FESTEJO

Dia de N. Sra. Aparecida será marcado por procissão de encerramento de festejos

Paróquia de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil tem homenagens hoje, dia da Santa Padroeira do Brasil, com procissão no bairro do Cohafuma

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Igreja de Nossa Senhora Aparecida está pronta para a procissão e homenagens à Santa Padroeira do Brasil
Igreja de Nossa Senhora Aparecida está pronta para a procissão e homenagens à Santa Padroeira do Brasil (Aparecida)

Após nove dias de louvores e orações, o festejo de Nossa Senhora Aparecida chega ao seu décimo e último dia. Hoje, 12, data em que se celebra o dia da santa, finda-se a programação da paróquia que carrega seu nome, localizada na Avenida da Odontologia, no bairro Cohafuma. O encerramento será cheio de simbolismo e tradicionalismo que marcam o grande festejo, que tem como tema, este ano, “Com a Mãe Aparecida, a serviço do Reino”.

Missas solenes, novenários, fé e união dos devotos foram, mais uma vez, o brilho do festejo da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, que realiza hoje, no fim da tarde, por volta das 16h30, a tradicional procissão que pretende reunir milhares de fiéis. Antes, às 6h30, haverá a alvorada com queima de fogos; às 7h, terço da Alvorada; às 8h, será realizada a Missa Solene do 19º aniversário da Dedicação da igreja à N. Sra. Aparecida; às 9h30, haverá um café da manhã partilhado e, ao meio-dia, será celebrada a Missa Votiva de Aparecida. As celebrações do dia serão presididas pelo Padre Trindade.

“Convidamos todos os devotos, fiéis, católicos e todos os paroquianos para participarem desse dia de festa e dedicado a Nossa Senhora Aparecida. O dia será marcado por uma vasta programação. Portanto, durante o dia, pediremos a bênção e a graça de Deus por meio da intercessão de Nossa Senhora Aparecida”, convida o padre José Raimundo Trindade.

Para garantir a segurança dos fiéis durante a procissão, que percorrerá várias ruas do bairro Cohafuma, foi solicitado apoio policial à Segurança Pública, assim como de fiscais de trânsito para ordenar o tráfego de veículos no local e, portanto, também contribuir com a segurança de cada um durante a passagem.

HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA

Nossa Senhora Aparecida é a forma como Nossa Senhora é carinhosamente chamada no Brasil, país do qual é padroeira. Ela é reverenciada numa estátua de Nossa Senhora da Conceição, vestida com um manto azul todo enfeitado. Ela fica exposta na Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida, interior do estado de São Paulo. A festa em sua honra é celebrada no dia 12 de outubro, também dia das crianças. Este dia é feriado para os brasileiros desde 1980, quando a basílica foi consagrada por João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil. A basílica de Aparecida é a segunda maior do mundo, a quarta igreja mariana que recebe mais visitas no planeta, com a incrível capacidade de receber 45 mil romeiros no seu interior.

A festa da Padroeira do Brasil já foi celebrada em diversas datas: dia da imaculada Conceição (8/12), 5º domingo após a Páscoa, 1º domingo de maio (mês de Maria) e 7 de setembro (Dia da Pátria). A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em sua assembleia geral em 1953, determinou que a festa fosse celebrada definitivamente no dia 12 de outubro, pelos motivos: associação com a data de descobrimento da América, comemoração do Dia da Criança, e por ser outubro o mês do encontro da Imagem, no rio Paraíba do Sul, em 1717. Por ocasião da visita do Papa João Paulo II ao Brasil, o então Presidente da República, General João Batista Figueiredo, promulgou a Lei Nº 6.802, de 30 de junho de 1980, “declarando feriado federal o dia 12 de outubro para o culto público e oficial a Nossa Senhora Aparecida”, conforme consta no Diário Oficial da União de 1º de julho de 1980.

No ano de 1717, três pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, levados por necessidades históricas e econômicas, saíram a pescar, numa época escassa de peixe. Por ação misteriosa de Deus, chegando ao Porto Itaguaçu, a primeira coisa que caiu em suas redes foi o corpo de uma imagem quebrada, na altura do pescoço. Num segundo lance de rede, pescaram a cabeça da mesma imagem. Juntando as duas partes, viu-se que se tratava da Senhora da Conceição.

Depois do encontro da Imagem a pesca de peixes foi abundante e os pescadores intuíram a presença e ação de Deus naquele singular evento. Por assim ter aparecido, o povo chamou-a de “Aparecida”, nome consagrado pela devoção popular, chegando a ser proclamada Rainha (1904) e Padroeira do Brasil (1930). Seu Santuário foi declarado de âmbito nacional em 1984 pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

SAIBA MAIS

Roteiro da Procissão
Concentração: Frente da Igreja de Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma
Rua da Odontologia | Travesa da Física
Rua da Matemática | Rua da Engenharia
Rua da Psicanálise | Rua dos Professores
Avenida da Universidade | Avenida da História
Rua da Independência | Rua da Filosofia
Travessa da Medicina | Rua da Enfermagem
Por fim, retorno à Igreja para Missa de Encerramento, às 18h.
Primeiros milagres
– A Pesca Milagrosa –
Aparecimento de grande quantidade de peixes depois que a Imagem surgiu na rede do pescador João Alves;
– As Velas – Velas que se acenderam sem que ninguém as tocasse;
– Milagre do Escravo – Quando as correntes que o prendiam se soltaram sozinhas;
– Milagre da Cega de Nascença – Que viu ao longe a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, quando para lá se dirigia;
– Milagre do Cavaleiro Valente – Quando quis entrar a cavalo na Igreja e as patas do animal ficaram presas aos degraus; entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.