Violência

Interior do estado marcado por uma série de assassinatos

Somente na Região Tocantina ocorreram três homicídios durante a noite da última quarta-feira. Uma das vítimas foi uma criança, de 2 anos. Os outros crimes foram em Imperatriz, Santa Helena, Santa Luzia e Caxias

Ismael Araújo/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
João do Brega foi baleado e está hospitalizado, correndo risco de morte
João do Brega foi baleado e está hospitalizado, correndo risco de morte (JOão do Brega bandido baleado em Imperatriz)

SÃO LUÍS - A violência predomina no interior do estado. Somente na Região Tocantina, ocorreram três assassinatos e quatro pessoas foram baleadas durante a noite da última quarta-feira. Segundo a polícia, uma criança do sexo feminino, de 2 anos, foi baleada na cabeça e morta, no Pequiá, em Açailândia. Ainda durante essa empreitada criminosa, a mãe da menor, que está gestante, como também uma outra criança, de 1 ano, e o ex-presidiário, identificado como João do Brega, foram baleados e ontem continuavam internados no hospital dessa cidade, correndo risco de morte.

O caso está sendo investigado pela equipe da Delegacia Regional de Açailândia, coordenado pelo delegado Murilo Lapenda. Um dos funcionários da delegacia, Tiago Leal, declarou que João do Brega possui passagem pela Justiça pelos crimes de homicídio e tráfico de droga. No mês de fevereiro de 2016, esse criminoso foi preso, acusado de comercializar droga no bairro Plano da Serra e encaminhando para a unidade prisional de Açailândia. No momento da abordagem, ele estava em companhia de um adolescente.

Na noite de quarta-feira (10), dois criminosos se deslocaram até Pequiá, de acordo com a polícia, com o objetivo de matar esse ex-presidiário, e efetuaram vários tiros em plena via pública. No decorrer desse tiroteio, a criança, de 2 anos, foi baleada e morreu ainda no local. Também ficaram feridos João do Brega e mais duas pessoas, que foram levados pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o hospital desse município. Até o começo da tarde de ontem, não havia registro de prisão dos acusados.

Execução
Duas pessoas foram executadas na cidade de Imperatriz, e uma delas foi identificada como Pedro Henrique de Carvalho, de 23 anos. A polícia informou que a vítima levou vários tiros quando estava nas proximidades de um açougue, na invasão do Bom Jesus e veio a óbito no local.

Ainda segundo a polícia, os irmãos da vítima teriam ido a uma residência, localizada nessa localidade, com o objetivo de agredir fisicamente um dos acusados desse crime, mas não conseguiram e realizaram um verdadeiro quebra-quebra nesse local. No começo da madrugada de ontem, um acusado desse assassinato foi preso e conduzido para a Central de Flagrante de Imperatriz.

Na Vila Nova, em Imperatriz, foi assassinado a tiros Antonio Ademar Ferreira Sales Junior, 28 anos. De acordo com as informações da polícia, ele estava em companhia de mais três amigos quando foi alvejado pelos criminosos, que fugiram em um veículo Gol preto, de placas não identificadas.

Antonio Ademar levou um tiro na cabeça e morreu no local, e um dos seus amigos, nome não revelado, acabou sendo baleado no braço. Ele foi levado para o Hospital Municipal de Imperatriz (HMI), mas não corre risco de morte. Ainda nesse dia, guarnições da Polícia Militar realizaram incursões na cidade e conseguiram prender dois acusados, identificados como Daniel Oliveira Silva e Magão, no Conjunto Vitória. Esse crime está sendo investigado pela equipe da Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoas (DHPP).

Feminicídio
O corpo de Maria Domingas, de 34 anos, foi encontrado na noite de quarta-feira, 10, em um depósito de construção, localizado no bairro Ponta da Areia, na cidade de Santa Helena, com marcas de perfurações de arma branca. A polícia informou que o principal suspeito desse crime é o ex-companheiro da vítima, Francinélio, que até ontem não havia sido localizado.

Na cidade de Santa Luzia, um bandido, identificado apenas como Gabriel, foi morto a tiros durante assalto a uma residência, no Cohab II. Segundo a polícia, Gabriel, em companhia de outro bandido, invadiram essa casa portando arma de fogo. Eles renderam os moradores e começaram a fazer um arrastão nesse local.

Em um determinado momento, o dono desse imóvel, Vagner, travou luta corporal com os criminosos, conseguiu tomar a arma de um dos bandidos, como também alvejou Gabriel, que morreu ainda no local. O outro bandido conseguiu fugir em uma motocicleta Titan prata, de placas NHQ 5787.

Saiba Mais

Achado

Policiais militares encontraram na noite da última quarta-feira uma criança, de 4 anos, trancada há quatro dias em uma residência, localizada na Vila Paraíso, em Caxias, ao lado do corpo da mãe, nome não revelado. De acordo com a polícia, a criança estava em estado de choque, visivelmente desidratada e foi encaminhada para o Conselho Tutelar dessa cidade.

A polícia também informou que o corpo da vítima estava em estado de putrefação e foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) desse município para ser periciado e identificar a causa morte. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.