson Baldez, estaria costurando apoio a Raimundo Coelho (Faema) para ser seu sucessor, tendo em vista que este também não conseguiu se eleger deputado federal.
E para consolidar sua influência no pleito, Edilson Baldez já sinalizou para o cargo de superintendente do Sebrae, Celso Gonçalo, um dos vice-presidentes da Fiema.

Mercado desconfiado

Haddad ou Bolsonaro irá presidir o Brasil. O problema é que o mercado não tem a devida confiança nos seus programas econômicos.
A economista-chefe da XP Investimentos, Zeina Latif, entende que em sendo Haddad eleito, haverá volatilidade nos mercados, como ocorreu no primeiro mandato do governo Lula. Já sendo Bolsonaro, a situação é mais incerta, porque “o populismo de direita é uma incógnita”.

Comportamento inadequado

Pesquisa da Catho revela que o maior entrave na contratação de jovens é o comportamento inadequado deles (48%), que supera a falta de qualificação (25%) e de experiência (16%). E no caso dos jovens, a escolha pode ser ainda mais criteriosa, levando em consideração as ações durante a entrevista mas, também, a postura deles em redes sociais.

Frase

“As micro e pequenas
empresas têm um papel importante na manutenção da economia local e na circulação de riqueza no nosso estado, assim como no Brasil”

João Martins
Superintendente do Sebrae/MA

Varejo

Correlação de Solos
O Maranhão vai sediar a XIII Reunião de Classificação e Correlação de Solos (RCC), a ser realizada de 19 e 26 de outubro de 2019. O evento tem a coordenação da Embrapa Cocais e da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), em parceria com a Embrapa Solos, e contará com a participação de cerca de 100 especialistas em solos do Brasil e do exterior.

Usuários da internet
O Brasil está em 4° lugar no ranking do número de usuários da internet (119,7 milhões), segundo uma pesquisa realizada pelo Statista, empresa alemã de pesquisas globais, no final de 2017. Com relação à América Latina, o país lidera o ranking do número de internautas, seguido por México (76 milhões), Argentina (34,79 milhões) e Colômbia (28,48 milhões).

Encontro IEL de Estágio
O palestrante Daniel Godri Júnior (foto), é um dos convidados do Encontro IEL de Estágio, Carreiras e Gestão, promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA), que acontecerá dia 17, em São Luís. O encontro terá como público-alvo, além dos estudantes, a classe produtiva, assim como gestores de RH, a fim de criar um ambiente para reflexão e discussão de como aplicar novas tecnologias e modernizar as empresas, novos modelos de negócios, com informações e troca de experiências e conhecimento divididos em cinco palestras com especialistas.

Vagas de emprego
A Atento, provedora de serviços de gestão de clientes e terceirização de processos e negócios anunciou a abertura de 2.106 vagas de emprego em todo o país, sendo 1.500 para a área de atendimento ao cliente e 606 para a de trade marketing. No Nordeste, são 84 oportunidades, sendo 22 para o Maranhão.

Comércio e serviços
Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), nas capitais e interior do país, estima que até o fim do ano, aproximadamente 59,2 mil vagas serão abertas nos segmentos do comércio e serviços.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.