Solidariedade

Dia da Criança: estudantes ganham kits escolares

Materiais foram arrecadados na campanha Dê uma Lição de Solidariedade, da Defensoria Pública

Daniel Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28

Em alusão ao Dia da Criança, festejado hoje em todo o país, estudantes da Escola Comunitária Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Vila Embratel, foram contemplados, ontem, com materiais escolares, arrecadados durante a campanha Dê uma Lição de Solidariedade, promovida pela Defensoria Pública do Estado (DPE). Um total de 65 alunos, de 4 a 12 anos, que compõem o quadro da unidade de ensino, recebeu as doações.

“Para todos nós que fazemos parte da escolinha, esse ato é muito importante. Agradeço a Defensoria Pública, que atendeu a minha solicitação, para ajudar os alunos com os kits escolares arrecadados na campanha. Eu escrevi uma cartinha e entreguei na Defensoria, em julho. E estão ajudando. É o que necessitamos, porque a escola não tem nenhum incentivo do governo. A escola sobrevive de doações e de uma taxa que os pais ajudam, para manter”, explicou Maria de Fátima Barros Martins, que é professora e idealizadora da escola comunitária.

Durante a entrega, os estudantes tiveram direito a lanche, como sorvete, biscoito, suco, entre outros alimentos. Fernando Correia Lima, de 12 anos, estava contente com a sua nova mochila. “Gostei muito desse presente. É bom pra gente continuar estudando, pois só assim vamos conseguir ter um futuro bom. Gostei muito da bolsa”, disse.

Yasmin Soares, de 8 anos, se mostrou satisfeita com o presente. “Estou muito feliz, em poder está aqui hoje e ganhar esses materiais. Agora vou estudar mais”, garantiu.

“A Defensoria Pública geralmente arrecadava brinquedos, mas este ano fizemos diferentes. Achamos muito interessante o que a escola significa para o bairro e, com certeza, essa foi a melhor maneira de presentear essas crianças. Dividimos em três etapas. Na primeira, proporcionamos atendimentos jurídicos gratuitos para os familiares dos estudantes, a segunda etapa é hoje [ontem], com a entrega dos kits escolares (caderno, lápis, borracha, mochila, régua, entre outros produtos) e a terceira etapa, vamos trabalhar na estrutura da escola. Com isso, pretendemos construir mais uma sala de aula e doar equipamentos importantes, como ar-condicionado, frigobar e tudo para manter o bem-estar escolar”, ressaltou Nathália Tinoco, que é assistente social da Defensoria Pública do Maranhão (DPMA).

A cozinheira Ivanilce Moraes Cutrim, de 33 anos, tem o seu filho de 07 anos matriculado na escola. Ela destacou a importância da doação. “Esse projeto está sendo sensacional para todos aqui da escola. Chegou na hora certa. Essa escola tem um trabalho muito importante no bairro e ajuda muita gente. Não teve presente melhor”, acrescentou.

SAIBA MAIS

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil. Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.
A proposta para a criação desta data é de autoria do deputado federal fluminense Galdino do Valle Filho. Após a sua aprovação, surgiu o Decreto de Lei no 4867, de 5 de novembro de 1924, que oficializou o dia 12 de outubro como o Dia das Crianças. Tradicionalmente, no Brasil, no Dia das Crianças os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento para os mais jovens.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.