Saúde

Unidade Saúde Mulher chega a Paço do Lumiar com ação social

Atendimento foi iniciado ontem mesmo, com a realização de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, distribuição de kits de saúde bucal e preservativos, entre outros

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Atendimento ao público aconteceu em paralelo à solenidade de instalação
Atendimento ao público aconteceu em paralelo à solenidade de instalação (SESC)

Investindo na prevenção, a Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher continua sua rota, e na quinta-feira (11) chegou a Paço do Lumiar com uma grande ação social aberta à comunidade no Viva do Maiobão. A cerimônia de abertura do evento teve apresentações da banda Click, de Paço do Lumiar, e do Coral Vozes de Sabedoria, formado por integrantes do Grupo Social de Idosos do Sesc Deodoro que fizeram a execução do Hino Nacional.

Na ocasião, o 1º vice-presidente da Fecomércio, Marcelino Ramos, destacou a contribuição que a Unidade Móvel proporcionará à saúde no município de Paço do Lumiar e a importância de sua itinerância em localidades mais distantes do grande centro, possibilitando o acesso das mulheres a exames de prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

A diretora-regional do Sesc, interina, Rutineia Monteiro, ressaltou que o apoio das prefeituras é fundamental para o sucesso do trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac por meio de suas unidades móveis, enfatizando ainda os 1.268 exames realizados em Raposa, primeiro município que recebeu a Unidade Móvel Saúde Mulher, contribuindo para o diagnóstico precoce de uma das doenças de maior incidência entre as mulheres maranhenses.

A solenidade contou ainda com o desenlace da fita inaugural, seguida de visita mediada à unidade. O atendimento à população ocorreu paralelo ao evento na estação educativa com a realização de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, vacinação, distribuição de kits de saúde bucal e preservativos, além de orientações sobre doenças crônicas não transmissíveis, câncer de mama e colo de útero, DSTs e Aids, prevenção à violência contra mulher e à dengue, chikungunya e zika vírus, além de participar de oficina de adereços e souvenirs femininos. Após a solenidade, a Unidade Móvel deu início ao atendimento das mulheres com a realização de mamografias e exames citopatológicos.

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher ficará instalada no Viva Maiobão até o dia 11 de janeiro de 2019 e de lá segue para a Praça Nossa Senhora da Luz, sede de Paço do Lumiar, onde ficará instalada por 30 dias, de 15 de janeiro a 27 de fevereiro de 2019.

FIQUE POR DENTRO

Ofertando às mulheres exames de câncer de mama e colo de útero realizado com tecnologia avançada e resultados precisos com o aporte do Hospital do Amor (Hospital do Câncer de Barretos/SP), o trabalho desenvolvido pelo Sesc, em parceria com a Prefeitura, tem impactado as estatísticas locais e propagado a importância da prevenção para vencer essa luta.
Ofertando gratuitamente os exames de mamografia digital para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos ou maiores de 35 anos com histórico familiar de câncer de mama e o exame citopatológico, do câncer de colo do útero, para mulheres de 25 a 64 anos que já tiveram ou têm atividade sexual, é de segunda a quinta, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13 às 17h. Para o agendamento dos exames, as mulheres interessadas devem realizar cadastro prévio com agentes comunitários de saúde do município mediante apresentação das cópias dos documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e comprovante de residência. As mulheres serão convocadas por meio de notificação do agente comunitário de saúde, mensagens de texto e/ou contato telefônico, de acordo com data e horário definido.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.