COLUNA

Fatos novos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

A coligação “Maranhão quer Mais”, da ex-governadora Roseana Sarney (MDB), acrescentou uma série de fatos novos à denúncia de abuso de poder protocolada há duas semanas contra o governador Flávio Dino (PCdoB).
O material contém, basicamente, novas informações sobre o abuso de poder religioso nas eleições deste ano.
Os documentos foram anexados a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) já em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). Entre as denúncias, há uma carta de um pastor em que ele claramente faz pressão sobre fiéis para que votem nos candidatos da chapa comunista.
Há, ainda, a citação do caso da recente crise entre o Conselho Estadual da Assembleias de Deus do Maranhão e a deputada federal e senadora eleita Eliziane Gama (PPS). Os evangélicos dessa denominação - que apoiam Jair Bolsonaro (PSL) - reagiram com veemência depois de a parlamentar declarar que apoiaria Fernando Haddad (PT) no 2º turno da eleição presidencial, e fizeram questão de ressaltar em notas e manifestações nas redes sociais que Eliziane recebeu o apoio das igrejas porque se comprometeu politicamente com as igrejas.
- Com a juntada desses novos documentos, incontestável é a afirmação de que os investigados utilizaram a estrutura e o poderio da igreja Assembleia de Deus e de outras manifestações religiosas para promover a candidatura do governador Flávio Dino, do vice-governador Carlos Brandão, da candidata ao Senado, Eliziane Gama (filha do pastor Gama), e do senador eleito Weverton Rocha - diz a peça judicial.

Articulação I
O deputado Wellington do Curso (PSDB) confirmou ontem, publicamente, o que já era de conhecimento geral nos bastidores.
Segundo ele, Marcelo Tavares (PSB) manteve mesmo conversas com outros parlamentares tentando construir uma alternativa à reeleição de Othelino Neto (PCdoB) como presidente da Assembleia.
Wellington foi à tribuna comunicar que, apesar de ter atendido a um convite de Tavares para conversar sobre a sucessão, vai votar mesmo é no atual presidente.

Articulação II
Wellington justificou que Othelino nunca boicotou e nunca prejudicou qualquer trabalho do seu mandato. E disse que esse é um dos motivos pelos quais apoiará o comunista.
Com quase 30 votos já declarado, Othelino deve marchar tranquilo para a reeleição. Marcelo Tavares sequer deve ser candidato, já que pensa mesmo é numa vaga no TCE.
E Cleide Coutinho (PDT), que chegou a ser instigada por aliados a candidatar-se, também deve acabar apoiando o atual presidente.

Na oposição
O deputado Edilázio Júnior (PSD), eleito para a Câmara Federal com mais de 106 mil votos no último domingo, afirmou que se manterá na oposição ao governador Flávio Dino (PCdoB) em Brasília.
O posicionamento do parlamentar ocorreu em sessão plenária na Assembleia Legislativa.
- Sei que os votos que tive são daqueles que não concordam com o Governo que aí está. E assim manterei a minha postura e minha postura ideológica lá em Brasília. Serei oposição a esse governo - confirmou.

Mais um
O senador Roberto Rocha (PSDB) declarou, na tarde de ontem, apoio à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL) à Presidência da República.
Por meio de nota, o tucano afirmou que “sem pedir nada em troca”, associa-se “à vontade geral do povo”.
- Manifesto meu voto em Jair Bolsonaro, sem pedir nada em troca, mas apenas me associar à vontade geral do povo, para que brote o novo dos escombros do velho. E que os derrotados, tanto o PT quanto o PSDB, ouçam o clamor das ruas e refaçam seus destinos - declarou

Adesões
Entre os vereadores de São Luís, também cresce a adesão à candidatura de Jair Bolsonaro.
Presidente estadual do PSL no Maranhão, o vereador Chico Carvalho tem tomado a frente ao anunciar cada um dos novos apoios.
Até o fechamento desta edição, o parlamentar já contabilizava 12 colegas de parlamento declaradamente favoráveis à eleição do capitão reformado do Exército Brasileiro.

Baixada forte
Sempre crítica da atuação de políticos de uma forma geral - reclama-se sempre de “esquecimento” -, a Baixada Maranhense tem o que comemorar.
No último domingo, 7, elegeu dois legítimos representantes da região para a Assembleia Legislativa.
Assumirão mandatos a partir de janeiro do ano que vem os médicos Leonardo Sá, do PRTB, e Thaíza Hortegal, do PP. Ambos têm como base de atuação a cidade de Pinheiro.

DE OLHO

R$ 0,00 Foi quanto o deputado estadual Levi Pontes (PCdoB) conseguiu arrecadar, segundo o sistema de divulgação de contas do TSE, com sua “vaquinha virtual” para as eleições deste ano.

E MAIS

• Enquanto cresce a base de apoio a Jair Bolsonaro (PSL) em São Luís, não se vê movimento sequer parecido dos simpatizantes de Fernando Haddad (PT).

• Não custa lembrar que na capital maranhense o candidato petista venceu no 1º turno por pouco mais de 9 mil votos.

• Ainda rende no meio evangélico a declaração de apoio - depois desmentida - de Eliziane Gama (PPS) a Fernando Haddad (PT).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.